Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação lendas

5,925 views

Published on

Slides para aula sobre lendas.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Apresentação lendas

  1. 1. Objetivos: Aumentar o repertório dos alunos; Permitir que os alunos conheçam algumas lendas brasileiras, bem como sua importância na nossa cultura. Público alvo: alunos de 2ºano
  2. 2. Você sabe o que são lendas?
  3. 3. Lendas são histórias contadas pelo povo e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
  4. 4. Vamos conhecer algumas lendas!
  5. 5. Boto É representado por um homem jovem, bonito e charmoso e muito perfumado que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira do rio e as engravida. Antes da noite terminar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto. Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica.
  6. 6. Mula-sem-cabeça Lenda do interior, conta que uma mulher se apaixonou por um padre e teve um romance com ele. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira ela se transforma num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
  7. 7. Lobisomem Esta lenda é conhecida em várias regiões do mundo. Diz a lenda que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
  8. 8. Curupira Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
  9. 9. Que tal você pesquisar e conhecer outras lendas? Negrinho do Pastoreio Bumba-meu -boi
  10. 10. Referências: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm https://www.google.com.br/search?q=lendas&newwindow=1&source= lnms&tbm=isch&sa=X&ei=c9n8U- 7aLe3nsASNl4CgAg&ved=0CAkQ_AUoAg&biw=1366&bih=622 http://www.gifsgratis.com.br/lendas-e-crendices-sereias.php

×