Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Dominios morfoclimaticos exercicios

35,116 views

Published on

Published in: Education

Dominios morfoclimaticos exercicios

  1. 1. prof.ademiraquino@gmail.com DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS1 - (IFSP) Para Aziz Ab’Saber, os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir dascaracterísticas climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com essesaspectos é possível delimitar seis regiões de domínio morfoclimático. Devido à grande extensãoterritorial do Brasil, nos defrontamos com domínios muito diferenciados uns dos outros. Estaclassificação feita, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber (1970), dividiu o Brasil em seis domínios:1. região norte do Brasil, com terras baixas e grande processo de sedimentação; clima efloresta equatorial;2. região central do Brasil, como diz o nome, vegetação tipo cerrado e inúmeros chapadões;3. região leste (litoral brasileiro), onde se encontra a floresta Atlântica que possui climadiversificado;4. região nordestina do Brasil (polígono das secas), de formações cristalinas, área depressivaintermontanhas e de clima semi-árido;5. região sul brasileira, área do habitat do pinheiro brasileiro (araucária), região de planalto ede clima subtropical;6. região do sudeste gaúcho, local de coxilhas subtropicais.Relacione a segunda coluna com a primeira.( ) Domínio das Araucárias( ) Domínio dos Mares de Morros( ) Domínio das Caatingas( ) Domínio dos Cerrados( ) Domínio Amazônico( ) Domínio das PradariasAssinale a alternativa que apresenta a sequência correta numérica, de cima para baixo.a) 123456b) 654321c) 342165d) 534216e) 4321652 - (UFU MG) Um dos temas mais controversos no domínio morfoclimático do cerrado é o fogo,seja ele originado de forma natural ou fruto da ação antrópica. Varias pesquisas sobre essatemática foram desenvolvidas no cerrado, e parte delas apresentou resultados positivos da açãodo fogo sobre a fauna e a flora do cerrado.Sobre os aspectos positivos da ação do fogo no cerrado, assinale a alternativa INCORRETA.a) Aceleração da remineralização da biomassa e transferência dos nutrientes minerais nelaexistentes para a superfície do solo, sob a forma de cinzas.b) Diminuição do brotamento e floração e alteração do sincronismo do processo de floraçãoapós a queimada, possibilitando a polinização cruzada.c) Quebra da dormência das sementes e, com brusca e rápida elevação da temperatura emuma queimada, aparecimento de fissuras na casca da semente, tornando-a permeável efavorecendo sua germinação.d) Eliminação de animais velhos e doentes, bem como o fornecimento de alimentos paraaves, como os carcarás e as seriemas, que acompanham a queimada, alimentando-se de insetos erépteis atingidos pelo fogo.
  2. 2. prof.ademiraquino@gmail.com3 - (FGV) “O Cerrado é um dos biomas brasileiros mais ameaçados em termos de perda decobertura vegetal remanescente. Nele, o desmatamento, as queimadas e os incêndios florestaisocasionam a alteração da paisagem, a fragmentação dos habitats, a extinção de espécies, ainvasão de espécies exóticas, a erosão dos solos, a poluição dos aquíferos, o assoreamento dosrios e o desequilíbrio no ciclo de carbono, dentre outros prejuízos. O avanço das tecnologiasdesenvolvidas para o seu aproveitamento agropecuário permitiu que, em pouco tempo, fosseexplorado de forma rápida e intensiva. E a modernização da agricultura, em curso há quatrodécadas na região, levou à perda de aproximadamente metade da área original nativa. É um ritmomais veloz do que o desmatamento ocorrido na Mata Atlântica, e o que vem ocorrendo naAmazônia.” Fonte: Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadasno Cerrado (PPCERRADO), Ministério do Meio Ambiente, Brasília, setembro de 2009, p. 16.Sobre esse bioma, considere as afirmativas abaixo:I. Trata-se de uma savana tropical caracterizada pela alta biodiversidade e pelo grau deendemismo superior a 30%, mas figura entre os mais ameaçados do mundo.II. Apresenta solos naturalmente ricos em nutrientes, fato que explica o sucesso doagronegócio no Centro-Oeste.III. Sua área de contato com a Amazônia (ecótono) está protegida em Unidades deConservação (UCs) federais e estaduais.IV. Nele, estão localizadas nascentes de importantes bacias hidrográficas, tais como a do SãoFrancisco e a do Paraná.V. As taxas de desmatamento vêm aumentando nos cerrados nordestinos, devido ao avançoda fronteira agrícola.Estão corretas as afirmativas:a) I, II e IV, apenas.b) I, IV e V, apenas.c) II, III e V, apenas.d) I e IV, apenas.e) I, II, III, IV e V.4 - (MACK SP) Savana BrasileiraDe acordo com os seusconhecimentos e asdefinições do Profº AzizAb’Saber, assinale aalternativa correta relativaao domínio morfoclimáticoilustrado.a) Planaltos arenito-basálticos; clima semiáridoe ocorrência de uma vegetação rasteira com predomínio de arbustos de baixo porte. Índicespluviométricos ínfimos durante todo o ano, apresentando duas estações bem definidas.Vegetação com dois extratos, arbustivo e arbóreo, definindo solo pobre, no horizonte A.b) Relevo característico de planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste, ou de escarpas queseparam os planaltos das planícies litorâneas. Clima tropical úmido. Topografia de morrosarredondados, modelados pelo intemperismo e pela erosão em estruturas cristalinas, devido àsconstantes chuvas locais.
