Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

As 5 Solas.pptx

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 26 Ad

More Related Content

Recently uploaded (20)

Advertisement

As 5 Solas.pptx

  1. 1. Reforma Protestante. 31 de outubro de 1517 / Outubro de 2022. 505 anos
  2. 2. O QUE FOI A REFORMA? ●A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana. e que culminou com a divisão e o estabelecimento de várias igrejas cristãs.
  3. 3. PRINCIPAIS CAUSAS: ❖Corrupção do clero – a prática da simonia (venda de objetos santos: espinhos, objetos pessoais de santos...) e a venda de indulgências (carta emitida pela igreja que dava perdão aos mortos e vivos: claro que mediante um pagamento)
  4. 4. ●Em 15 de março de 1517, o papa Leão X ofereceu indulgência aos que contribuíssem para a construção da basílica de São Pedro em Roma. ●Lutero e outros teólogos questionam a validade das indulgências. 4
  5. 5. ❖Crítica à moral dos padres – muitos eram envolvidos em escândalos amorosos, bebiam, vendiam os sacramentos, etc...
  6. 6. REFORMA ●Lutero, professor na Universidade de Wittenberg, se insurge contra a cobrança das indulgências. ●Em a 31/10/1517, Lutero pregou as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. ●As conciliações fracassaram e o Papa Leão X excomungou Lutero em 03/01/1521. 6
  7. 7. OS CINCO PILARES DA REFORMA PROTESTANTE
  8. 8. CINCO SOLAS Os reformadores protestantes estabeleceram o que seria conhecido como as “Cinco Solas” (sola é a palavra latina para única) da Reforma. Estes cinco pontos da doutrina formam os pilares da Reforma Protestante.
  9. 9. Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse: “A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”. 1. SOLA SCRIPTURA: Somente as Escrituras
  10. 10. LEIAM JUNTO COMIGO: ● “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro” (Sl 119.97). ● “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119.105). ● “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3.16-17).
  11. 11. ❖Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possaser veículo de revelação.
  12. 12. 2. SOLO CHRISTUS: Somente Cristo ❖A nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai
  13. 13. LEIAM JUNTO COMIGO: ● “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). ● “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). ● “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm 2.5).
  14. 14. ❖Se o evangelho estiver sendo pregado e a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada, esse evangelho é falso.
  15. 15. 3. SOLA GRATIA: SOMENTE A GRAÇA ❖ A Confiança desmerecida na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. Esta falsa confiança enche hoje o mundo evangélico – desde o evangelho da auto-estima até o evangelho da saúde e da prosperidade, desde aqueles que já transformaram o evangelho num produto vendável e os pecadores em consumidores.
  16. 16. ❖A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Os seres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça regeneradora.
  17. 17. LEIAM JUNTO COMIGO: ● “Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe” (Is 64.6). ● “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).
  18. 18. “Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais. Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar menos” (Philip Yancey).
  19. 19. 4.SOLA FIDE: SOMENTE A FÉ ❖A justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.
  20. 20. ● “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17). ● “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). ● “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6). LEIAM JUNTO COMIGO:
  21. 21. 5.SOLA DEO GLORIA: Somente a Deus a glória ❖Deus não existe para satisfazer as ambições humanas, os desejos, os apetites de consumo, ou nossos interesses espirituais particulares. Precisamos nos focalizar em Deus em nossa adoração, e não em satisfazer nossas próprias necessidades. Deus é soberano no culto, não nós. Nossa preocupação precisa estar no reino de Deus, não em nossos próprios impérios, popularidade ou êxito.
  22. 22. ❖Não podemos glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto- estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.
  23. 23. LEIAM JUNTO COMIGO: ●“Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8). ●“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).
  24. 24. 1.Somente a Bíblia 2.Somente Cristo 3.Somente a Graça 4.Somente a Fé 5.Somente a Glória de Deus A Igreja deve estar firmada nesses 5 pilares.
  25. 25. CONCLUSÃO ●A Igreja é de Jesus, e ele disse: “Edificarei a minha igreja” (Mt 16.18). ●“Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói” (1 Co 3.10).
  26. 26. Conclusão “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” (Gl 1.8).

×