CURSO BÁSICO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS aula02

4,571 views

Published on

Aula02 do curso básico de história em quadrinhos UFMS

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,571
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
49
Actions
Shares
0
Downloads
198
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

CURSO BÁSICO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS aula02

  1. 1. AULA 02
  2. 2. EPISÓDIO ANTERIOR 1. Nos apresentamos e dissemos como as histórias em quadrinhos fazem parte de nossa vida. 2. Conversamos Falamos a respeito de alguns conceitos nos quadrinhos. 3. Exercício de criação de HQ com 4 textos.
  3. 3. BREVE HISTÓRICO • Pensando no sentido mais amplo das histórias em quadrinhos (HQs), que é o de narrar por meio de sequências de desenhos, podemos perceber que a origem desse conceito é bem antiga. Já nas épocas mais remotas da Pré-História, os homens das carvenas já faziam uso de pinturas rupestres para narrar acontecimentos. • Outro fato interessante, é que no século 19, alguns artistas como o suíço Rudolph Töpffer, o francês Georges Colomb e o italiano Angelo Agostini, já tinham pensado em unir texto e imagem. Agora, pensando no sentido mais moderno do termo histórias em quadrinhos, esse tipo de produção literária começou de maneira definitiva pelas mãos do artista norte-americano Richard Outcault, em 1895. A linguagem das histórias em quadrinhos, bem como o uso de personagens fixos que contam uma história por meio de ações fragmentadas em balões, surgiu primeiramente nos jornais sensacionalistas de Nova York. A primeira história em quadrinhos de que se tem notícia é a chamada “Yellow Kid” – Menino Amarelo, que fez enorme sucesso nos Estados Unidos. Foi a partir de Yellow Kid que as características importantes das histórias em quadrinhos passaram a ser empregadas. FONTE: http://www.sitedecuriosidades.com/ Qual a origem das histórias em quadrinhos?
  4. 4. • DESMEMBRANDO OS QUADRINHOS
  5. 5. 1-QUADRINHO É ARTE? Depende da técnica e do estilo do artista como autor
  6. 6. 2 - QUADRINHOS É ENTRETENIMENTO? Existem quadrinhos para entretenimento que nos divertem, e cumprem seu papel como um recurso didático.
  7. 7. 3-QUADRINHO É LINGUAGEM? LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
  8. 8. 4-QUADRINHO É UMA MÍDIA DE MASSA? Sim porque eles precisam se difundir. Precisam da cópia, da reprodução. Precisam alcançar o maior número de pessoas possíveis. Senão não cumprem sua função primordial: comunicar.
  9. 9. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  10. 10. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  11. 11. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  12. 12. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  13. 13. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  14. 14. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  15. 15. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  16. 16. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  17. 17. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  18. 18. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  19. 19. HISTÓRIA EM QUADRINHOS
  20. 20. ONOMATOPÉIAS
  21. 21. CALHAS
  22. 22. BALÕES E RECORDATÓRIOS ETC
  23. 23. EXERCÍCIO • CRIAR UMA BREVE TIRINHA contendo os elementos básicos que compõem uma História em Quadrinhos. • Balões de fala, pensamento, recordatórios, legenda etc. • Onomatopéias • Signos Cinéticos • Metáforas Visuais
  24. 24. Até a próxima semana • Me procurem no FACEBOOK e add minha fanpage para qualquer dúvida a respeito das aulas e informações.
  25. 25. • Não esqueçam de trazer seus materiais de desenho, lápis, canetas, ca netões, nanquim etc. Vamos falar sobre materiais.

×