  3. 3. prof.ademiraquino@gmail.comc) Relevo tipicamente de planalto, com leves ondulações conhecidas de maneira popularcomo “coxilhas”, recobertas por uma vegetação herbácea conhecida como campos (árvores comfolhas grossas e espinhosas).d) Conhecido também como Domínio Tropical de chapadões florestados. O relevo é o grandeelemento da paisagem. Sua vegetação original, floresta tropical, praticamente desapareceu. Compredomínio de epífitas e bromélias em toda a sua extensão, apresenta níveis pluviométricos bemdistribuídos durante todo o ano.e) Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro-Oeste, também ocupa partedas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos poucoférteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízesprofundas. Possui uma estação seca e outra úmida.5 - (UDESC SC) Segundo a classificação do professor Aziz N. Ab’Saber, existem no Brasil seisprincipais paisagens Naturais e, entre elas, inúmeras faixas de transição.Analise as proposições sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros.I. O Domínio Amazônico contém em sua maior extensão terras baixas. A Floresta Amazônicaou latifoliada equatorial é o elemento que mais marca a paisagem.II. O Domínio da Caatinga é marcado por solos pouco profundos devido às poucas chuvas e aopredomínio do intemperismo físico.III. O Domínio das Pradarias é um prolongamento, pelo território brasileiro, dos campos oudas pradarias do Uruguai e da Argentina.IV. O Domínio do Cerrado possui vegetação semelhante às savanas africanas. Os solos doCerrado são pobres e ácidos.V. O Domínio das Araucárias possui solos diversificados. Existem manchas com terra roxa degrande fertilidade natural e solos mais ácidos e pobres em minerais básicos. A planta que marcavisualmente a paisagem deste domínio é a Araucária.Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.c) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.e) Todas as afirmativas são verdadeiras.6 - (FGV) Relacione as imagens 1, 2 e 3 com os domínios morfoclimáticos.Fonte: MORAES, P.R. Geografia Geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Harbra, 2005 (p.198, 199, 200 e 212)
  4. 4. prof.ademiraquino@gmail.coma) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio TropicalAtlânticob) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio Roraima-Guianense e 3-Domínio Equatorial Amazônicoc) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio das Coxilhas e 3-Domínio Tropical Atlânticod) 1-Domínio Roraima-Guianense, 2-Domínio Equatorial Amazônico e 3-Domínio dos Planaltosde Araucáriase) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio dos Cerrados7- (UNIOESTE PR) Sobre os Domínios Mofo-climáticos de Ab’Sáber, assinale a alternativaINCORRETA.a) O Domínio das Terras Baixas Florestadas Amazônicas, o Domínio dos Mares de Morros e oDomínio dos Planaltos Subtropicais tem em comum o fato de serem (ou terem sido) florestados .b) A delimitação geográfica dos domínios morfoclimáticos foi definida visando expressar ainteração entre os elementos da natureza no tempo e no espaço.c) Os domínios paisagísticos identificados são seis: quatro abrangem áreas que originalmenteforam florestadas e duas que correspondem a áreas com predomínio de espécies vegetaisherbáceas e arbustivas.d) Os solos predominantes no Domínio dos Cerrados são ácidos e de baixa fertilidade natural .e) A rede hidrográfica do Domínio da Caatinga caracteriza-se pelo predomínio de riosintermitentes com leitos muito rasos.8 - (UPE) As áreas 1 e 2 , grosseiramente delimitadas nomapa a seguir, apresentam as seguintes características:00. A área 1 corresponde ao domínio morfoclimáticodos cerrados e cerradões.01. A área 2, em face do domínio dos climas subáridos,apresenta uma predominância de uma vegetação