Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Zabbix Conference LatAm 2016 - Daniel Nasiloski - Extending Zabbix - Interaction with Zabbix via Telegram

559 views

Published on

A Unirede atua desde 2008 com projetos de todos os portes envolvendo o Zabbix. Desde então surgem necessidades onde devemos garantir a interação do Zabbix com as mais variadas formas, métodos e ferramentas de mensageria para para notificar os eventos (E-mail, SMS, criação de tickets/chamados,arquivos de log, WhatsApp, VOIP, Telegram, etc). Nessa palestra irei tentar exemplificar como podemos interegir com o Telegram, recebendo e enviando mensagens para o Zabbix e dessa forma tornar mais dinâmica a comunicação de usuários remotos com seus servidores e equipamentos no datacenter.

Published in: Software
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Zabbix Conference LatAm 2016 - Daniel Nasiloski - Extending Zabbix - Interaction with Zabbix via Telegram

  1. 1. Estendend o Interação via
  2. 2. Notificações: A Unirede atua desde 2008 com projetos de todos portes envolvendo Zabbix. Desde então, surgem necessidades onde devemos garantir a interação do Zabbix com as mais variadas formas, métodos e ferramentas de mensageria para notificar os eventos. E-mail SMS Ticket (Chamado) VOIP Log
  3. 3. E-mail Envio de notificação através de e-mail. A partir da versão 3.0 é possível configurar um servidor de email autenticado para o envio das notificações. SMS Os alertas SMS são configurados através de uma placa GSM conectada a porta serial do servidor ou utilizando um modem 3G para realizar o envio de mensagens. SMS Também é possível contratar um gateway SMS como Zenvia e 21Mobile, lembrando que esta via tem custos por SMS enviado, assim como um modem 3G ou uma Jabber Protocolo para envio de mensagens usando o protocolo XMPP. Geralmente utilizado para envio de mensagens através de servidores OpenFire e outros mensageiros compativeis com Canais de notificação do Zabbix
  4. 4. Mensageiros Mobile Em alguns casos utilizar um modem 3G ou uma placa GSM pode não ser a melhor opção, por ausência de sinal dentro do Data Center ou onde o servidor está localizado, para isso podemos usar os mensageiros mobile Whatsapp e Telegram para a entrega de notificações do Zabbix.
  5. 5. Qual mensageiro usar?
  6. 6. Whatsapp • Não possui API aberta; • Proibido o uso comercial; • Constantemente atualizado para mudar a forma de autenticação; • Envios massivos são considerados spam.
  7. 7. Telegram: • Totalmente Opensource; • API aberta e disponível para download; • Criação de robos para envios massivos; • Recursos para facilitar interação entre Telegram e outras ferramentas.
  8. 8. Notificação Simples Com o telegram podemos fazer o envio de notificações simples, contendo apenas os detalhes do incidente.
  9. 9. Notificar é suficiente? NÃO!
  10. 10. Notificação Interativa Notificações que solicitam ação do usuário, com teclas interativas para facilitar o reconhecimento de eventos e extração de dados em tempo real.
  11. 11. Notificação Interativa Ainda é possível extrair dados gráficos de itens e recebe-los em formato de imagem no celular.
  12. 12. Demonstração do modelo conceito.
  13. 13. Próximos passos: Registro de notificações em banco de dados;Criar o assistente de monitoramento; Criar reação a eventos massivos; Melhorar o forma que relatórios são exibidos;
  14. 14. Obrigado.. .

×