Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Curso Básico de Espiritismo - Capítulo 02

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 62 Ad
Advertisement

More Related Content

Slideshows for you (20)

Similar to Curso Básico de Espiritismo - Capítulo 02 (20)

Advertisement

More from ADEP Portugal (20)

Recently uploaded (20)

Advertisement

Curso Básico de Espiritismo - Capítulo 02

  1. 1. 2 DOUTRINA ESPÍRITA 2.1 INTRODUÇÃO 2.1.1 Empirismo, Dogmatismo, Cepticismo e Agnosticismo 2.2 FILOSOFIA COM BASES CIENTÍFICAS E CONSEQUÊNCIAS MORAIS 2.2.1 Ciência – Método científico 2.2.2 Filosofia – Novos campos para o conhecimento 2.2.3 Moral – Aperfeiçoamento moral
  2. 2. INTRODUÇÃO
  3. 3. EMPIRISMO, DOGMATISMO, CEPTICISMO E AGNOSTICISMO
  4. 4. EMPIRISMO Conjunto de conhecimentos colhidos na experiência; Doutrina filosófica segundo a qual todo o conhecimento humano deriva da experiência.
  5. 5. DOGMATISMO Atitude de quem afirma com intransigência, sem prova, nem crítica prévia; Admite o conhecimento absoluto;
  6. 6. DOGMATISMO Próprio das religiões. Leva à fé cega; Responsável por graves crimes contra a humanidade: Inquisição.
  7. 7. CEPTICISMO Defende que o homem não é capaz de alcançar a certeza; Descrença; Isenção de qualquer tipo de fé.
  8. 8. AGNOSTICISMO Sistema filosófico segundo o qual o espírito humano se encontra impossibilitado de alcançar, sobre certos fenómenos, um conhecimento absoluto; O agnóstico, sem provas, não acredita nem descrê; Recolhe dados que lhe permitam retirar conclusões racionais.
  9. 9. FILOSOFIA COM BASES CIENTÍFICAS E CONSEQUÊNCIAS MORAIS
  10. 10. Uma doutrina de tríplice aspecto
  11. 11. Uma doutrina de tríplice aspecto
  12. 12. Uma doutrina de tríplice aspecto
  13. 13. Uma doutrina de tríplice aspecto
  14. 14. Uma doutrina de tríplice aspecto
  15. 15. PORQUE A compreensão do Universo e da vida só se consegue através destas 3 vertentes.
  16. 16. Três vertentes indissociáveis PORQUE... Caso contrário não há Espiritismo. NOTA: Aqui reside a sua grandeza e diferença das demais doutrinas.
  17. 17. “O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.” Allan Kardec: “O Que é o Espiritismo”
  18. 18. CIÊNCIA – MÉTODO CIENTÍFICO A observação dos fenómenos mediúnicos (mesas girantes) dá origem à Doutrina Espírita.
  19. 19. CIÊNCIA – MÉTODO CIENTÍFICO Os fenómenos mediúnicos sempre existiram mas tinham um carácter maravilhoso, sobrenatural.
  20. 20. O Espiritismo surge e explica racionalmente esses fenómenos.
  21. 21. Como qualquer ciência tem... OBJECTO: Estuda a natureza, origem e destino dos espíritos, bem como as suas relações com o mundo corporal.
  22. 22. Como qualquer ciência tem... MÉTODOS: Experimental (Indutivo); Dedutivo.
  23. 23. Rompe com... Magia; Milagre; Maravilhoso; Superstição; Sobrenatural; ...
  24. 24. Demonstrou a existência de: Princípio espiritual; Propriedade dos fluidos; Acção deles sobre a matéria; Perispírito; ...
  25. 25. Ciência Tem como referencial “O Livro dos Médiuns”.
  26. 26. FILOSOFIA NOVOS CAMPOS PARA O CONHECIMENTO Séc. VI a.C. - Grécia, com Sócrates, nasce a filosofia, com base no uso da razão; Séc. 0 - Galileia, com Jesus, novas bases para a Filosofia;
  27. 27. FILOSOFIA NOVOS CAMPOS PARA O CONHECIMENTO Séc. III - Instituição da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana; Idade Média - A fé prevalece sobre a razão;