decaráter xerófilo.02. A área 1 exibe uma cobertura vegetal rasteira, degramíneas e ciperáceas, pequenos arbustos e árvorestortuosas de folhas geralmente largas.03. A área 2 é o Complexo do Pantanal, uma misturade várias formações florestais, predominando, contudo,campos alagados.04. A área 1 possui, predominantemente, florestas perenifólias, latifoliadas e homóclitas querefletem fielmente as condições edafo-climáticas.9 - (UECE) Dentre as Grandes Regiões brasileiras e com base nas suas característicasgeoambientais e ecológicas, pode-se afirmar corretamente quea) O Nordeste é a que apresenta a maior variedade de características naturais e ecológicas.b) O domínio das araucárias que recobre os chapadões tropicais interiores de Brasil Central,apresenta-se em estado de preservação no seu recobrimento vegetal primário.c) As terras baixas florestadas equatoriais têm solos rasos e rede hidrográfica com muitobaixa freqüência e densidade de rios.d) O domínio dos mares de morros localiza-se em áreas de bacias sedimentares com solosrevestidos pelos cerrados.
  5. 5. prof.ademiraquino@gmail.com10 - (MACK SP) Considerando o mapa abaixo, referente aos Domínios Morfoclimáticos do Brasil,segundo a classificação do geógrafo AzizAb’Sáber e a fitogeografia do Brasil, é corretoafirmar que:Adp.:AB’SÁBER,Aziz.Os domínios da natureza noBrasil.a) 4, 5 e 6 correspondem, respectivamente,aos domínios das Coxilhas, do Pantanal e doEquatorial Amazônico.b) 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente,aos domínios Tropical Atlântico, Planaltos deAraucárias e Coxilhas.c) 1, 3 e 4 correspondem, respectivamente,aos domínios de Caatingas, das Coxilhas e doPlanalto de Araucárias.d) as áreas de transição estão em branco e onúmero 5 corresponde às áreas de domínio de Mares de Morros.e) 1 e 3 correspondem, respectivamente, aos domínios do Semiárido e dos Campos Mistos.11 - (UFG GO) Os domínios morfoclimáticos brasileiros se diferenciam pela fisionomia de suavegetação, pelo clima e pelas características do solo. Considerando o domínio do Cerrado,explique a relação entre temperatura e precipitação durante o verão.12 - (UFLA MG) Apresentam-se a seguir três proposições (I, II, III) sobre características de domíniosmorfológicos brasileiros:I. Planaltos, depressões e chapadas sedimentares; clima tropical com duas estações bemdiferenciadas (verão chuvoso e inverno seco); predomínio de vegetação arbustiva e herbácea esolos ácidos. Sua economia baseia-se na agricultura e pecuária extensivas.II. Planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste; Clima Tropical. Topografia arredondada pelaação do intemperismo e da erosão forma as chamadas “meias laranjas”. Escarpas planálticas(rampas ou aclives) separam os planaltos e serras da planície costeira. Porção oriental maispovoada e industrializada do país sofreu grande devastação.III. Predomínio de baixas altitudes (planícies, depressões e baixos planaltos); clima equatorialquente e úmido o ano todo; vasta e rica rede hidrográfica e uma exuberante floresta.As proposições referem-se, respectivamente, aos seguintes domínios:a) Pradarias / Araucária / Caatinga.b) Cerrado / Mares de Morros / Amazônicoc) Amazônico / Araucária / Pradarias.d) Caatinga / Cerrado / Mares de Morros.13 - (UEM PR) Sobre o domínio morfoclimático amazônico, assinale o que for correto.01. As matas de igapó e as matas de várzea recobrem as planícies inundáveis, sendo que asmatas de várzea aparecem nos setores que ficam permanentemente alagados.02. A biodiversidade do domínio Amazônico é resultado da distribuição das chuvas orográficase das alternâncias de climas durante o período Quaternário.04. As variações que aparecem no conjunto da Floresta Amazônica se devem, em grandeparte, à influência do relevo e dos solos.
