Uso das novas tecnologias em sala de aula

16,051 views

Published on

Published in: Education

Uso das novas tecnologias em sala de aula

  1. 1. Uso das novasTecnologias emSala de aulaAntônio Barreto Lamouniêr
  2. 2. O que são novas Tecnologias?Por novas tecnologias se entende ouso do computador com acesso aInternet.Mas será que asnovas tecnologias seresumem a apenasisso???
  3. 3. [...] as novas tecnologias da informação e dacomunicação ultrapassam o cérebro humano e oslimites do corpo físico, transformando-se emextensões do pensamento e dos sentidos, vindo apotencializar as ações humanas. Neste novo tempoda educação, o computador representa umapoderosa ferramenta para, auxiliar o aluno naconstrução do saber, de uma forma prazerosa. Éessa inserção da criança na sociedade tecnológica ocompromisso do educador. (Vieira de Barros eAntonio Junior, 2005:1)
  4. 4. SUGESTÕES DE RECURSOSQUE PODERÃO SERUTILIZADOS COM AS NOVASTECNOLOGIAS:
  5. 5. 1. Ambientes de e-mail tais como: Gmail (www.gmail.com), Hotmail (www.hotmail.com), Yahoo (www.yahoo.com)2. Ambientes de Busca na Internet tais como oYahoo, MSN, o GOOGLE (www.google.com) (o maisfamoso) aqui se pode utilizar: Google Acadêmico Beta GoogleDocs Google Maps Google Earth
  6. 6. 3. Ambientes de Vídeos como o youtube(www.youtube.com), por exemplo, onde existem milharesde vídeos em todas as áreas.4. É possível também armazenar arquivos na Internet entreos ambientes de armazenamento estão: Mandamais (www.mandamais.com.br) 4shared (www.4shared.com) Entre outros...
  7. 7. 5. Dicionários e Tradutores VirtuaisQue permitem entender o significado das palavras eoutras informações relativas à língua.Alguns dos dicionários são: -Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa(www.academia.org.br) Websters (www.websters-online-dictionary.org)Alguns Tradutores: Free Translation (www.freetranslation.com) Google Tradutor (www.translate.google.com)
  8. 8. 6. Bibliotecas VirtuaisAlgumas das Públicas são: Portal de Periódicos: (www.periodicos.capes.br) Portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) Cientes Eletronic Library Online (ScieELO)(www.scielo.org)
  9. 9. O QUE SÃO OBJETOS DEAPRENDIZAGEM ?
  10. 10. Objetos de AprendizagemObjetos de aprendizagem são recursos digitais ou não queapóiam a aprendizagem. Considerando aqui os digitais:jogos, simulações, vídeos , filmes, experimentos etc.Alguns repositórios: Rived - http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php Banco Internacional de Objetos Educacionaishttp://objetoseducacionais2.mec.gov.br
  11. 11. Nove dicas para a boautilização das novastecnologias
  12. 12. O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia emsala, comece investigando o potencialdas ferramentas digitais. Uma boaestratégia é apoiar-se nas experiênciasbem-sucedidas de colegas.
  13. 13. O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quaisconteúdos são mais bem abordados com atecnologia e quais novasaprendizagens, necessárias ao mundo dehoje, podem ser inseridas.
  14. 14. O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico docomputador e da internet. Conhecerprocessadores de texto, correioeletrônico e mecanismo de busca fazparte do cardápio mínimo.
  15. 15. O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade emsala, certifique-se de que vocêcompreende as funções elementares dosaparelhos e aplicativos que pretendeusar na aula.
  16. 16. A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico dasTICs, cursos como os oferecidos peloProinfo (programa de inclusão digital doMEC) são boas opções.
  17. 17. O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisiçãode conhecimentos técnicos. Procure ostutoriais, textos que explicam passo apasso o funcionamento de programas erecursos.
  18. 18. A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdode blogs e fotologs. Debata qual o nívelde exposição adequado, lembrando quecada um é responsável por aquilo quepublica.
  19. 19. A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet éessencial, sobretudo na comunicaçãoonline. Leve para a classe textos queorientem a turma para uma navegaçãosegura.
  20. 20. A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre atecnologia, vale recorrer aos própriosalunos. A parceria não é sinal defraqueza: dominando o saber em suaárea, você seguirá respeitado pelaturma.
  21. 21. Agora é colocar osconhecimentos em prática eatualizar nossas práticaspedagógicas!!!

×