Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Teorias da personalidade

24,916 views

Published on

Published in: Education
  • Login to see the comments

Teorias da personalidade

  1. 1. A Teoria de Traço Fatorial-Analíticode Raymond B. Cattell Teorias da Personalidade
  2. 2. INTRODUÇÃO E CONTEXTOHistória Pessoal:Raymond Bernard Cattell psicólogo norte-americano,nascido em 1905 na Inglaterra e falecido em 1998,terminou a sua licenciatura em Química na Universidadede Londres em 1924 a onde também recebeu seu Ph.D empsicologia sob a orientação de Spearman. Foi nesta cidadeque desenvolveu a sua atividade até 1937, ano em queregressou aos Estados Unidos da América. Aqui trabalhounas Universidades de Columbia, Clark e Harvard. A partirde 1944 passou a ocupar o lugar de investigador naUniversidade de Illinois.
  3. 3. INTRODUÇÃO E CONTEXTOTeoria do Traço Fatorial-Análitico:Elaborou um teste recorrendo a análises fatoriais,designado por 16 PF (Personality Factors), quetem por objetivo avaliar e distinguir os indivíduossegundo os fatores de personalidade, contribuindopara diversas áreas da psicologia, desde estudosda personalidade, passando pelo estudo dasemoções e motivação, até padrões decomportamento grupal e social.
  4. 4. INTRODUÇÃO E CONTEXTOA teoria dos traços, proposta inicialmente pelopsicólogo americano Raymond B. Cattell, ditaque a personalidade são traços que não são maisdo que a forma constante de comportamento queo indivíduo adota sob estimulação do meioambiente. Assim, tem-se tendência para classificaras pessoas por grupos compostos porcaracterísticas específicas, como, por exemplo, ostímidos ou os extrovertidos.
  5. 5. O DESENVOLVIMENTO DAPERSONALIDADE• NÍVEL DESCRITIVO• NÍVEL TEÓRICO – Hereditariedade – Ambientes – Aprendizagem
  6. 6. O DESENVOLVIMENTO DAPERSONALIDADEIntegração da maturação e daaprendizagem:Cattell iniciou seus estudos sobre a Psicologia na época em que trabalhavacom Charles Sperman que estava desenvolvendo um método de analisefatorial para o estudo de aprendizagem. Tempos depois ele recebeu o grau demestre em educação com uma dissertação intitulada “Testes deTemperamento e Perseveração”, sua primeira publicação sobre a estrutura dapersonalidade. Ele criou também uma série de testes de inteligência que foramamplamente utilizados e aperfeiçoados por Binet.Por volta de 1937 Cattell entrou como professor titular na Clarck University emMassachussetts onde trabalhou com o desenvolvimento de medidas objetivasdo comportamento para avaliação da personalidade e inteligência. Mas foi emHarvard que Cattell começou a trabalhar com o mapeamento e a definição dapersonalidade e motivação usando método de analise fatorial.
  7. 7. PESQUISA CARACTERÍSTICA EMÉTODOS DE PESQUISAAnálise da Hereditariedade-Ambiente:•Essa pesquisa mostra a flexibilidade com queCattell aplica seu instrumento de análise aoestudo dos traços dinâmicos de um únicoindivíduo. Cattell dá ênfase nos diferentes tipos deestudos de correlação que o investigador poderealizar.
  8. 8. PESQUISA CARACTERÍSTICA EMÉTODOS DE PESQUISAO Modelo de Personalidade dos Sistemas VIDAS:Técnica R: Abordagem de costume usada pelo psicólogo. Algunsindivíduos são comparados em termos de seu desempenho em doisou mais testes. São calculadas correlações para muitas pessoas, e osfatores obtidos são traços comuns.Técnica P: Escores de um mesmo indivíduo em várias medidas sãocomparados em diferentes ocasiões ou momentos, para tentar saberquão consistente é o comportamento do indivíduo.Técnica Q: Dois indivíduos são correlacionados em um grande númerode medidas diferentes. Nesse caso o coeficiente resultante representauma medida de semelhança ou variação entre os dois indivíduos.
  9. 9. PESQUISA ATUALA teoria evolutiva promete evitar o processo deteoria ao ancorar uma teoria da natureza humanaem processo que sabemos que governa toda vida.As teorias da personalidade são inconsistentescom a teoria evolutiva tem pouca chance de estacerta, ele raciocinou que há sobrevivência iareprodução individuais são os dois problemasadaptativos, adequadamente concebida aferisse apsicologia da personalidade a grande estruturaque ela busca.
  10. 10. PESQUISA ATUALOs cincos grandes fatores dapersonalidades:•Um dos progressos mais importantes napersonalidade de nos últimos anos é aemergência dos cinco grandes, como um modelogeral para descrever a estrutura da personalidade.
  11. 11. PESQUISA ATUALDesenvolvimento da personalidade:•Cattell(1965) indica que, em níveis normais dapersonalidade, podem ser verificados efeitosconsideráveis da hereditariedade. Depende daforma no qual a hereditariedade e o ambienteinteragem, algumas importantes generalizaçãosão possíveis, uma vez que os seus efeitos seapresentam sistematicamente correlacionados.
  12. 12. PESQUISA ATUAL
  13. 13. REFERENCIAS:• Teorias da Personalidade - Calvin S. Hall, Gardner Lindzey e John B. Campbell.• Introdução à Psicologia – Linda L. Davidoff 3º edição.• Dicionário Técnico de Psicologia - Álvaro Cabral, Eva Nick.• A Teoria dos Traços de Raymond Cattell for Apostila Psicologia Geral/ UEA - Profa. Graça Medeiros.• A estrutura do 16PF-5, versão espanhola: uma análise fatorial dos itens1 - Valdiney V. Gouveia, José María Prieto/ Universidade Complutense de Madri.
  14. 14. OBRIGADO!!!

×