  6. 6. prof.ademiraquino@gmail.com08. Nas matas de terra firme, que recobrem a maior parte da área, aparecem a castanheira, ocedro e o mogno, cobiçados pela atividade madeireira.16. Na maior parte do domínio amazônico, os solos são de baixa fertilidade natural e ácidos.14 - (UNIFOR CE) A questão está relacionada ao mapa e às paisagens vegetais a seguir. Aspaisagens I e II são encontradas, respectivamente, nas áreas do mapa indicadas com os númerosa) 1 e 2.b) 1 e 4.c) 2 e 3.d) 2 e 4.e) 3 e 1.15 - (UFS SE) Observe a imagem para responderà questão.O Brasil apresenta uma diversidade de paisagensque expressam domínios morfoclimáticos, comoum dos exemplos mostrado na foto a seguir.(plaza.snu.ac.kr/~mankilee/picture, acessado em25/10/2008)Sobre este domínio analise as seguintesafirmações:00. - Apresenta predomínio de vegetação herbácea, pontuada por matas ciliares e capões demato (porções de mato isolados que surgem nos campos).01. Este domínio morfoclimático estende-se para além das fronteiras nacionais, alcançandosuas maiores extensões na Argentina e no Uruguai.02. A vegetação herbácea ocupa as áreas de maiores altitudes, no topo das chapadas e serrascom altitudes superiores a 1.000m, enquanto as matas ciliares aparecem nas planícies fluviais.03. A pecuária extensiva de corte foi a atividade que impulsionou a ocupação deste domíniomorfoclimático, ainda no século XVI, e que permanece até os dias atuais.04. A expansão da cultura da cana-de-açúcar, aproveitando as condições ideais de relevo,clima e solos, é uma das maiores ameaças a este domínio relativamente preservado.16 - (UFT) O Cerrado tem uma fisionomia vegetal caracterizada, por árvores relativamente baixas,esparsas, de troncos tortuosos, galhos retorcidos, cascas espessas e folhagem coriácea e pilosa,distribuídas de forma irregular sobre uma gramínea de aspecto rasteiro. As raízes são profundas, oque lhes permitem atingir o lençol freático para satisfazerem suas necessidades nos períodos maissecos do ano. Deste modo percebe-se que a característica do
  7. 7. prof.ademiraquino@gmail.comCerrado não pode ser relacionada apenas em relação à falta de água, mas também à questão dosolo, das queimadas, ventos fortes e constantes, entre outros aspectos que também permitem adistinção entre diferentes tipos de Cerrado.Texto baseado em: ROSS, Jurandir L. Sanches (organizador). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp,1995. p.177-182Tipos de CerradoFonte: L. Coutinho apud Ross (1995)Com base no texto e na observação da figura marque a alternativa incorretaa) Campo limpo e Campo sujo, ambos são caracterizados por vegetação rasteira, com grandequantidade de gramíneas, geralmente localizados em solos arenosos, rasos e duros, sendo que adiferença básica entre os mesmos é a presença ou não de pequenos arbustosb) Campo Cerrado ou Cerrado senso estrito são muito semelhantes, é o Cerradopropriamente dito, com a presença de exemplares arbustivo-arbóreo, com caules e galhos grossosretorcidos distribuídos de maneira esparsa, intercalados por uma cobertura de ervas, gramíneas eespécies semi-arbustivas.c) Campo Cerrado e Cerradão, diferenciam-se principalmente pela grande presença deespécies arbustivas de áreas úmidas no Cerradão, além da presença dos exemplares arbustivo-arbóreos com caules e galhos grossos retorcidos, distribuídos de maneira esparsa ao longo dasdrenagens.d) Campo limpo e Cerradão, diferenciam-se principalmente pelo porte da vegetação, sendoque no Cerradão a vegetação é exuberante com a presença de árvores altas e matas fechadas, eno Campo limpo a vegetação é rasteira e com predomínio de gramíneas.17 - (UFRN) O Brasil possui diferentes ecossistemas, alguns dos quais estão ameaçados deextinção, em decorrência dos desequilíbrios gerados pela ação humana.Em relação aos ecossistemas abaixo relacionados, suas características e os problemas nelesexistentes, é correto afirmar:a) O Pantanal Mato-grossense possui uma vegetação variada, que recobre uma planícieentrecortada por uma rica malha hidrográfica, e um dos seus graves problemas é o assoreamentodos rios, decorrente da derrubada das matas galerias.b) A Mata Atlântica é uma formação florestal homogênea, que se estende por todo o litoralbrasileiro e tem sido devastada para ceder lugar ao cultivo da cana-deaçúcar e do café,ameaçando de extinção a flora nativa.c) O Manguezal é encontrado na faixa litorânea, apresenta espécies herbáceas e arbustivasresistentes às inundações e baixo potencial de decomposição de matéria orgânica, e um dosfatores responsáveis por sua degradação é a contaminação por resíduos sólidos.d) A Floresta Amazônica é constituída de uma formação arbórea típica de áreas de planície,que recobre solos profundos e argilosos, pobres em nutrientes, e um dos motivos de suadevastação é o desmatamento para a extração de recursos vegetais e para a formação depastagens.
