A psicologia por trás dos anúncios do Facebook parte I - Cores

7,140 views

Published on

Psicologia das cores é o estudo do impacto das cores nas percepções, reações e emoções. Em marketing e publicidade isso é usado estrategicamente para aumentar a interação, obter a reação desejada e criar um sentimento especifico em relação ao seu produto.

A cor atinge o subconsciente. Ao ver a cor vermelha ficamos mais ansiosos, nosso coração acelera - essa reação é totalmente inconsciente. Mas quando vemos a cor verde nos acalmamos (a cor verde representa água e vida).

Pense em quanto tempo o usuário perde checando o feed de notícias do Facebook. Nós temos apenas alguns segundos antes que ele se distraia com qualquer coisa mais interessante.

Anunciantes mais experientes sabem que são os pequenos detalhes que fazem a diferença dar a cor do botão CTA (chamada para ação) de verde-claro para amarelo pode aumentar a taxa de conversão em seu site em 14,5%.

Saiba mais em http://bit.ly/1aRxMgR

Published in: Social Media
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,140
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4,960
Actions
Shares
0
Downloads
94
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A psicologia por trás dos anúncios do Facebook parte I - Cores

  1. 1. A psicologia por trás dos anúncios no Facebook Parte I: Cores
  2. 2. A psicologia por trás dos anúncios no Facebook - Parte I: Cores 1 O que é psicologia das cores e por que eu devo me importar? 2 Azul 3 Verde 4 Roxo
  3. 3. A psicologia por trás dos anúncios no Facebook - Parte I: Cores 5 Vermelho 6 Preto 7 Laranja 8 Contraste 9 Tons e sombras
  4. 4. 1 O que é psicologia das cores e por que eu devo me importar?
  5. 5. O que é psicologia das cores e por que eu devo me importar? Psicologia da cor é a exploração do impacto da cor em percepções, reações e emoções. Em publicidade, ela é usada de forma estratégica para gerar engajamento, induzir uma determinada ação, e criar um sentimento específico relacionado à sua marca e ao seu produto. Publicitários experientes vão saber que são as pequenas coisas que causam os maiores impactos: ● Mudar a corde um botão de chamada numa página de destino do seu site pode aumentar a taxa de conversão em até 14.5%. ● Inserir uma borda colorida ao redor da imagem do seu an úncio no Facebook dobra a taxa de cliques. ● Criar contraste entre as cores de dois links dentro de uma mesma imagem pode aumentar a taxa de conversão em 60%.
  6. 6. 2 Azul
  7. 7. Azul O azul é a cor favoritas da maioria das pessoas (35% das mulheres e 57% dos homens). Ele passa uma sensação de confiança e segurança. Tons claros de azul acalmam enquanto tons escuros demonstram profissionalismo e sinceridade. 1 2 3 Como você pode usá-lo: Use o azul como a sua cor primária somente se você incluir tons de laranja, vermelho ou amarelo, caso contrário ele vai se misturar ao esquema de cores do Facebook. O azul é usado por muitas empresas de tecnologia porque ele simboliza a inteligência e a eficiência. Se você quer repassar essas emoções, considere utilizar o azul também. Se você está na indústria alimentícia, não use o azul visto que muitas pessoas podem associá-lo com doenças e mofo.
  8. 8. 3 Verde
  9. 9. Verde Associado ao bem-estar assim como assuntos ambientais, o verde é a cor que os olhos humanos processa mais facilmente. O verde também significa ação positiva (pense, ‘verde significa seguir em frente’) e afirmação. 1 Como você pode usá-lo: O principal objetivo da cor em publicidade é gerar uma determinada emoção e chamar a atenção. Um verde pálido como o anúncio acima não atrai os olhos e gera uma falta de urgência ou direção. 2 Tons de verde mais fortes, escuros e vibrantes são eficientes já que eles geram um bom contraste, ainda assim você não cria a agressividade como as cores vermelho e laranja. 3 Teste o seu uso em anúncios de compras coletivas e cupons de desconto.
  10. 10. 4 Roxo
