Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula 2 metodologia científica

477 views

Published on

Metodologia

Published in: Education

Aula 2 metodologia científica

  1. 1. Metodologia do Trabalho Científico (Introduções ao Universo Acadêmico): Conhecimentos, Ciência, Pesquisa, Sociedade, Universidade e Trabalhos Acadêmicos Prof. Me. Wellington Costa de Oliveira UFVJM
  2. 2. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Conceitos de Metodologia Científica A palavra Metodologia vem do grego; meta que significa ao largo; odos caminho; logos, discurso, estudo. Consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis e suas utilizações. Corresponde a um conjunto de procedimentos que auxiliam na obtenção do conhecimento. De acordo com Minayo (1999), entende-se por metodologia o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade.
  3. 3. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Conceitos e Funções A Metodologia do Trabalho Científico, enquanto disciplina da Educação Superior, possui a incumbência de inserir o aluno no universo da pesquisa científica, demonstrando suas configurações e possíveis trajetórias. Ainda, possui como intuito apresentar aos acadêmicos caminhos para construção de trabalhos científicos e teóricos, imprescindíveis para sua formação e atuação universitária, auxiliando o desenvolvimento do estudo e da pesquisa.
  4. 4. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Porque escrever uma pesquisa? 1. Educação Superior como Formação Científica, Profissional e Política 2 CONHECIMENTO 2.1 Conhecimento empírico 2.2 Conhecimento teológico 2.3 Conhecimento filosófico 2.4 Conhecimento científico
  5. 5. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Porque escrever uma pesquisa? 3 METODOLOGIA DA PESQUISA 3.1 A Metodologia e o Ensino Superior (O Conhecimento é obtido por meio da Leitura) 3.2 A Dinâmica de Estudo 3.3 A Leitura 3.4 O Estudo do Texto 3.5 A Transposição da Leitura 3.6 A Prática do Fichamento 4 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 4.1 A CIÊNCIA
  6. 6. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO O que é Ciência?
  7. 7. O que é Ciência? Conceitos e Funções Pode-se afirmar que ciência é um conjunto de informações sistematicamente organizadas e comprovadamente verdadeiras a respeito de um determinado tema. Contudo existem muitas maneiras de pensar, de organizar e de comprovar os estudos, dependendo do caminho que se segue (método). Os objetivos da ciência podem ser apresentados como a melhoria da qualidade de vida intelectual e vida material. Para o alcance dos objetivos, são necessárias novas descobertas e novos produtos. Os princípios da ciência podem ser classificados como: nunca absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substituído; a exatidão nunca é obtida integralmente, mas sim, através de modelos sucessivamente mais próximos; é um conhecimento válido até que novas observações e experimentações o substituam. O conceito apresentado por Ander-Egg (1978) define ciência como um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. Para Trujillo (1974), ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. Um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação. Pode-se considerar a ciência como uma forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagem rigorosa e apropriada (se possível com o auxílio da linguagem matemática), leis que regem os fenômenos. (Apostila P. 22)
  8. 8. Quais são os princípios da Ciência? Neste sentido, o conhecimento Científico deve ser: a) objetivo, porque descreve a realidade independente dos caprichos do pesquisador; b) racional, porque se vale, sobretudo, da razão e não da sensação ou impressões, para chegar a seus resultados; c) sistemático, porque se preocupa em construir sistemas de idéias organizadas racionalmente e em incluir os conhecimentos parciais em totalidades cada vez mais amplas; d) geral, porque seu interesse se dirige fundamentalmente à elaboração de leis e normas gerais, que explicam todos os fenômenos de certo tipo; e) verificável, porque sempre possibilita demonstrar a veracidade das informações; e f) falível, porque ao contrário de outros sistemas de conhecimento elaborados pelo homem, reconhece sua própria capacidade de errar e retificar descobertas e teorias.
  9. 9. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Quais são os princípios da Ciência?
  10. 10. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Objetivos da Ciência
  11. 11. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA O que é Conhecimento científico?

×