  8. 8. prof.ademiraquino@gmail.com18 - (UNISA) Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir da sua localizaçãogeográfica e da inter-relação das suas características climáticas, botânicas, pedológicas,hidrológicas, fitogeográficas. Segundo o geógrafo Aziz Ab’Saber, existem 6 predominantesdomínios morfoclimáticos no Brasil, a saber:I. na região norte, com terras baixas e grande processo de sedimentação; clima e florestaequatorial;II. na região central, com vegetação do tipo savana brasileira e inúmeros chapadões;III. na região leste (litoral brasileiro), onde se encontra a floresta Atlântica que possui climadiversificado;IV. na região nordestina (polígono das secas), de formações cristalinas, depressõesintermontanas e de clima semi-árido;V. no sul, região de planalto e de clima subtropical onde se encontra o pinheiro brasileiro;VI. na região do sudoeste gaúcho, local de coxilhas subtropicais.São, respectivamente, os domíniosa) Amazônico, dos Cerrados, dos Mares de Morros, das Caatingas, das Araucárias e dasPradarias.b) Amazônico, dos Mares de Morros, dos Cerrados, das Caatingas, das Araucárias e dasPradarias.c) Amazônico, dos Mares de Morros, dos Cerrados, das Araucárias, das Caatingas e dasPradarias.d) das Caatingas, Amazônico, dos Mares de Morros, dos Cerrados, das Araucárias e dasPradarias.e) Amazônico, dos Cerrados, dos Mares de Morros, das Caatingas, das Pradarias e dasAraucárias.19 - (FEPECS DF) No Brasil existem diversos domínios morfoclimáticos bem definidos em suascaracterísticas. Atualmente todos os nossos domínios possuem problemas ambientais provocadospela ação antrópica. A correspondência correta entre os problemas ambientais e os domíniosmorfoclimáticos é:a) Araucária – destruição do pinheiro, típico da floresta tropical úmida, do Paraná, que quasedesapareceu pela exploração de madeira para o mercado externo;b) Cerrados – a extração do petróleo e as atividades industriais têm provocado chuvas ácidas,acelerando o empobrecimento dos solos;c) Mares de Morro – destruição das florestas de galeria para o uso da pecuária intensiva e daextração de madeira para exportação;d) Caatinga – compactação e impermeabilização do solo decorrente da agriculturamecanizada e contaminação da água por atividade industrial;e) Amazônia – contaminação do solo por atividade de garimpo e mineração; exploraçãoindiscriminada de madeira, além do processo erosivo pela derrubada da floresta.20 - (UNCISAL AL) As veredas, já promovidas a personagens da literatura brasileira se destacampelas concentrações de buritis e outras árvores, espalhadas em campos limpos. Surgem sempreem lugares úmidos.(Nilson Modelem, Por dentro dos Cerrados. 2000)O trecho da obra revela a vegetação característica do seguinte estado brasileiro:a) Santa Catarina.b) Paraíba.c) Minas Gerais.