  11. 11. Roxo Associado à serenidade, feminidade e bem-estar, o roxo é a segunda cor mais popular entre as mulheres (23%). Um fato interessante é que, conforme vão evelhecendo, as mulheres passam a gostar mais e mais dessa cor. Por outro lado, o roxo é a cor favorita de 0% dos homens. 1 Como você pode usá-lo: Eu recomendaria usar o roxo somente se o seu público-alvo for inteiramente feminino, visto que essa é a cor menos favorita entre os homens (atrás apenas do marrom). 2 Se o seu anúncio no Facebook fala sobre conseguir mais lucro ou ROI, use o verde ou o roxo para repassar bem-estar. 3 Se a sua audiência é adulta ou pertencente à terceira idade, use roxo, branco ou azul.
  12. 12. 5 Vermelho
  13. 13. Vermelho A cor vermelha é associada à paixão, contentamento e urgência. Ela atrai os olhos mais do que qualquer outra cor e dá a impressão de que o tempo está passando mais rápido do que o normal (ela faz com o que o seu coração bata mais rápido), fazendo com que a gente execute a ação enquanto, caso contrário, a gente não executaria. 1 Como você pode usá-lo: Eu não recomendo o uso do vermelho como cor primária de um anúncio no Facebook. As pessoas podem achar essa cor intimidante, forte e exaregada. 2 Eu recomendo usar o vermelho para chamar a atenção para partes do seu anúncio, como ao redor de uma chamada ou como borda. 3 O vermelho é extramamente útil para ser usado em contraste com outras cores mais profissionais como cinza escuro, azul ou verde.
  14. 14. 5 6 Preto
  15. 15. Preto Intelectual, elegante e poderoso, a cor preta transmite permanência, sinceridade e sofisticação. Enquanto a cor preta pode, assim como a vermelha ou laranja, ser perigosa se usada demasiadamente, ela também pode demonstrar profissionalismo e sofisticação. 1 2 Como você pode usá-lo: O preto pode ser usado se a sua empresa quer demonstrar um perfil de marca sincero. Se você quer promoter o seu negócio como divertido e envolvente, eu evitaria ele como cor primária. Se você está procurando passar uma imagem divertida e envolvente, use tons de laranja, vermelho, verde ou azul com o texto em preto, visto que você corre o risco de colidir cores com outras cores (incluindo o branco).
  16. 16. 7 Laranja
  17. 17. Laranja Apelativo e brilhante, o laranja é uma das cores mais populares para chamas em páginas de destino. Enquanto que um bom tom e uma quantidade de laranja pode ser acolhedor, muito laranja pode está associado à ingenuidade e falta de profissionalismo. 1 Como você pode usá-lo: Eu recomendaria algo bem semelhante ao que a Wishpond fez acima. O uso de três cores brilhantes é extremamente eficiente para chamar a atenção do usuário. 2 O laranja é uma das cores mais impactantes disponíveis para publicitários no Facebook, use em torno de chamadas-para-ação, e em bordas de um produto que não chama a atenção logo de cara.
  18. 18. 8 Contraste
  19. 19. Contraste Contraste é essencial quando você trabalha com anúncios no Facebook. O olho humano é natulamente atraído para cores contrastantes. Isso pode ter efeitos positivos e negativos dependendo da cor. Em 2010, Paras Chopra realizou um teste multivariado (acima) que é geralmente usado como um exemplo do poder do contraste das cores. Por quatro semanas, ele testou a performance de 12 diferentes combinações de uma chamada e um link descritivo. A opção 10, com o maior contraste em cor, tom e tamanho (assim como a apalvra Free, Gratuito) gerou um aumento de 60% na taxa de conversão, com uma taxa de %99 de convicção.
  20. 20. 9 Tons e sombras
  21. 21. Tons e sombras Estudos revelam que os homens preferem cores mais brilhantes de maneira mais que as mulheres, enquanto as mulheres possuem uma preferência predominante por cores suaves. Tenha isso em mente quando você estiver escolhendo o público-alvo do seu anúncio no Facebook. (O anúncio abaixo à esquerda estva no meu feed de notícias enautno o outro estava no perfil de uma colega de trabalho). Depois disso, sombras e tons são de alguma forma um obstáculo. Por exemplo, existem mais de 300 tons de vermelho conhecidos. Qual deles significa agressão e negatividade e qual deles significa cordialidade e contentamento? Eu recomendo que voê teste internamente as cores (com os seus colegas), e faz um teste A/B no período em que o seu anúncio no Facebook estiver publicado.
  22. 22. Obrigado por ver esta apresentação Acesse o nosso blog blog.wishpond.com.br para mais dicas! A Wishpond é uma plataforma de marketing online que permite a criação de concursos e promoções nas redes sociais Saiba mais em Wishpond.com

×