  28. 28. FILOSOFIA NOVOS CAMPOS PARA O CONHECIMENTO Séc. XV – Renascimento; Séc. XVI (1520) - Reforma, luta contra os símbolos, valorizando a razão; Séc. XVII - Descartes, predomínio da razão; Séc. XVIII - Revolução francesa, culto da razão;
  29. 29. NOVOS CAMPOS PARA O CONHECIMENTO Barusch Espinoza; FILOSOFIA Augusto Compte (Positivismo); J. P. Sartre; Hegel; Kant; Séc. XIX – ESPIRITISMO.
  30. 30. Bases filosóficas OS SEIS PILARES: Deus; Imortalidade da alma; Comunicabilidade dos espíritos; Lei de causa e efeito; Reencarnação; Pluralidade dos mundos habitados.
  31. 31. FILOSOFIA ESPÍRITA Está contida em “O Livro dos Espíritos”
  32. 32. MORAL APERFEIÇOAMENTO INTERIOR
  33. 33. Religião A origem das religiões perde-se na noite dos tempos; O homem primitivo, não conhecendo a origem dos fenómenos da natureza, atribuía-os a seres superiores, que, por medo, adorava.
  34. 34. Evolução das religiões Religião animal ou primitiva (magia); Religião social (religião); Religião espiritual (espiritualidade).
  35. 35. Espiritualidade Religião em espírito e verdade; Aperfeiçoamento moral; Moralidade. PORQUE é professada interior e individualmente.
  36. 36. Moralidade Ética: Ciência do bem; Do comportamento; Do procedimento.
  37. 37. Ética  religião RELIGIÃO Culto prestado às divindades e os deveres do crente para com elas.
  38. 38. Ética  religião ELEMENTOS ESSENCIAIS: Divindade (s); Dogmas sagrados; Misticismo, sobrenatural, milagre; Culto (rituais, paramentos, altares, hierarquias, negócios, templos).
  39. 39. Assim sendo: O Espiritismo não é religião, PORQUE: Derroga os seus elementos essenciais; Aceita Deus, a imortalidade da alma... ...mas, com base na ciência = fé raciocinada.
  40. 40. Assim: RELIGIÕES TRADICIONAIS ESPIRITISMO Doutrina de consequências morais e éticas Religião assente em dogmas, rituais, hierarquias, etc.
  41. 41. Mas... Alguns espíritas afirmam que o Espiritismo é religião PORQUÊ? Movimento espírita brasileiro; Hábitos pretéritos; A fonte moral é Jesus; Desconhecimento doutrinário.
  42. 42. Nota: Não esquecer que a Ciência investiga sem limitações e a Religião (no seu conceito actual) assenta em dogmas. Assim, uma ciência não é religião e vice-versa.
  43. 43. Moral Espírita Está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
  44. 44. TESTE
  45. 45. 1 – MARQUE A ALTERNATIVA CORRECTA COM UM “X”. 1.1 – O Espiritismo é uma doutrina de tríplice aspecto, logo: ( ) a. Os três aspectos são fundamentais e indissociáveis; ( ) b. Os três aspectos são importantes, mas independentes uns dos outros; ( ) c. É mais importante como ética ou moral; ( ) d. É mais importante como ciência.
  46. 46. 1 – MARQUE A ALTERNATIVA CORRECTA COM UM “X”. 1.1 – O Espiritismo é uma doutrina de tríplice aspecto, logo: (X) a. Os três aspectos são fundamentais e indissociáveis; ( ) b. Os três aspectos são importantes, mas independentes uns dos outros; ( ) c. É mais importante como ética ou moral; ( ) d. É mais importante como ciência.
  47. 47. 1 – MARQUE A ALTERNATIVA CORRECTA COM UM “X”. 1.2 – O Espiritismo tem como métodos científicos: ( ) a. O experimental e o lógico; ( ) b. O ideológico e o dedutivo; ( ) c. O tradicional e o moderno; ( ) d. O experimental (indutivo) e o dedutivo.
  48. 48. 1 – MARQUE A ALTERNATIVA CORRECTA COM UM “X”. 1.2 – O Espiritismo tem como métodos científicos: ( ) a. O experimental e o lógico; ( ) b. O ideológico e o dedutivo; ( ) c. O tradicional e o moderno; (X) d. O experimental (indutivo) e o dedutivo.
