ELEMENTOS DO ESTADO DE TEMPO - MEIO NATURAL

4,215 views

Published on

Published in: Education, Travel, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,215
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
50
Actions
Shares
0
Downloads
64
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ELEMENTOS DO ESTADO DE TEMPO - MEIO NATURAL

  1. 1. GEOGRAFIA – ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENAFIEL Data:__/__/__Turma: 7.º ___ n.º____Nome:__________________________________________________________________ Meio Natural Estado de tempo – conjunto de fenómenos meteorológicos que caracteriza o estado da atmosfera num determinado momento e lugar. Temperatura Pressão Atmosférica Humidade Elementos do Estado de Vento Precipitação Precipitação – é a quantidade de água de chuva, neve, saraiva, ou granizo que cai num determinado lugar ou região. Sabias que..? As gotas de chuva variam de tamanho, desde 0,5 mm (chuviscos) até 8 mm. Os flocos de neve podem chegar aos 50 mm de espessura. Fig.1 Aparelho que mede a pluviosidade e exprime-se em mm.
  2. 2. Temperatura – grau de aquecimento do ar. Sabias que…? A temperatura mais baixa (-89,6º C) registou-se em Vostok, na Antártida, em Julho de 1983.O vale da Morte, na Califórnia, EUA, é o lugar mais quente do Mundo. Em 1971, registaram-se temperaturassuperiores a 48º C durante 43 dias consecutivos.Fig.2 Aparelho que mede a temperatura e exprime-se em º C.Vento – é uma massa de ar que se desloca a uma velocidade constante.Sabias que…?Os Gregos da Antiguidade pensavam que os ventos eram obra dos Deuses do céu.Fig.3 Aparelho que mede a velocidade do vento e expressa-se em km/h. Pressão Atmosférica – força exercida pela atmosfera sobre a superfície terrestre.
  3. 3. Sabias que…?O valor normal da pressão atmosférica ao nível do mar a 45º de latitude é de 1013 mb.Fig.4 Aparelho que mede a pressão atmosférica e expressa-se em milibar (mb). Humidade – quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Sabias que…? No Nordeste e interior do Brasil encontramos níveis altíssimos de humidade do ar, que poderão causar mal- estar a viajantes inexperientes.Fig.5 Aparelho que mede a quantidade de humidade absoluta atmosférica e expressa-se em g/m2. Enquanto que ahumidade relativa se expressa em percentagem %. O Professor: Aires Barros

×