  9. 9. prof.ademiraquino@gmail.comd) Pernambuco.e) Rio Grande do Sul.21 - (UNIOESTE PR) Sobre o domínio vegetal da caatinga, assinale a alternativa INCORRETA.a) Predomina na região semi-árida nordestina e caracteriza-se pela formação de matasabertas, com árvores baixas e espinhosas.b) Por causa da adversidade das condições climáticas, apresenta-se como uma das regiõesmenos habitadas do país, o que lhe confere a vantagem de sofrer menor alteração das condiçõesnaturais, quando comparada com outros domínios vegetais brasileiros.c) É formada por plantas xerófilas, ou seja, adaptadas a lugares secos, entre as quaispredominam as cactáceas (como o mandacaru, o xiquexique etc).d) A cobertura vegetal apresenta grande heterogeneidade, conforme as condições de maiorou menor umidade no interior da sua área de abrangência.e) Apresenta uma rede hidrográfica caracterizada pela predominância de rios intermitentes esazonais.22 - (UNEB BA) A visão que se tem da floresta Amazônicapode variar conforme a escala de observação. Em umaimagem por satélite, em escala muito pequena, observamosapenas uma grande mancha de vegetação e os maiores riosda região. Ao aumentarmos a escala, passamos a perceberque essa mancha não é homogênea. (FURLAN; NUCCI, 1999,p. 24).Considerando as informações do texto, o mapa e osconhecimentos sobre a Região Amazônica, pode-se afirmar:01. Um dos fatores responsáveis pela heterogeneidade edistribuição da vegetação está relacionado à distribuiçãodesigual da umidade na bacia hidrográfica da áreadestacada.02. Os baixos índices pluviométricos na região nordesteda bacia Amazônica interferem na densidade da cobertura vegetal e no regime e vazão dos rios.03. As matas de terra firme que cobrem as áreas mais baixas ocupam um terço da Amazônia enão são drenadas pelos igarapés.04. As matas de várzeas — vegetação do tipo mesófila — ocupam os terrenos ao longo dos riosde águas escuras, pobres em matéria inorgânica, como o Amazonas e o Madeira.05. As matas de igapó ocupam a porção mais alta do relevo amazônico e apresentam formaçãohomogênea.23 - (UFRPE) O desenho a seguir retrata um importantedomínio morfoclimático brasileiro. Com relação a essedomínio, é correto dizer que ele:a) surge dominantemente em climas subtropicaissecos, particularmente no Nordeste brasileiro.b) apresenta uma vegetação tipicamente hidrófila,especialmente no Sertão.c) possui solos bem desenvolvidos, sobretudo nasencostas e inselbergues, mas com pobreza de recursosnutrientes.
  10. 10. prof.ademiraquino@gmail.comd) tem formações vegetais consideradas xerófilas, adaptadas, portanto, ao déficit hídrico.e) apresenta uma estação seca que se estende por até três meses, dificultando odesenvolvimento da vegetação herbácea.24 - (UESPI) Observe o mapa a seguir. A área indicada pela setacaracteriza-se por apresentar uma predominância de:a) relevos colinosos e amplas planícies lacustrinas.b) florestas perenifólias.c) solos litólicos.d) cerrados.e) caatingas hipoxerófilas.25 - (UFPel RS)O Brasil apresenta em seu território uma dinâmica dos ambientesnaturais resultante da ação combinada de vários elementos que ocompõem: clima, relevo, estrutura geológica, hidrografia, solo evegetação.Observe o mapa dos domínios morfoclimáticos brasileiros.MOREIRA, I. 2002.Marque a alternativa que relaciona corretamente os domíniosmorfoclimáticos numerados no mapa.a) 1, domínio amazônico; 2, faixa de transição; 3, domínio docerrado; e 5, domínio das araucárias.b) 3, domínio de mares e morros; 7, faixa de transição; 4, domínio da caatinga; e 6, domíniodas pradarias.c) 2, domínio das pradarias; 4, domínio do cerrado; 7, domínio da caatinga; e 5, domínio dasaraucárias.d) 1, domínio amazônico; 3, faixa de transição; 4, domínio do cerrado; e 2, domínio dacaatinga.e) 7, domínio de mares e morros; 1, domínio amazônico; 3, faixa de transição; e 6, domíniodas pradarias.26 - (UEG GO) Em 1995, foi instituída na Câmara dos Deputados uma Proposta de EmendaConstitucional conhecida como PEC 115.Tal proposta objetiva incluir como Patrimônio Nacional os Biomas Cerrado e Caatinga, uma vezque na Constituição Federal estes biomas não foram incluídos.Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar:a) O Cerrado pode ser utilizado de forma sustentável, mas, para isso, é necessário atenuar asações que ameaçam a sua biodiversidade. Essas ameaças estão relacionadas a atividadeseconômicas como a monocultura intensiva de grãos e cana-de-açúcar.b) A Caatinga é dominada por tipos vegetacionais com características xerofíticas, ondepredominam espécies de plantas adaptadas às condições de seca da região, pela presença decaules suculentos e espinhos.c) O reconhecimento do Cerrado e da Caatinga como patrimônios nacionais irá favorecer aimplementação de políticas voltadas à preservação desses biomas, uma vez que são regiões ricasem diversidade biológica.
