Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Práticas do RH

4,001 views

Published on

Rotinas do Dpto. Pessoal

Published in: Recruiting & HR
  • Be the first to comment

Práticas do RH

  1. 1. NESSA AULA VAMOS APRENDER SOBRE: • A importância do setor de RH; • CTPS – • Contrato de trabalho; • Alterações de salário; • Anotações de férias; • FGTS; • Anotações Gerais. Carteira de Trabalho e Previdência Social
  2. 2. O RH O setor de Recursos Humanos é o setor responsável pelos funcionários da empresa, desde sua admissão até sua demissão. O RH, como é conhecido, possui, basicamente, três setores com atribuições distintas: admissão, controle/manutenção e demissão.
  3. 3. CARTEIRA DE TRABALHO • Criação – 1932 • CLT – 1945 • Nova CTPS – 1997 • Emitido pela DRT • Idade Mínima – 14 anos
  4. 4. VÍDEO A NOVA CARTEIRA DE TRABALHO
  5. 5. ANTIGA NOVA
  6. 6. Conhecendo a carteira de trabalho
  7. 7. CARTEIRA DE TRABALHO - FUNÇÃO 1. Constitui documento de identificação e qualificação profissional do trabalhador; 2. Fornece às autoridades administrativas os elementos necessários para manutenção e atualização do cadastro profissional dos trabalhadores; 3. Serve de prova do contrato de trabalho.
  8. 8. O CONTRATO DE TRABALHO É o documento que disciplina a prestação de serviço (jornada, salário, duração etc), fazendo lei entre as partes. Quando da sua elaboração, as partes são livres para negociar todas as suas cláusulas, porém, essas cláusulas não podem contrariar as disposições de proteção ao trabalho.
  9. 9. O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA Tem a finalidade de promover o conhecimento recíproco das partes envolvidas, no caso, empregador e empregado. Terá duração mínima de 15 dias e máxima de 90 dias, podendo ser prorrogado por período igual, desde que não ultrapasse os 90 dias previstos.
  10. 10. IMPORTANTE Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43) determina o prazo de dois dias para a Carteira de Trabalho e Previdência Social ser entregue com as devidas anotações para o contratado. O extravio ou inutilização da carteira de trabalho por culpa da empresa, ocasiona uma multa equivalente à metade do valor do salário mínimo regional.
  11. 11. SALÁRIO O salário é o valor pago pelo empregador, em contraprestação aos serviços executados pela empresa. O salário é todo valor pago ao funcionário, abrangendo assim, os benefícios e comissões. Salário + Valores pagos por terceiros = Remuneração
  12. 12. SALÁRIO O salário é o valor pago pelo empregador, em contraprestação aos serviços executados pela empresa. O salário é todo valor pago ao funcionário, abrangendo assim, os benefícios e comissões. Salário + Valores pagos por terceiros = Remuneração
  13. 13. FÉRIAS Férias são os dias de descanso remunerado ao qual o empregado tem direito, de acordo com a frequência no trabalho (Art. 130, CLT)
  14. 14. FGTS O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado na década de 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Sendo assim, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na CAIXA, em nome dos seus empregados e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
  15. 15. ANOTAÇÕES GERAIS "É vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social. (Acrescentado pela Lei nº 10.270/2001, DOU 30-08-2001)."
  16. 16. O que é CBO?

×