Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

AULA 18.pptx

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Upcoming SlideShare
Periodo Composto
Periodo Composto
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 39 Ad

More Related Content

Similar to AULA 18.pptx (20)

Recently uploaded (20)

Advertisement

AULA 18.pptx

  1. 1. AULA 18
  2. 2. Concordância Nominal 01 02 Frase, oração e período Estudaremos hoje...
  3. 3. Concordância Nominal
  4. 4. Artigo Pronome Substantivo Numeral Adjetivo
  5. 5. Os nossos dois brinquedos preferidos foram quebrados.
  6. 6. Casos: Adjetivo referente a vários substantivos (Adjetivo depois do substantivo de mesmo gênero) Ex.: O governador recebeu ministro e secretário brasileiro. O governador recebeu ministro e secretário brasileiros.
  7. 7. Casos: Adjetivo anteposto (Concorda com o mais próximo se for adjunto adnominal) Ex.: Nunca vi tamanho desrespeito e ingratidão.
  8. 8. Casos: Duas possibilidades se for predicativo Ex.: Permaneceu fechada a porta e o portão. Permaneceram fechados a porta e o portão.
  9. 9. Casos: Dois adjetivos referentes a um substantivo (Duas possibilidades) Ex.: Meu professor ensina a língua portuguesa e a francesa. Meu professor ensina as línguas inglesa e francesa.
  10. 10. Casos particulares: Menos/menas Advérbios Alerta/Alerta Ex.: É proibida a entrada de menores. É proibido entrada de menores. Cerveja é bom. A cerveja é boa. Coragem é necessário. A coragem é necessária.
  11. 11. Frase, oração e período
  12. 12. A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que frase é todo enunciado que consegue transmitir ideias e traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação e interação verbal. Ex.: — Como assim? — Mas que horror! — O quê? — Preciso terminar aquilo. — Socorro!
  13. 13. Tipos de frases: ● Declarativas: não são marcadas por entonação expressiva ou intencional. Em geral, possuem declarações afirmativas e negativas e terminam com ponto final. Exemplo: Hoje não poderei ir ao médico. ● Exclamativas: entonação expressiva, reação mais exaltada. Em geral, termina com ponto de exclamação (!). Exemplo: Que feio! ● Imperativas: enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Em geral, sugere uma ordem e termina com pontos de exclamação (!) ou final (.). Exemplo: Grite mais alto! ● Interrogativas: entonação de pergunta. Em geral, termina com um ponto de interrogação (?). Exemplo: Quando você sai?
  14. 14. A oração é uma unidade sintática que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Ela pode ou não ter sentido completo. Quase toda oração tem um sujeito (o ser sobre quem se diz algo), mas é essencial que tenha um predicado (o que se diz sobre o sujeito). O predicado é um elemento fundamental na oração. Uma frase pode ser composta por uma ou mais orações. Ex.: Não tiraram quase nada. Quase acabamos! Faz muito calor nesta estação.
  15. 15. Tipos de oração: ● Oração coordenada ● Oração subordinada Na próxima aula...
  16. 16. O período é um enunciado linguístico que se forma de uma ou mais orações. Ou seja, essa estrutura sintática reúne uma ou mais orações e possui sentido completo. Ex.: As noites de inverno são muito frias! Paulo me chamou para explicar que chegará mais cedo. Ontem almoçamos em casa.
  17. 17. Tipos de período: ● Período simples: formado por apenas uma oração, também chamada de oração absoluta. Ex.: Os educadores receberam as avaliações. ● Período composto: formado por duas ou mais orações. Ex.: Ontem o dia estava chuvoso, por isso as meninas foram ao cinema, ao clube e depois voltaram para casa.
  18. 18. ● A frase é um enunciado de sentido completo que pode ser composta por uma ou mais palavras; ● A oração é uma frase que possui um verbo (ou locução verbal); ● O período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo ser simples ou composto.
  19. 19. CREDITS: This presentation template was created by Slidesgo, including icons by Flaticon, and infographics & images by Freepik. Thanks! @wesleyhericles

×