  49. 49. 1 – MARQUE A ALTERNATIVA CORRECTA COM UM “X”. 1.3 – Considerados como precursores da ideia cristã e do Espiritismo, destacam-se: ( ) a. Sócrates e Platão; ( ) b. Sócrates, Platão e Charles B. Rosma; ( ) c. Sócrates, Platão e Alexandre Magno; ( ) d. Sócrates, Platão e Aristóteles.
  50. 50. 1 – MARQUE A ALTERNATIVA CORRECTA COM UM “X”. 1.3 – Considerados como precursores da ideia cristã e do Espiritismo, destacam-se: (X) a. Sócrates e Platão; ( ) b. Sócrates, Platão e Charles B. Rosma; ( ) c. Sócrates, Platão e Alexandre Magno; ( ) d. Sócrates, Platão e Aristóteles.
  51. 51. 1 – MARQUE A ALTERNATIVA CORRECTA COM UM “X”. 1.4 – Enquanto moral, o Espiritismo pretende: ( ) a. O culto exterior; ( ) b. O culto interior; ( ) c. O aperfeiçoamento interior; ( ) d. O aperfeiçoamento exterior.
  52. 52. 1 – MARQUE A ALTERNATIVA CORRECTA COM UM “X”. 1.4 – Enquanto moral, o Espiritismo pretende: ( ) a. O culto exterior; ( ) b. O culto interior; (X ) c. O aperfeiçoamento interior; ( ) d. O aperfeiçoamento exterior.
  53. 53. 2 – ASSINALE COM “V”, SE VERDADEIRO, OU “F”, SE FALSO. a. O Espiritismo foi a primeira doutrina que demonstrou a existência do princípio espiritual. b. Para que um ensinamento seja verdadeiro deve ser dado por um espírito, através de um só médium. c. Para que se reverencie o Criador deve ser dada alguma forma de culto externo. d. Através da Doutrina Espírita ficamos a saber o que somos, de onde vimos e para onde vamos após a morte do corpo físico. V F F V
  54. 54. 3 – NUMERE A 1.ª COLUNA, DE ACORDO COM A 2.ª. ( ) A fé verdadeira e inabalável (1) é a moral do Evangelho. ( ) A reencarnação (2) está contida em “O Livro dos Médiuns”. ( ) A parte moral do Espiritismo (3) é um dos pilares do Espiritismo. ( ) A parte científica do Espiritismo (4) está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. ( ) A parte filosófica do Espiritismo (5) a moral personifica o amor. ( ) A ciência e a filosofia irmanam-se na sabedoria; (6) enfrenta a razão face a face. ( ) A moral espírita (7) está contida em “O Livro dos Espíritos”. ( ) O Espiritismo é (8) uma filosofia espiritualista.
  55. 55. 3 – NUMERE A 1.ª COLUNA, DE ACORDO COM A 2.ª. (6) A fé verdadeira e inabalável (1) é a moral do Evangelho. ( ) A reencarnação (2) está contida em “O Livro dos Médiuns”. ( ) A parte moral do Espiritismo (3) é um dos pilares do Espiritismo. ( ) A parte científica do Espiritismo (4) está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. ( ) A parte filosófica do Espiritismo (5) a moral personifica o amor. ( ) A ciência e a filosofia irmanam-se na sabedoria; (6) enfrenta a razão face a face. ( ) A moral espírita (7) está contida em “O Livro dos Espíritos”. ( ) O Espiritismo é (8) uma filosofia espiritualista.
  56. 56. 3 – NUMERE A 1.ª COLUNA, DE ACORDO COM A 2.ª. (6) A fé verdadeira e inabalável (1) é a moral do Evangelho. (3) A reencarnação (2) está contida em “O Livro dos Médiuns”. ( ) A parte moral do Espiritismo (3) é um dos pilares do Espiritismo. ( ) A parte científica do Espiritismo (4) está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. ( ) A parte filosófica do Espiritismo (5) a moral personifica o amor. ( ) A ciência e a filosofia irmanam-se na sabedoria; (6) enfrenta a razão face a face. ( ) A moral espírita (7) está contida em “O Livro dos Espíritos”. ( ) O Espiritismo é (8) uma filosofia espiritualista.
