Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Sumário | Fomento à inovação: Da ideia ao recurso

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 4 Ad
Advertisement

More Related Content

Similar to Sumário | Fomento à inovação: Da ideia ao recurso (20)

Recently uploaded (20)

Advertisement

Sumário | Fomento à inovação: Da ideia ao recurso

  1. 1. Alexandre Tauvy Aline Iori Augusto Teixeira Bruna Soly Carina Leão Fernanda Vieira Flávia Paixão Gabriela Luchese Kelli Dilson Leonardo Tavares Maria Carolina Rocha Marina Loures Pollyana Souza Tiara Bicalho Christimara Garcia (org.)
  2. 2. © 2 0 1 8 A B G I | T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S SUMÁRIO CAPÍTULO 1 HISTÓRICO DO APOIO À INOVAÇÃO NO BRASIL Visão de como o Brasil veio evoluindo no apoio à inovação por meio de políticas públicas e legislações que visam estimular o investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). CAPÍTULO 2 OS RECURSOS FINANCEIROS DE APOIO À INOVAÇÃO Visão dos principais instrumentos de apoio à inovação resultantes destas políticas no Brasil, bem como os principais conceitos (apoio direto e indireto) que permitem uma melhor compreensão da natureza e forma de operação dos mesmos CAPÍTULO 3 ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS GOVERNAMENTAIS PARA INOVAÇÃO Visão dos principais estágios de maturidade de uma empresa para captação de recursos para inovação, bem como as estratégias, métodos e técnicas que podem ser utilizados para que a empresa evolua ao longo destes estágios.
  3. 3. PÁGINA 2 | 3© A B G I | T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S CAPÍTULO 4 CONCEITOS DE INOVAÇÃO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS Delimitação dos principais conceitos utilizados em manuais de referência e pelos próprios órgãos de fomento para identificar e qualificar um projeto como inovação. CAPÍTULO 5 ESTRUTURAÇÃO TÉCNICA DE PROJETOS DE INOVAÇÃO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS Visão de como a empresa pode estruturar um projeto de inovação específico, bem como um conjunto de projetos (programa) relacionados a uma estratégia de inovação comum, a fim de captar recursos junto aos órgãos de fomento para desenvolvê-los. CAPÍTULO 6 ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA DE PROJETOS DE INOVAÇÃO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS Demonstração dos principais conceitos, métodos e técnicas que podem ser utilizados no planejamento financeiro de um projeto de inovação, de forma a auxiliar as empresas na captação de recursos perante as agências de fomento. CAPÍTULO 7 OUTRAS ESTRUTURAS NECESSÁRIAS Apresentação de informações adicionais à estruturação técnica e financeira necessárias para a captação de recursos, tais como: garantias, termo de parceria e propriedade intelectual, documentações para contratação, além da prestação de contas.
  4. 4. PÁGINA 3 | 3© A B G I | T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S E-book disponível na Amazon: https://goo.gl/Gaux4g CAPÍTULO 8 OPORTUNIDADES PARA MICRO EMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE Visão dos instrumentos e legislações com tratativas especiais para microempresas e empresas de pequeno porte, visando alavancar os investimentos em inovação nas mesmas. CAPÍTULO 9 OS RECURSOS FINANCEIROS INTERNACIONAIS DE APOIO À INOVAÇÃO Visão da política de fomento à inovação no cenário internacional, bem como das cooperações internacionais que o Brasil tem firmado para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). CAPÍTULO 10 ANÁLISE DOS RESULTADOS E PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DOS MECANISMOS DE APOIO FINANCEIRO À INOVAÇÃO NO BRASIL Análise dos resultados obtidos com os principais instrumentos de apoio à inovação nacionais disponibilizados nos últimos anos, bem como as principais tendências do apoio à inovação por meio destes instrumentos.

×