Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Artropodes

3,367 views

Published on

Aula para ensino fundamental sobre artrópodes.

Published in: Science
  • Be the first to comment

Artropodes

  1. 1. São animais invertebrados que possuem patas articuladas; Artrópodes é uma palavra que vem do grego, onde arthron significa “articulação” e podos significa “pés”; Os artrópodes formam o conjunto mais numeroso de animais; Eles habitam os mais diversos ambientes e podem ser terrestres ou aquáticos.
  2. 2. São dotados de juntas móveis; Possuem corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome; Em alguns casos, pode ocorrer a fusão entre cabeça e tórax. Neste caso o corpo fica dividido em cefalotórax e abdome; Possuem exoesqueleto, que é resistente e limita o crescimento do animal; A troca de exoesqueletos ( do velho pelo novo) se chama ecdise ou muda.
  3. 3. De acordo com suas características, os artrópodes são agrupados em:
  4. 4. Vivem principalmente em ambientes terrestres, mas algumas espécies são aquáticas; Todos tem um par de antenas e três pares de pernas; A maioria possuem asas; Possuem um par de olhos compostos; Possuem olhos simples, que os permitem distinguir o claro do escuro; Excretam ácido úrico, que representa economia de água o organismo e característica importante da adaptação para a vida terrestre.
  5. 5. Alguns insetos depositam seus ovos no solo, dentro de frutas ou no corpo de outros animais. Depois de saírem dos ovos, podem se desenvolver de muitas maneiras: Alguns insetos saem do ovo com a forma do animal já adulto, só que de tamanho menor, sofrendo várias mudas ao longo do seu desenvolvimento. Ex.: traça. Outros animais sofrem metamorfose completa, ou seja, passam pelos estágios de ovo, larva, pupa, casulo e adulto. Ex.: mosca e borboleta. Já existem insetos que sofrem metamorfose incompleta, ou seja, do ovo nasce a ninfa, que passa por diversas mudas até tornar-se adulta. Ex.: barbeiro, barata, gafanhoto.
  6. 6. Os insetos possuem em seu abdome os espiráculos, que são pequenas aberturas; Os espiráculos comunicam-se com as traquéias, que se ramificam até chegar em vários tecidos e órgãos; A traquéia leva o oxigênio para todas as células do inseto; Por isso diz que sua respiração é traqueal.
  7. 7. Alguns insetos são transmissores de doenças tais como: Malária - transmitida pelo mosquito Anopheles; Filariose – transmitida pelo mosquito Culex; Doença de Chagas – transmitida pelo barbeiro; Peste Bubônica – transmitida pela pulga, etc.
  8. 8. A dengue é uma doença causada por vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A pessoa adquire dengue através da fêmea do mosquito, que ao picar uma pessoa doente, adquire o vírus, que se multiplica dentro do inseto e se alojam nas glândulas salivares. Ao picar uma pessoa saudável, a fêmea transmite o vírus da doença.
  9. 9. Próximas aulas falaremos de: CRUSTÁCEOS; ARACNÍDEOS; QUILÓPODES; DIPLÓPODES. Aguardo vocês. Até Lá!

×