Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Princípios de liderança bíblica em elias 4

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Princípios de liderança bíblica em elias 4

  1. 1. TEXTO: 1° Rs 17.1 a 2° Rs 2.14
  2. 2.  O QUE É PROVIDÊNCIA? “Divina Providência, ou simplesmenteProvidência, é um termo teológico que se refere aopoder supremo, superintendência, ou agência deDeus sobre eventos na vidas das pessoas por todaa história. É a influência de Deus no futuro, onde eledecide o que irá acontecer no futuro e que nadaacontece sem que Deus permita.” (Wikipédia).
  3. 3.  CONCEITO DE LIDERANÇA:• “Um líder, segundo a sua definição mais simples, éalguém que comanda um grupo de seguidores. Liderar éir adiante, mostrar o caminho e inspirar outras pessoaspara que o sigam” (John Stott).• Segundo o minidicionário Ediouro da línguaportuguesa, liderar significa: “dirigir como líder,ocupar aposição de líder”. O líder é o “cabeça, chefe; o indivíduoou o grupo que ocupa o primeiro lugar em umacompetição”
  4. 4.  O real conceito de liderança segundo Cristoenvolve liderança pelo exemplo de servidão: “Sabei que os governadores dos povos osdominam e que os maiorais exercem autoridade sobreeles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quisertornar-se grande entre vós, será vosso servo; tal como oFilho do Homem, que não veio para ser servido, maspara servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt20.25-28).
  5. 5. • Significado do nome: O nome Elias é composto de dois nomesdivinos: El- Deus de poder Yah- Yahweh, o Deus eterno Elias = Deus Eterno e Todo-Poderoso ouYahweh é Deus. Deus era a força por trás do profetaElias e também o seu mentor.
  6. 6.  O verdadeiro líder depende de Deus para selocomover.
  7. 7. Elias é um excelente exemplo: - 1 Rs 17.3 – Depois de profetizar para o reiAcabe, recebeu a ordem de Deus: “Retira-te daqui,vai para a banda do oriente, e esconde-te junto àtorrente de Querite, fronteira ao Jordão”.
  8. 8.  - 1 Rs 17.9 – Depois da torrente de Querite,Deus lhe disse: “Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertencea Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma viúva quete sustente”. Outros textos: 1 Rs18.1; 19.7-9,15;21.17,18; 2 Rs 1.3. Abraão – Gn 12.1-4 Moisés – Êx 3.10-12 Filipe – At 8.26 Paulo – At 16.7 O líder cristão deve se locomover dentro da vontadede Deus. Paulo deixou este ensino bem claro aosGregos (At 17.28).
  9. 9.  O verdadeiro líder depende de Deus para sealimentar.
  10. 10. Elias é um excelente exemplo: - 1 Rs 17. 4, 6, 9 – Elias se alimentavadiretamente pela direta providência divina: “Beberásda torrente: e ordenei ao corvos que ali mesmo tesustentem.” “Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne,como também pão e carne ao anoitecer; e bebia datorrente.” “Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence aSidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulherviúva que te sustente.”
  11. 11. - 1 Rs 19. 5- 8 – “Deitou-se, e dormiu debaixo dozimbro; eis que um anjo o tocou,e lhe disse: Levanta-te,ecome. “Olhou ele, e viu, junto à cabeceira um pão cozidosobre pedras em brasa, e uma botija de água. Comeu,bebeu,e tornou a dormir.” “Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhedisse: Levanta-te, e come,porque o caminho te serásobremodo longo”. “Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e com a forçadaquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noitesaté Horebe, o monte de Deus”. Elias se alimentava espiritualmente em Deus. Mateusregistrou a importância da total dependência em Deus (Mt6.25-34).
  12. 12. Outros exemplos bíblicos de dependência deDeus: Israel no deserto durante 40 anos – Êx 16.11-15; 17.3-7. Jesus 40 dias e 40 noites no deserto sealimentando espiritualmente de Deus – Mt 4.2. Paulo aprendeu a viver em toda e qualquersituação, inclusive passar fome – Fl 4.12.
  13. 13.  O verdadeiro líder depende de Deus para ministrara palavra.
  14. 14. - 1 Rs 17.1, 14, 24 – O Evangelista Marcos escreveuas palavras de Jesus: “Ide por todo mundo e pregai oevangelho a toda criatura” (Mc. 16. 15). Elias foi um fiel pregador da Palavra de Deus. Eleentregava ao povo o que Deus lhe mandava. “Então Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade,disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus deIsrael, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuvahaverá nestes anos segundo a minha palavra.” “Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinhada tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija nãofaltará, até ao dia em que o Senhor fará chover sobre aterra. “Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora,que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor natua boca é verdade.”
  15. 15. Outros grandes pregadores da Bíblia: Esdras: O grande escriba e reformador doTemplo de Salomão. Se destacou como pregador:“Esdras,o escriba, estava num púlpito de madeira,que fizeram para aquele fim...” – Ne 8. 4 Pedro: Pregou seu maior sermão no dia dePentecoste: “Então se levantou Pedro, com os onze;e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos:Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém,tomai conhecimento disto e atentai em minhaspalavras” – At 2. 14
  16. 16.  O verdadeiro líder depende de Deus pararealizar a obra. - 1 Rs 17. 24 – “Então a mulher disse a Elias:Nisto conheço agora, que tu és homem de Deus, eque a palavra do Senhor na tua boca é verdade.” Elias dependia totalmente de Deus para realizara obra que Deus tinha lhe designado. O grandemomento foi o confronto de Elias com os profetasde Baal. Deus foi glorificado. Todo líder tem queglorificar a Deus.
  17. 17. - 1 Rs 18. 36-40 – “No devido tempo para seapresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profetaElias, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e deIsrael, fiquei hoje sabido que tu és Deus em Israel, e que eusou teu servo, e que segundo a tua palavra fiz todas estascousas.” “Responde-me, Senhor, responde-me, para que estepovo saiba que tu, Senhor, és Deus, e que a ti fizesteretroceder o coração deles.” “Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto,e a lenha, e as pedras,e a terra,e ainda lambeu a água queestava no rego.” “O que vendo todo o povo, caíram de rosto em terra, edisseram: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!.” “Disse-lhes Elias: Lançai mão dos profetas de Baal,que nem um deles escape. Lançaram mão deles; e Elias osfez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.”
  18. 18.  Paulo: Completou a sua obra na total dependência de Deus – 2 Tm 4. 6-8 Timóteo: Foi motivado por Paulo para cumprir cabalmente seu ministério – 2 Tm 4. 5 Tito: Foi colocado em Creta para realizar a obra de Deus – Tt 1. 5-9
  19. 19. Somos, líderes, totalmente dependentes de Deus:“Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece emmim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mimnada podeis fazer” (Jo 15. 5).

    Be the first to comment

    Login to see the comments

Views

Total views

2,762

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

205

Actions

Downloads

53

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×