Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Arcadismo

7,290 views

Published on

  • Be the first to comment

Arcadismo

  1. 1. Quadro representando um pastor de ovelhas – ilustração típica do Arcadismo
  2. 2. O Arcadismo se inicia no início do ano de 1700 e por isso recebe o nome também de Setecentismo, ou ainda neoclassicismo.
  3. 3. As ideias iluministas disseminaram-sepelo mundo, divulgando a filosofia doculto das ciências, da Razão e doprogresso. O ensino religioso, jesuítico emedieval, perdeu espaço e as escolastornaram-se laicas.
  4. 4. Como se vê, são muitasas transformações nesseperíodo. Politicamente, aaristocracia perde espaçoe poder para a burguesia.O tempo, diferentemente da época barroca, é de otimismo e confiança nohomem e na ciência comocaminho para se chegar a todas as verdades.
  5. 5. Características do arcadismo em Portugal: Rebeldia contra o Barroco Simplicidade da arte renascentista Atestava o desejo de repúdio às coisas inúteis Fuga da cidade Vida medíocre materialmente mas rica em realizações espirituais Convencionalismo amoroso
  6. 6. Imagem arcadismo em Portugal: Nicolas Lancret – The Servant Justified
  7. 7. Arcadismo na ArquiteturaO arcadismo na arquitetura foi produtode uma ação antibarroco, levado a cabopor artistas intelectuais do século XVIII.Os arquitetos formados do racionalismoiluminista e educados no entusiasmo quecresce a cada dia pela CivilizaçãoClássica, cada vez mais conhecida devidoaos progressos da história e daarqueologia.
  8. 8. Imagem Arcadismo na Arquitetura:
  9. 9. Arcadismo no BrasilO Arcadismo sedesenvolveu no Brasil noséculo XVIII prendendo-seao estado de Minas Gerais,onde havia descobertoouro. Esse fato marcou olocal como centroeconômico e cultural dacolônia portuguesa. Ideaisdo iluminismo era trazidoda Europa por membros daburguesia.
  10. 10. Características do Arcadismo no Brasil Valorização da vida no Campo Crítica a vida nos centros urbanos Uso de apelidos Objetividade Idealização da mulher amada Abordagens de temas épicos Linguagens Simples Pastoralismo e fingimento poético
  11. 11. Imagem da obra de Cláudio Manoel da Costa
  12. 12. CarineMariane PaulaCaliane

×