Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Direito civil licc e parte geral

  • Login to see the comments

Direito civil licc e parte geral

  1. 1. Direito Civil – LICC e Parte Geral1. Pessoa Natural 1.1 Conceito 1.2 Capacidade e Personalidade 1.3 Legitimação 1.4 Emancipação
  2. 2. Pessoa, do latim persona, que significa ressoar.Mas e no prisma do direito, o que seria uma pessoa? E uma pessoa natural ?
  3. 3. Em tratando –se de direito, pessoa é o ente a que se atribuem direitos e obrigações, ou seja, é sinônimo de sujeito dos direitos. Código Civil Art. 1º“Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.” Mas o que seria a capacidade? E a personalidade?
  4. 4. A personalidade jurídica ou civil é o conjunto de faculdades e de direitos em estado de potencialidade, que dão ao ser humano a aptidão para ter direitos e Código Civil Art. 2º obrigações. “A personalidade civil daCapacidade é a medida da personalidade. pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.”
  5. 5. A capacidade que todos possuem é a Exemplo: capacidade de direito, contudo nem Os recém-nascidos e os loucos todos possuem a capacidade de fato ou tem somente a capacidade de ação. direito, podendo, por exemplo, herdar. Mas não tem a capacidade de fato. PrecisandoA capacidade de fato a capacidade de fato por tanto de serem é a aptidão da pessoa para exercer por si representados pelos pais, no mesma os atos da vida civil, os direitos caso dos recém-nascidos e por de que é titular. curadores, no caso dos loucos, para que proponham qualquer ação de defesa da herança Mas o que capacita ou incapacita a recebida. pessoa natural ?
  6. 6. No direito brasileiro não existe incapacidade, uma vez que todos se tornam, ao nascer, capazes de adquirir Os incapazes absolutos são direitos. representados e os atos praticados são nulos. Existe no direito brasileiro a incapacidade de fato ou exercício. Já na incapacidade relativa os atos são anuláveis e osPodendo ser absoluta, regulada pelo art. mesmos são assistidos. 3º do CC. Ou ainda relativa prevista no art. 4º do CC.
  7. 7. Dos absolutamente incapazes: Dos relativamente incapazes:• Os menores de dezesseis anos; • Os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;• Os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o • Os ébrios habituais, os viciados necessário discernimento para a em tóxicos, e os que, por prática desses atos; deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;• Os que, mesmo por causa transitória, não puderem • Os excepcionais, sem exprimir sua vontade. desenvolvimento mental completo; • Os pródigos.

×