Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Principais grupos de mamíferos fósseis

956 views

Published on

Seminário apresentado na disciplina de Paleontologia discutindo os principais grupos de mamíferos fósseis

Published in: Education

Principais grupos de mamíferos fósseis

  1. 1. Mamíferos Acadêmicos: Kamila Souto Leichtweis Núbia Carla de Sousa Silva Philip Soares teles Vinícius Costa e Silva Prof.: Pedro Paulo de Oliveira Disciplina: Paleontologia
  2. 2. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Incidência deste registros fósseis no Sítio Paleontológico de São José de Itaboraí - único depósito brasileiro conhecido que registra a primeira irradiação dos mamíferos após a extinção dos dinossauros (BERGQVIST et al., 2008). • Esta bacia foi explorada mediante a exploração de calcário da Bacia de Itaboraí por aproximadamente 50 anos para fabricação de cimento utilizado em inúmeras construções das quais destacamos o estádio do Maracanã e a ponte Rio-Niterói (BERGQVIST et al., 2008).
  3. 3. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Figura 1 - Situação atual da Bacia de Itaboraí, com imagens do local durante o período de exploração (décadas de 70 e 80). (1, 2) borda norte da bacia; (3) borda leste da bacia onde as camadas de calcário são mais horizontais; sobre estas nota-se o morro da Dinamite; (4, 5) falha São José; (6) borda oeste da bacia, onde as camadas de calcário estavam bastante obliquas em direção à Falha São José. Fotos: L. P. Bergqvist, F. Cunha e autores desconhecidos.
  4. 4. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Berqvist e Almeida (2004) destacam a porcentagem de famílias de mamíferos encontradas nas diferentes regiões do país. • Os registros encontrados nesta bacia contribuem para o maior percentual de famílias encontradas na região Sudeste
  5. 5. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis  Os mamíferos são o grupo mais abundante e diversificado, representando 39% do total de famílias presentes na bacia.  Dentre estes, os Marsupialia são os mais diversificados, estando representados por 25 gêneros distribuídos em oito famílias.  primeiros indícios da presença do grupo na bacia só foram descobertos em 1944.  “...escassos e inexpressivos fragmentos” - inicialmente  posteriormente detalhados como “...um pré-molar de um animal de bom porte, uma falange de um animal de pequeno tamanho e outros fragmentos menos expressivos.  Após estas tímidas descobertas, dezenas de milhares de fósseis foram sendo encontrados (BERGQVIST et al., 2008).
  6. 6. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Bergqvist e Almeida (2004) em sua pesquisa sobre a mastofauna e sua diversidade fóssil relataram em seu trabalho os principais grupos de incidência no Brasil. • Destaca-se os Rodentia (roedores), Chiropteros (morcegos), Marsupialia, Xenarthra ou Edentata ( tamanduá, tatu, preguiça) e os Carnívora.
  7. 7. • Rodentia
  8. 8. • Chiropteros
  9. 9. • Xenartrha / Edentata
  10. 10. • Carnívora
  11. 11. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Aos arredores da Bacia de Itaboraí, fósseis mais jovens (de idade pleistocênica) foram também encontrados, em um cascalheiro, revelando que o mastodonte (B) e preguiça gigante (A) já viveram em Itaboraí.
  12. 12. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Alguns poucos fósseis de idade pleistocênica foram também encontrados nos arredores da bacia, em um cascalheiro depositado sobre as irregularidades do gnaisse, ao sul da falha São José. Figura 4 - Fósseis da Bacia de Itaboraí. A, parte da maxila com dentes do notoungulado Colbertia magellanica (DGM 280-M); B, crânio, em vista oclusal, do marsupial Epidolops ameghinoi (DGM 321-M); C, placa da carapaça do tatu Riostegotherium yanei (UFRJ-DG 317-M), em vista dorsal; D, fragmento de maxila esquerda do xenunguado Carodnia vieirai, com P4-M2; E, parte da mandíbula com dentes do litopterno Miguelsoria parayirunhor (DGM 330-M);
  13. 13. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Segundo Bergqvist e Almeida (2004) o maior número de famílias da mastofauna encontradas se apresentaram no período do Pleistoceno.
  14. 14. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • O sítio do morro da Dinamite é de excepcional importância porque permitiu identificar, através dos artefatos lá encontrados, uma sequência tecnológica contínua que se iniciou há, pelo menos, 1 Ma (Pleistoceno médio). • Entre os artefatos encontrados, tem-se: choppers, bifaces, machado em lasca (hachereau), lascas de percussão violenta, raspadores grandes (racloir), facas de dorso.
  15. 15. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Os sítios de Itaboraí estão localizados estrategicamente em elevações, demonstrando que o homem pré-histórico evitava o confronto nas planícies com a megafauna pleistocênica. • uma região onde as grutas são raras.
  16. 16. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Um fóssil de nova espécie de ornitorrinco gigante é descoberto na Austrália. Este vem sendo considerado o maior ornitorrinco já descoberto e tinha dentes - característica que a espécie moderna não possui - e até o dobro do tamanho atual (Portal Terra, 2013). • Obdurodon tharalkooschild, ornitorrinco com dentes que permitiam ao mamífero comer presas (como a tartaruga) que
  17. 17. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • Acreditava-se que até recentemente que a linhagem do ornitorrinco era monotípica, com apenas uma espécie habitando a Terra em qualquer época. • A nova espécie, denominada Obdurodon tharalkooschild (o atual ornitorrinco tem o nome científico de Ornithorhynchus anatinus). • Tinha todas as características peculiares desse animal: bico de pato, pelo de lontra, cauda e patas de castor, com fêmeas que põem ovos e machos com esporões venenosos.
  18. 18. Principais Grupos de Mamíferos Fósseis • O dente singular que permitiu aos pesquisadores relatar a existência dessa espécie foi encontrado no sítio arqueológico de Riversleigh, em Queensland, na Austrália. Molar do ornitorrinco gigante escavado na Austrália.

×