  57. 57. 3 – NUMERE A 1.ª COLUNA, DE ACORDO COM A 2.ª. (6) A fé verdadeira e inabalável (1) é a moral do Evangelho. (3) A reencarnação (2) está contida em “O Livro dos Médiuns”. (4) A parte moral do Espiritismo (3) é um dos pilares do Espiritismo. ( ) A parte científica do Espiritismo (4) está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. ( ) A parte filosófica do Espiritismo (5) a moral personifica o amor. ( ) A ciência e a filosofia irmanam-se na sabedoria; (6) enfrenta a razão face a face. ( ) A moral espírita (7) está contida em “O Livro dos Espíritos”. ( ) O Espiritismo é (8) uma filosofia espiritualista.
  58. 58. 3 – NUMERE A 1.ª COLUNA, DE ACORDO COM A 2.ª. (6) A fé verdadeira e inabalável (1) é a moral do Evangelho. (3) A reencarnação (2) está contida em “O Livro dos Médiuns”. (4) A parte moral do Espiritismo (3) é um dos pilares do Espiritismo. (2) A parte científica do Espiritismo (4) está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. ( ) A parte filosófica do Espiritismo (5) a moral personifica o amor. ( ) A ciência e a filosofia irmanam-se na sabedoria; (6) enfrenta a razão face a face. ( ) A moral espírita (7) está contida em “O Livro dos Espíritos”. ( ) O Espiritismo é (8) uma filosofia espiritualista.
  59. 59. 3 – NUMERE A 1.ª COLUNA, DE ACORDO COM A 2.ª. (6) A fé verdadeira e inabalável (1) é a moral do Evangelho. (3) A reencarnação (2) está contida em “O Livro dos Médiuns”. (4) A parte moral do Espiritismo (3) é um dos pilares do Espiritismo. (2) A parte científica do Espiritismo (4) está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. (7) A parte filosófica do Espiritismo (5) a moral personifica o amor. ( ) A ciência e a filosofia irmanam-se na sabedoria; (6) enfrenta a razão face a face. ( ) A moral espírita (7) está contida em “O Livro dos Espíritos”. ( ) O Espiritismo é (8) uma filosofia espiritualista.
  60. 60. 3 – NUMERE A 1.ª COLUNA, DE ACORDO COM A 2.ª. (6) A fé verdadeira e inabalável (1) é a moral do Evangelho. (3) A reencarnação (2) está contida em “O Livro dos Médiuns”. (4) A parte moral do Espiritismo (3) é um dos pilares do Espiritismo. (2) A parte científica do Espiritismo (4) está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. (7) A parte filosófica do Espiritismo (5) a moral personifica o amor. (5) A ciência e a filosofia irmanam-se na sabedoria; (6) enfrenta a razão face a face. ( ) A moral espírita (7) está contida em “O Livro dos Espíritos”. ( ) O Espiritismo é (8) uma filosofia espiritualista.
  61. 61. 3 – NUMERE A 1.ª COLUNA, DE ACORDO COM A 2.ª. (6) A fé verdadeira e inabalável (1) é a moral do Evangelho. (3) A reencarnação (2) está contida em “O Livro dos Médiuns”. (4) A parte moral do Espiritismo (3) é um dos pilares do Espiritismo. (2) A parte científica do Espiritismo (4) está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. (7) A parte filosófica do Espiritismo (5) a moral personifica o amor. (5) A ciência e a filosofia irmanam-se na sabedoria; (6) enfrenta a razão face a face. (1) A moral espírita (7) está contida em “O Livro dos Espíritos”. ( ) O Espiritismo é (8) uma filosofia espiritualista.
  62. 62. 3 – NUMERE A 1.ª COLUNA, DE ACORDO COM A 2.ª. (6) A fé verdadeira e inabalável (1) é a moral do Evangelho. (3) A reencarnação (2) está contida em “O Livro dos Médiuns”. (4) A parte moral do Espiritismo (3) é um dos pilares do Espiritismo. (2) A parte científica do Espiritismo (4) está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. (7) A parte filosófica do Espiritismo (5) a moral personifica o amor. (5) A ciência e a filosofia irmanam-se na sabedoria; (6) enfrenta a razão face a face. (1) A moral espírita (7) está contida em “O Livro dos Espíritos”. (8) O Espiritismo é (8) uma filosofia espiritualista.

×