Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tipos de Embalagens

32,770 views

Published on

Material de Embalagens para o Curso do Senac elaborado pela Professora Joselita Vigna.

Published in: Education

Tipos de Embalagens

  1. 1. TIPOS DE EMBALAGENS O Joselita Pancine Vigna
  2. 2. Tipos de Embalagens – ABRE – Associação Brasileira de Embalagem 1) Rótulo: É toda e qualquer informação relativa ao produto, transcrita em sua embalagem. 2) Shape: É a forma estrutural da embalagem. 3) Sleeve: é um rótulo encolhível que adere à superfície da embalagem, contornando-a como uma pele. 4) Splash: É um desenho gráfico utilizado para destacar informações importantes na embalagem. 5) Blister: é uma embalagem composta de uma cartela-suporte sobre o qual o produto é fixado por um filme em forma de bolha. Por exemplo, comprimidos, pilhas. 6) Caixas K: As Caixas K são herança das caixas de madeira utilizadas na importação de latas de querosene de 20 litros. 7) Cartucho: Cartucho é uma embalagem estruturada em papel cartão. Exemplo: caixas de sabão em pó. 8) Contêiners: Contêiner é uma grande caixa, de dimensões e outras características padronizadas.
  3. 3. Shape Sleeve Splash Blister Caixa k Cartucho
  4. 4. Tipos de Embalagens – ABRE – Associação Brasileira de Embalagem 10) Embalagem cartonada: Ela é composta por várias camadas de materiais que criam barreiras à luz, gases, água e microorganismos, conservando as propriedades dos alimentos.
  5. 5. 11) Embalagens plásticas flexíveis: São aquelas cujo formato depende da forma física do produto. Nessa classificação, enquadram-se sacos, pouches, tripas, pouches que ficam em pé (stand-up-pouches), bandejas flexíveis que se conformam ao produto, filmes encolhíveis (shrink), filmes esticáveis (stretch), sacos de ráfia etc. POUCHES TRIPAS SACOS DE RÁFIA SHRINK
  6. 6. Tipos de Embalagens – ABRE – Associação Brasileira de Embalagem 12)Embalagens primárias, secundárias e terciárias Embalagem Primária: que está em contato direto com o produto. Embalagem Secundária: designada para conter uma ou mais embalagens primárias. Embalagem Terciária – agrupa diversas embalagens primárias ou secundárias para o transporte. 13) Embalagem reutilizável: Embalagem reutilizada em sua forma original para o mesmo fim para a qual foi concebida e projetada.
  7. 7. Tipos de Embalagens – ABRE – Associação Brasileira de Embalagem 14) Latas de alumínio: São predominantemente utilizados para embalar bebidas como cervejas, sucos, chás e refrigerantes. 15) Latas de aço: As folhas de aço (folha de flandres) são largamente utilizadas em embalagens de alimentos, bebidas, tintas e produtos químicos. Atendem às necessidades específicas de resistência, conformação, revestimento e acabamento. Aço Alumínio
  8. 8. POSIÇÃO DE LÍDER •Toda mudança ou alteração significativa na embalagem de produtos líderes precisa ser submetida aos consumidores mediante pesquisas que avaliarão se a grande mudança será aceita ou não por eles. •A embalagem do líder precisa ser uma referência segura, na qual o consumidor fiel possa confiar.
  9. 9. POSIÇÃO DE RIVAL DO LÍDER O rival nunca deve seguir o líder, mas tentar sempre oferecer ao consumidor algo que o líder não oferece
  10. 10. Premissas básicas para o design de uma nova embalagem: -A nova embalagem não pode ser feita na mesma estrutura das demais para se diferenciar; -O produto tem de ser mostrado em detalhes para que seu diferencial seja percebido; -A cor predominante na embalagem não pode as cores usadas pela concorrência.
  11. 11. Dispositivos de abertura e fechamento: Oportunidades de inovação Melhorias de abertura e fechamento do produto resultam em benefício direto para o consumidor, e a praticidade e conveniência são atributos altamente valorizados pelos consumidores. Dispositivos de aberturas que eliminam o uso de ferramentas como tesouras ou abridores e permitem o fechamento após o uso, representam, avanços significativos para aceitação do produto.
  12. 12. COR: A cor é o principal elemento da comunicação, provocando estímulo visual como nenhum outro. Trata-se da decisão mais importante num projeto de design. As cores provocam estímulos e reações em seus receptores e podem, sim, ser associados a idéias, lembranças e sensações. As combinações de cores podem ser associadas, por exemplo: ao público infantil, podem ser alegres ou tristes, sofisticadas ou populares, modernas ou antiquadas, esportivas e dinâmicas, e assim por diante. Exemplo: preto e dourado com o preto predominando excelente combinação para produtos premium.
  13. 13. Produtos agrupados por cor.
  14. 14. Flip-top é um tipo de tampa que pode ser aberta sendo pressionada ou puxada, não sendo necessário rosqueá-la para fechar ou abrir. Mock up em resina: para fotografia
  15. 15. MOCK UP
  16. 16. Design de tampas e dispositivos de abertura e fechamento Representam um diferencial competitivo e estético capaz de desequilibrar a competição em uma categoria de produtos. A praticidade e conveniência são benefícios concretos que o consumidor valoriza e prefere, mas não é só isso o que acontece. Em sua evolução a indústria de embalagem sempre enfrentou o desafio de solucionar a questão da abertura e do fechamento do produto, sendo esta ainda hoje uma de suas principais preocupações.
  17. 17. Tampa easy open dispensou o abridor de latas, tornando muito mais fácil o acesso ao produto A legislação e os direitos dos consumidores incorporam também a necessidade de garantir a inviolabilidade do produto, fazendo com que a capacidade de lacrar se associe à de abrir e fechar
  18. 18. TENDÊNCIAS
  19. 19. Embalagens premiadas 2013
  20. 20. Boticário

×