ESCOLA DE FRANKFURT
Realização
Fabiane Fernandes Alves (1085908-2)
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neomarxista, particularmente
associada com o Instituto para Pesqu...
Em 1933, após a ascensão de Hitler, o instituto deixou Alemanha para Genebra, antes de
se mudar para Nova Iorque.
Em 1935 ...
Os primeiros filósofos
Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor W. Adorno (1903-1969) são os principais
representantes da esco...
Em um texto escrito em 1947, "Dialética do Iluminismo", Adorno e Horkheimer definiram
INDUSTRIA CULTURAL como um sistema p...
Os meios de comunicação de massa, são propriedades de algumas empresas, que
possuem interesse em obter lucros e manter o s...
No texto "Dialética do Iluminismo", afirma que os meios de comunicação deixou de ser
arte, para ser negócio.
Segundo Adorn...
Mas foi com a chegada de Hitler ao poder, e com uma máquina de propaganda usada em
larga escala que os meios de comunicaçã...
A pessoas trocaram os livros, teatros e os concertos musicais, pela TV, absorvendo os
mesmos valores que predominam em sua...
Posteriormente, entre os anos 70 e 80, os frankfurtianos foram muito criticados.
Graças a pesquisas que demonstraram que a...
QUESTIONÁRIO
1- Como Horkheimer definia a indústria cultural?
Para Horkheimer a Industria Cultural, foi criada conforme as...
QUESTIONÁRIO
3- Quais foram as mudanças e melhorias que ocorreu com o crescimento da sociedade
industrial ?
Houve melhoria...
QUESTIONÁRIO
5- Desde o início, os pesquisadores de Frankfurt, se convenceram de que as mídias haviam
se transformado em f...
BIBLIOGRAFIA
Uol
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/escola-de-frankfurt-critica-
a-sociedade-...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Escola frankfurt

2,016 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,016
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
79
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Escola frankfurt