  11. 11. prof.ademiraquino@gmail.comd) No Cerrado, assim como na Caatinga, a falta de água é o principal fator limitante para odesenvolvimento das plantas, uma vez que nesses ambientes as plantas são de pequeno porte,tortuosas e caracteristicamente xeromórficas.27 - (UFSC) Com base nos seus conhecimentos e a partir da interpretação do mapa do Brasil(Domínios morfoclimáticos), assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).BRASIL – DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS 01. Devido a sua localização geográfica, o Domínio identificado com o número 5 possui predominantemente o tipo climático subtropical úmido. 02. Os Domínios paisagísticos identificados com os números 4 e 7 caracterizam os cenários de Dois irmãos, de Milton Hatoum. 04. No Domínio identificado com o número 2, nos vales fluviais eram comuns as matas galerias, mas parcela significativa foi desmatada para dar lugar à agricultura. 08. O Domínio paisagístico identificado com o número 3 abriga atualmente as maiores densidades demográficas do Brasil.16. O Domínio morfoclimático identificado com o número 6 é uma região semi-árida em todaa sua extensão.32. O Domínio paisagístico identificado com o número 1 é formado, principalmente, porterras baixas e paupérrima rede hidrográfica.28 - (FEPECS DF) Os domínios morfoclimáticos indicados no mapaestão corretamente descritos, com exceção de um. Assinale-o:Extraido de Oliva, J., Giansanti, R. Temas daGeografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999.a) 1 – domínio das terras baixas florestadas equatoriais, complanícies de inundação labirínticas e ou meândricas e morrosbaixos nas áreas cristalinas adjacentes;b) 2 – domínio dos chapadões tropicais interiores comcerrados e florestas-galerias, com planaltos sedimentares comvertentes de rampas suaves;c) 3 – domínio de depressões interplanálticas semi-áridas revestidas por diferentes tipos decaatingas, com fraca decomposição das rochas;d) 4 – domínio dos mares de morros tropicais-atlânticas florestadas, com fortíssima egeneralizada decomposição das rochas;e) 5 – domínio das coxilhas subtropicais com pradarias mistas, com extensos planaltos e solossuperpostos contínuos.29 - (UFTM MG) A partir da localização geográfica do município e considerando as relações entrerelevo, clima e vegetação no Brasil, pode-se inferir que Sorriso encontra-se no domíniomorfoclimáticoa) dos Mares de Morros.b) das Pradarias.c) das Araucárias.d) das Caatingas.e) dos Cerrados.
  12. 12. prof.ademiraquino@gmail.com30 - (UFC) O professor Antônio Aziz Nacib Ab’Saber, um dos grandes geógrafos brasileiros,desenvolveu árduo trabalho de pesquisa buscando uma classificação para os domínios de naturezano Brasil, para o que utilizou o conceito de Domínio Morfoclimático.a) Nomeie os dois domínios morfoclimáticos, dentro da classificação do professor Ab’Saber,que ocupam a maior área no território brasileiro.Domínio 1:Domínio 2:b) Indique características dominantes da feição do relevo, do clima, da rede de drenagem, dosaspectos dos solos e da vegetação no domínio morfoclimático que predomina na região Nordestedo País.Feição do relevo:Clima:Rede de drenagem:Aspectos dos solos:Vegetação:c) Originalmente, a Mata Atlântica recobria cerca de 95% deste domínio. Indique:c.1) o domínio morfoclimático em questão.c.2) a principal conseqüência desse desflorestamento.

×