Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
As Imagens da Publicidade- Cigarro Marlboro
TEORIA DA COMUNICAÇÃO

Realização
Fabiane Fernandes Alves (1085908-2)
CIGARRO MARLBORO

As imagens da cultura da mídia são importantes, tanto pelo modo como são construídas e
tratadas formalme...
CIGARRO MARLBORO

Os anúncios dos cigarros Marlboro, tem como alvo os homens, e os da Virginia
Slims, tentam convencer as ...
CIGARRO MARLBORO

A Campanha do “homem Marlboro”, foi uma tentativa de conquistar o mercado
masculino, que mais tarde pass...
CIGARRO MARLBORO

O anúncio da Marlboro Lights, possui uma legenda, que descreve o produto como um
“cigarro com baixo teor...
CIGARRO MARLBORO

Os cigarros de variedade Lights, como no caso do Marlboro, associa o produto com a saúde
e o bem-estar.
...
CIGARRO MARLBORO

A propaganda está tão preocupada em vender estilos de vida e identidades socialmente
desejáveis, quanto ...
CIGARRO MARLBORO

O “homem Marlboro” era o centro da sua publicidade no começo da década de 1980, no
fim da década os sere...
CIGARRO MARLBORO

Esse anúncio pertence a um gênero de propaganda que obriga o consumidor a se esforçar
por descernir a ma...
QUESTIONÁRIO

1- Como ocorreu o surgimento do “Homem Marlboro”?
Da necessidade de conquistar o público masculino, já que o...
QUESTIONÁRIO

3- Com muitas informações sobre os riscos que o tabagismo oferece a saúde, foi obrigatório
acrescentar nos a...
QUESTIONÁRIO

4- O fato de associar o produto com a vaidade da pessoa, é muito comum, porém, os
anúncios de tabagismo, já ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Marlboro

875 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Marlboro

  1. 1. As Imagens da Publicidade- Cigarro Marlboro TEORIA DA COMUNICAÇÃO Realização Fabiane Fernandes Alves (1085908-2)
  2. 2. CIGARRO MARLBORO As imagens da cultura da mídia são importantes, tanto pelo modo como são construídas e tratadas formalmente, quanto pelos significados e valores que transmitem. “As indústrias que atuam no setor do tabaco, empreendem campanhas publicitarias, cuja finalidade é associar seu produto a imagens positivas e invejáveis, e a modelos de comportamento sexual.” (Kellner)
  3. 3. CIGARRO MARLBORO Os anúncios dos cigarros Marlboro, tem como alvo os homens, e os da Virginia Slims, tentam convencer as mulheres de que é charmoso fumar e que o produto é perfeito para as mulheres modernas. Na década de 1950, a Marlboro fez uma campanha com o objetivo de associar o cigarro à masculinidade ao “homem de verdade” , já que antes o Marlboro era visto como um cigarro fraco, para mulheres.
  4. 4. CIGARRO MARLBORO A Campanha do “homem Marlboro”, foi uma tentativa de conquistar o mercado masculino, que mais tarde passou a fazer parte do folclore americano, tornou-se um simbolo cultural facilmente identificável. Na década de 1980, passou a ser obrigatório incluir na parte de baixo do anúncio a advertência de que “fumar é prejudicial à saúde”, com isso os anúncios da Marlboro passaram a ter imagens de uma natureza, limpa, pura, saudável e natural.
  5. 5. CIGARRO MARLBORO O anúncio da Marlboro Lights, possui uma legenda, que descreve o produto como um “cigarro com baixo teor de alcatrão”. “ A estratégia de marketing consiste em sugerir aos homens, que eles podem ser ao mesmo tempo extremamente masculinos, como o homem Marlboro, e fumar um cigarro (supostamente) mais saudável…” (Kellner) Em 1930, a marca Lucky Strike, realizou uma campanha publicitaria que associava tabagismo e emagrecimento, e o Virginia Slims vale-se dessa tradição que está embutida no próprio nome do produto.
  6. 6. CIGARRO MARLBORO Os cigarros de variedade Lights, como no caso do Marlboro, associa o produto com a saúde e o bem-estar. No fim da década de 1980, a marca Capri, anunciava seu produto como “o mais fino, dos finos”, associando a esbelteza e feminilidade. “ A propaganda vende produtos e visões do mundo por meio de imagens, retórica e slogans justapostos em anúncios nos quais são postos em ação tremendos recursos artísticos, psicológicas e mercadológicas.” (Kellner)
  7. 7. CIGARRO MARLBORO A propaganda está tão preocupada em vender estilos de vida e identidades socialmente desejáveis, quanto em vender o próprio produto. O homem Marlboro está fumando masculinidade e vigor natural, enquanto a mulher Virginia Slims, está exibindo modernidade, esbelteza e poder feminino quando acende o seu “slim”.
  8. 8. CIGARRO MARLBORO O “homem Marlboro” era o centro da sua publicidade no começo da década de 1980, no fim da década os seres humanos desapareceram por completo de alguns anúncios, que projetam imagens puras da natureza hígida, associadas ao produto. Essa ausência de figuras humanas nos anúncios, poderia ser interpretada como sinal do apagamento do ser humano na sociedade pós moderna, porém em 1989, numa nova campanha publicitária, voltaram não só as figuras humanas, mas também o homem Marlboro em pessoa.
  9. 9. CIGARRO MARLBORO Esse anúncio pertence a um gênero de propaganda que obriga o consumidor a se esforçar por descernir a marca que está sendo vendida e decifrar o texto a fim de construir um significado. Já em 1990, a Marlboro voltou a reciclar velhas imagens, especialmente do famoso caubói e da natureza. “ A multiplicidade de estratégias nas propagandas de cigarro, mostra que as agências de publicidade do capitalismo contemporâneo, não estão muito seguras quanto aquilo que atrairá os consumidores para seus produtos ou quanto as imagens com as quais eles se identificarão,” (Kellner)
  10. 10. QUESTIONÁRIO 1- Como ocorreu o surgimento do “Homem Marlboro”? Da necessidade de conquistar o público masculino, já que o cigarro Marlboro era visto como um cigarro fraco, para mulheres. 2- Como a publicidade influenciou no crescimento da marca? As campanhas fez os homens se identificarem com o produto, eles não estão fumando apenas um cigarro, e sim a masculinidade e vigor natural.
  11. 11. QUESTIONÁRIO 3- Com muitas informações sobre os riscos que o tabagismo oferece a saúde, foi obrigatório acrescentar nos anúncios de cigarro a advertência “fumar é prejudicial à saúde”, como a Marlboro reagiu com isso? A Marlboro, mudou seus anúncios, apresentando imagens de natureza, pura, saudável,
  12. 12. QUESTIONÁRIO 4- O fato de associar o produto com a vaidade da pessoa, é muito comum, porém, os anúncios de tabagismo, já causou alguns problemas na sociedade, quais são eles? A marca Capri, anunciou um cigarro mais fino que os demais, associando a esbelteza e feminilidade, assim como esse e outros anúncios, já contribuiu para provocar distúrbios alimentares, e um grande aumento de anorexia entre mulheres jovens, além de casos de câncer. BIBLIOGRAFIA Kellner, Douglas. A Cultura da mídia, Edusc, 2001.

×