Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A01 CBE DM - O QUE É O ESPIRITISMO - 20170803

244 views

Published on

Nesta aula inaugural iremos conhecer as origens e propostas do Espiritismo, a Doutrina dos Espíritos.

- O que é o Espiritismo?
- Quando ele surgiu, em que lugar e em que circunstâncias?
- Os precursores eos organizadores;
- As missões missões do Espiritismo e do Brasil.

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

A01 CBE DM - O QUE É O ESPIRITISMO - 20170803

  1. 1. A01 CBE - CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO – Daniel de Melo – São José dos Campos, SP - 03 de julho de 2017 O QUE É O ESPIRITISMO?
  2. 2. O QUE É O ESPIRITISMO? O que é o Espiritismo? Quando ele surgiu, em que lugar e em que circunstâncias? Os precursores e os organizadores As missões do Espiritismo e do Brasil
  3. 3. A Doutrina dos Espíritos
  4. 4. O que é o Espiritismo?
  5. 5. “ EntendendooEspiritismo(p.9) O Espiritismo é uma doutrina religiosa revelada por Espíritos Superiores, através de médiuns, codificada por Allan Kardec, educador francês, em Paris, meio ao século XIX e é composta de princípios filosóficos, científicos e religiosos.
  6. 6. “ LéonDenis–CristianismoeEspiritismo(p.3.638) A doutrina dos Espíritos pode resumir-se em três pontos essenciais: a natureza do ser, os seus destinos, as leis superiores do Universo.
  7. 7. Antes então não haviam comunicações entre os mundos “material” e “espiritual”?
  8. 8. Podemos dividir as grandes Revelações Espirituais na história da humanidade em três: A 1ª foi feita a Moisés – Os Dez Mandamentos ou a introdução da Lei da Justiça. A 2ª revelação foi realizada por intermédio de Jesus – A Lei do Amor. A 3ª foi pelo advento do Espiritismo – A Doutrina dos Espíritos que esclarece a existência e a relação dos mundos material e espiritual, sua origem e as Leis Naturais que os regem.
  9. 9. O Consolador Prometido por Jesus (Paracleto)
  10. 10. Diversas escolas filosóficas introduziram os conceitos que viriam a ser desenvolvidos pelo Espiritismo, que tem a missão de perpetuá-los:
  11. 11. Moisés: a justiça de Deus. Confúcio: fazer aos outros o que queremos para nós. Buda: abolir o egoísmo e o desejo. Sócrates: a importância e as virtudes do saber. Jesus: o amor de Deus.
  12. 12. O anúncio do Consolador prometido foi feito por Jesus no evangelho de João!
  13. 13. “ João14.16-26 16Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, o Espírito da Verdade, para ficar com vocês para sempre. (...) 25 — Tenho dito isso enquanto estou com vocês. 26Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
  14. 14. Os pilares do Espiritismo seriam desenvolvidos mais tarde por Allan Kardec, seu codificador, sendo os conhecimentos originados de Espíritos Superiores: Liberdade com responsabilidade, pelo Livre Arbítrio e a aplicação das Leis da Justiça e de Causa e Efeito. Consolação pela fé e a esperança na vida futura, cujo caráter revela o perdão e a redenção pela prática bem. Fora da caridade não há salvação é a máxima que sintetiza os ensinamentos da Doutrina.
  15. 15. Seria então o Espiritismo mais uma Religião?
  16. 16. Não! Pois não há cultos, ritos ou dogmas. Temos a busca pelo conhecimento (fé racional), a disciplina e os postulados. Diz-se que o Espiritismo é, simplesmente, uma doutrina filosófica e moral.
  17. 17. O Espiritismo veio fazer lume à uma época obscurecida pelo fracasso das religiões em abrandar a alma humana, pós-guerras ditas santas da idade média e ante às grandes guerras, mas principalmente, de total hipocrisia quanto à palavra de Deus.
  18. 18. Cronologia da Codificação 1857 1858 1859 1861 1864 1865 1868 1890
  19. 19. Os precursores, organizadores e a missão do Brasil
  20. 20. As comunicações espirituais massivas surgiram em diversas partes do mundo na mesma época: Nos Estados Unidos as comunicações pelas irmãs Fox de Hydersville em 1.848. Ainda na nação Americana, Andrew Jackson Davies (1.826 a 1.910) fez um grande trabalho de escrita mediúnica. Foram precedidos por Swedenborg, de certo modo considerado pioneiro no Espiritualismo.
  21. 21. Os fatos ocorridos com as irmãs Fox chamaram atenção para os fenômenos físicos e a partir de então as comunicações com os Espíritos foram divulgadas e estudadas. As mesas girantes na França foram substituídas por cestas de vime que posteriormente evoluíram para o que conhecemos como a psicografia.
