Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Princípios de liderança bíblica em elias 5

5,618 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Princípios de liderança bíblica em elias 5

  1. 1. PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA BÍBLICA EM ELIAS TEXTO: 1° Rs 17.1 a 2°Rs2.14
  2. 2. O LÍDER E A SANTIDADE SIGNIFICADO DA PALAVRA: No A.T. a palavra hebraica para santidade éQadhôsh – separação ou extirpação. No N.T. a palavra grega para santidade é Hagios– puro ou santo. Estas palavras eram aplicadas às pessoas queeram separadas por Deus para o ofício religioso nacomunidade de Israel.
  3. 3.  CONCEITO: “Santidade é o principal atributo de Deus euma qualidade a ser desenvolvida em seusseguidores. "Santidade" e o adjetivo "santo"aparecem muitas vezes na Bíblia.No Velho Testamento, a primeira palavra parasantidade significa cortar ou separar.Fundamentalmente, santidade é um corte ouseparação de algo impuro e consagração ao que épuro” (Ilúmina).
  4. 4. ELIAS SEPARADO POR DEUS 1° Rs 17.1 “Então Elias, o tesbita, dosmoradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certocomo vive o Senhor, Deus de Israel, perante cujaface estou, nem orvalho nem chuva haveránestes anos segundo a minha palavra.” Um líder tem que ter convicção de suaseparação por parte de Deus. Como?
  5. 5. Através de sua convicção de salvação em DeusElias tinha certeza de sua salvação – 1 Rs19.4Como crente, você tem convicção de salvação?Estes textos esclarecem o que estamos tratando:Rm 8.16: “O próprio Espírito testifica com o nossoespírito que somos filhos de Deus”.1 Jo 3.9 “Todo aquele que é nascido de Deus nãovive na prática do pecado; pois o que permanece neleé a divina semente; ora, esse não pode viver pecando,porque é nascido de Deus” (outros textos 4.7;5.1,4,18).O líder não pode ter dúvida de sua salvação. A certezade nossa salvação nos motivará no laborioso eprazeroso processo de santificação, na totaldependência do Espírito Santo, até ao céu de Glória.
  6. 6.  Através do seu amor as coisas de Deus Elias tinha amor e zelo para com as coisas deDeus – 1 Rs 19.10,14 O líder tem que amar e zelar as coisas deDeus em santidade de vida. 1 Pe 1.15,16: “Segundo é santo aquele quevos chamou, tornai-vos santos também vósmesmos em todo o vosso procedimento, porqueescrito está: Sede santos, porque eu sou santo”(outros textos – Mt 6.33; Cl 3.1-4).
  7. 7. Através de sua obediência e prazer naPalavra de Deus Elias obedecia com prazer a lei de Deus – 1Rs 19.15-18 O líder deve obedecer e ter prazer na Palavrade Deus. A peregrinação de Israel no deserto durante 40anos foi castigo de Deus por desobediência – Nm14.27-33 Davi amava e obedecia a Palavra de Deus – Sl19.7-11
  8. 8. CONCLUSÃO 1 Ts 5.23: “ O mesmo Deus da paz vossantifique em tudo; e o vosso espírito, alma ecorpo, sejam conservados íntegros eirrepreensíveis na vinda de nosso Senhor JesusCristo”. Glória a Deus. Amém!

×