  1. 1. ESCOLA DE FRANKFURT Realização Fabiane Fernandes Alves (1085908-2) TEORIA DA COMUNICAÇÃO
  2. 2. Refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neomarxista, particularmente associada com o Instituto para Pesquisa Social; O Instituto de pesquisa, foi fundada em 1923, com o objetivo de fazer um levantamento histórico das lutas do movimento operário alemão; Em 1929, a direção foi assumida pelo o filósofo, Max Horkheiner , que mudou a linha de pesquisa, para compreender as relações entre modernidade e os problemas sociais;
  3. 3. Em 1933, após a ascensão de Hitler, o instituto deixou Alemanha para Genebra, antes de se mudar para Nova Iorque. Em 1935 tornou-se afiliado da Universidade Columbia, e os trabalhos começaram a ganhar uma recepção favorável na academia inglesa., mas somente em 1953 que o instituto foi restabelecido em Frankfurt
  4. 4. Os primeiros filósofos Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor W. Adorno (1903-1969) são os principais representantes da escola, fundada em 1924 na Universidade de Frankfurt, na Alemanha. No local, um conjunto de teóricos, entre eles Walter Benjamin (1892-1940), Jürgen Habermas (1929), Herbert Marcuse (1898-1979) e Erich Fromm (1900-1980), entre outros, desenvolveram estudos de orientação marxista. Eles foram responsáveis pela disseminação de expressões como ‘ Indústria Cultural’ e ‘ Cultura de Massa’.
  5. 5. Em um texto escrito em 1947, "Dialética do Iluminismo", Adorno e Horkheimer definiram INDUSTRIA CULTURAL como um sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura (filmes, livros, música popular, programas de TV etc) ,como mercadorias e como estratégia de controle social.
  6. 6. Os meios de comunicação de massa, são propriedades de algumas empresas, que possuem interesse em obter lucros e manter o sistema econômico vigente e continuar lucrando. Eles vendem-se filmes, seriados, estilos musicais, novelas e entre outros, não como bens artísticos e sim como produtos de consumo, contribuindo para a formação de pessoas ‘alienadas’ da realidade.
  7. 7. No texto "Dialética do Iluminismo", afirma que os meios de comunicação deixou de ser arte, para ser negócio. Segundo Adorno, os receptores dos meios de comunicação seriam vitimas dessa indústria, sendo induzidos a consumir produtos de baixa qualidade, por seguir uma ideologia imposta às pessoas. Adorno e Horkheimer vislumbraram os meios de comunicação de massa como uma perversão dos ideais iluministas do século 18.
  8. 8. Mas foi com a chegada de Hitler ao poder, e com uma máquina de propaganda usada em larga escala que os meios de comunicação foi usado como instrumentos ideológicos. O nazismo era uma prova de como a racionalidade técnica, que no Iluminismo serviria para libertar o homem, que estava escravizando o indivíduo na sociedade moderna. O poder econômico e politico foram empregados para impedir que as pessoas tomassem consciência de suas condições de desigualdade;
  9. 9. A pessoas trocaram os livros, teatros e os concertos musicais, pela TV, absorvendo os mesmos valores que predominam em sua rotina de trabalho. É desta forma que a indústria cultural exerceria controle sobre a massa. Como resultado, ao invés de cidadãos conscientes, teríamos apenas consumidores passivos.
  10. 10. Posteriormente, entre os anos 70 e 80, os frankfurtianos foram muito criticados. Graças a pesquisas que demonstraram que as pessoas não são tão manipuláveis quanto Adorno pensava na época. Além disso, nem toda produção cultural se resume à indústria. Apesar disso, Adorno e Horkheimer tiveram o mérito de serem os precursores da denúncia de um "totalitarismo eletrônico", em que diversão e assuntos importantes são "mixados" num só produto; em que representantes políticos são escolhidos como se fossem sabonetes. Neste sentido, a crítica permanece atual.
  11. 11. QUESTIONÁRIO 1- Como Horkheimer definia a indústria cultural? Para Horkheimer a Industria Cultural, foi criada conforme as exigências de um modelo empresarial de produção, onde a modernidade enxergava o conhecimento como liberdade, e ele como instrumento de dominação. 2- No texto "Dialética do Iluminismo", afirma que os meios de comunicação deixou de ser arte, para ser negócio. O que isso quer dizer? Que os meios de comunicação, deixou de oferecer qualidade, cultura as pessoas, oferecendo produtos em quantidade, de baixa qualidade, manipulando a sociedade adquirir.
  12. 12. QUESTIONÁRIO 3- Quais foram as mudanças e melhorias que ocorreu com o crescimento da sociedade industrial ? Houve melhorias das condições do proletariado, e os criticos teóricos reconheceram que a estrutura do capitalismo havia mudado de forma decisiva, e que a classe operária não incorporava a negação mais firme do capitalismo, os afastando progressivamente do marxismo operário. 4- “Para todos, alguma coisa é prevista a fim de que nenhum possa escapar; as diferenças vêm cunhadas e difundidas artificialmente." (Adorno & Horkheimer), ao que eles se referem? Eles referem-se ao consumidor, que substitui um produto por outro qualquer que desempenhe a mesma função, e por este motivo a Indústria Cultural seria apresentar um leque renovado de produtos a serem consumidos
  13. 13. QUESTIONÁRIO 5- Desde o início, os pesquisadores de Frankfurt, se convenceram de que as mídias haviam se transformado em forte instrumento de dominação de massas, e desenvolveram uma teoria. Qual é essa teoria e sua definição? Teoria critica da sociedade, que é um modo de fazer filosofia, integrando os aspectos normativos da reflexão filosófica, e confrontando-os com as questões sociais e promovendo a transformação da sociedade.
  14. 14. BIBLIOGRAFIA Uol Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/escola-de-frankfurt-critica- a-sociedade-de-comunicacao-de-massa.htm. Acesso em 06 de Out. 2013 Intercom Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/centrooeste2012/resumos/R31-0400-1.pdf Acesso em 06 de Out.2013 Comunicação-Midia Disponível em: http://comunicacao-midia.blogspot.com.br/2012/03/escola-de-frankfurt- de-comunicacao.html Acesso em 07 de Out. 2013

×