Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Interface grafica do usuario

1,111 views

Published on

Desenvolvimento da Interface Gráfica do Usuário

Published in: Internet
  • Posso recomendar um site. Ele realmente me ajudou. Chama-se ⇒ www.boaaluna.club ⇐ Eles me ajudaram a escrever minha dissertação.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Interface grafica do usuario

  1. 1. INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO
  2. 2. Para compreendermos a fisionomia e o funcionamento da interface gráfica do usuário nos equipamentos eletrônicos atuais, precisamos verificar a evolução dos diferentes campos do design que a fizeram ser assim. GUI: Graphic User Interface DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO
  3. 3. São 4 grandes áreas de evolução, nas quais estão contidos praticamente todos os elementos que encontramos em qualquer projeto de design digital. DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO
  4. 4. A evolução dos projetos de sinalização: a geração dos espaços transitáveis de informação (que podem ser lidos) até chegar ao ciberespaço. DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO
  5. 5. O desenvolvimento dos sistemas pictográficos para a transmissão da informação (design da informação): para compreender melhor o uso dos ícones nas aplicações da internet. DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO
  6. 6. Marcos históricos relacionados com a identidade visual, até hoje no mundo digital. DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO
  7. 7. A evolução tecnológica em termos de comunicação homem-máquina, isto é, a evolução da própria interface gráfica do usuário. DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO
  8. 8. O design deve saber administrar a informação e usar os sinais adequados no momento certo, no lugar exato e com o conteúdo preciso. DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Orientar pessoas que se movem de um lugar para o outro. Orientar pessoas que transladam virtualmente em um sistema eletrônico de informações.
  9. 9. DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Departamento de transportes dos EUA encomenda a organização do sistema de símbolos destinados a passageiros, pedestres e usuários dos transportes. (pictogramas) 1974
  10. 10. 1981 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO A Xerox apresenta o sistema operacional gráfico Star com interface gráfica, simplificando os movimentos do usuário e estabelecendo, pela primeira vez, uma série de ícones herdeiros dos sinais viários que funcionam como sinais para navegar pelo sistema.
  11. 11. 1981 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Os ícones abrem espaços em forma de janelas: os espaços reais de nosso mundo começam a se estabelecer como espaços virtuais, de informação representados por metáforas e ícones.
  12. 12. 1981 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Inspirou o designer de interface de usuário da Macintosh, Steve Jobs, para o desktop do Mac.
  13. 13. 1982 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Uma equipe liderada por Steve Jobs desenvolveu uma interface “amiga do usuário” no computador Lisa, da Apple. Pela primeira vez foram utilizados os menus deslocáveis.
  14. 14. 198 4 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Lançamento no mercado dos computadores Macintosh fez com que o seu sistema operacional representado graficamente pela metáfora do desktop se tornasse popular.
  15. 15. 198 4 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Mudança na mentalidade dos usuários: a ideia de que a pessoa deveria adaptar-se ao computador foi substituída pela ideia de que a interface deveria facilitar as relações e tarefas a serem realizadas.
  16. 16. 1986/8 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Projeto Habitat – Lucasfilm, consistia de comunidades virtuais acessíveis a milhares de computadores pessoais unidos entre si via modem.
  17. 17. 1987 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Primeira aplicação que levaria os conceitos do hipertexto: o HyperCard para o Macintosh.
  18. 18. 1987 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Atkinson utilizou o ícone de uma casa para representar a tela principal do programa e ficou padronizado de forma automática em todos os navegadores da internet para representar a ação "ir para a página inicial".
  19. 19. 1990 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Primeira versão da interface gráfica da Microsoft, apesar de ter aparecido pela primeira vez em 1987. Essa versão demorou para tornar-se popular por causa da excessiva lentidão e grande instabilidade.
  20. 20. 1991 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Lançada a WWW de Tim Berners-Lee
  21. 21. 1993 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Projetado na Universidade de Illinois o primeiro navegador para a internet, o Mosaic.
  22. 22. 1994 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Os ícones que aparecem nesses navegadores são imagens oriundas de pictogramas que utilizamos na sinalização tradicional.
  23. 23. 1995 DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Lançado o primeiro navegador da Microsoft, o Internet Explorer, com muitos ícones numa tentativa de oferecer mais serviços.
  24. 24. DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Com o avanço da tecnologia e o uso de muitas telas de tamanhos diferentes, houve a necessidade do design criar uma solução para isso.
  25. 25. DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO Com o avanço da tecnologia e o uso de muitas telas de tamanhos diferentes, houve a necessidade do design criar uma solução para isso.

×