  22. 22. “ Brasil,coraçãodomundo,pátriadoEvangelho(contracapa) A missão da pátria Brasileira como “coração espiritual da Terra”, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita (...) teve em nosso país, concitando o povo à prática do Evangelho de Jesus, a fim de irradiar à humanidade a paz e a fraternidade.
  23. 23. Reflexão...
  24. 24. O Espiritismo nos ajuda a entendermos quem somos e também a conhecermos as Leis Naturais que regem o Universo, a buscarmos qual a nossa missão e a superarmos os nossos problemas respeitando todas as opiniões contrárias.
  25. 25. Que a busca pelo autoconhecimento esteja com todos nós!
  26. 26. Obrigado! Daniel de Melo https://sites.google.com/accerca.com/danieldemelo/ http://slideshare.net/accerca/presentations
  27. 27. Bibliografia • Entendendo o Espiritismo (Curso Básico), Edgard Armond - Aliança. • Obra Completa, Allan Kardec - eBook Kindle / dC, 2015. • Bíblia Sagrada (NTLH), acessível em: https://www.bible.com/pt/bible/. • Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho, Humberto de Campos (Espírito) por Francisco Cândido Xavier - FEB, 2015. • Cristianismo e Espiritismo, Léon Denis - eBook dC, 2013. • Ilustrações diversas do Google Imagens, acessível em: http://www.google.com/imghp?hl=pt-BR/. Capa: Vlamir Bastos Fotografia / Vetores: Freepik / Printables: myhomeschoolprintables.net / Agradecimentos: Projeto Imagem
  28. 28. - Bônus – A diferença entre Dogmas e Postulados (originalmente publicado na A066 da EAE)
  29. 29. Dogmas e Postulados • Dogma é uma crença ou doutrina estabelecida de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerada um ponto fundamental e indiscutível de uma crença. O termo deriva do grego δόγμα, que significa "aquilo que aparenta; opinião ou crença", por sua vez derivada do verbo δοκέω (dokeo), que significa "pensar, supor, imaginar". • Axioma ou postulado é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitação de uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades (dependentes de teoria).
  30. 30. Dogmas Católicos - A Morte e sua origem “A morte é consequência do pecado primitivo. O relato bíblico da Queda (Gn 3) utiliza uma linguagem feita de imagens, mas afirma um acontecimento primordial, um fato que ocorreu no início da história do homem. A Revelação dá-nos a certeza de fé de que toda a história humana está marcada pelo pecado original cometido livremente por nossos primeiros pais, trazendo como consequência a morte. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 6,23)”.
  31. 31. Dogmas Católicos – O Céu, o Inferno e o Purgatório O Céu (Paraíso) As almas dos justos, que no instante da morte se acham livres de toda culpa e pena de pecado, entram no Céu. O Inferno As almas dos que morrem em estado de pecado mortal vão ao inferno. O Purgatório As almas dos justos que no instante da morte estão agravadas por pecados veniais ou por penas temporais devidas pelo pecado vão ao Purgatório. O Purgatório é estado de purificação.
  32. 32. Crenças das Testemunhas de Jeová Quando morremos, nós deixamos de existir. (Baseando-se em Eclesiastes 3:19 e 9:5,10; Mateus 10:28; Atos 3:23).
  33. 33. Postulados Espíritas – Leis Naturais Lei de Causa e Efeito (Ação e Reação) “Pois o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com os seus anjos e, então, retribuirá a cada um segundo as suas obras.” (Mateus, 16:27).
  34. 34. Postulados Espíritas – Leis Naturais Reencarnação “Então os discípulos perguntaram: — Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro? Ele respondeu: — É verdade que Elias vem para preparar tudo; porém eu afirmo a vocês que Elias já veio, e não o reconheceram, mas o maltrataram como quiseram. Assim também maltratarão o Filho do Homem. Então os discípulos entenderam que Jesus estava falando a respeito de João Batista.” (Mateus, 17:10-13).
  35. 35. Postulados Espíritas – Leis Naturais Lei do Amor “Os fariseus se reuniram quando souberam que Jesus tinha feito os saduceus calarem a boca. E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou: — Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.” (Mateus, 22:36-40).

×