Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto Audioteca

711 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Projeto Audioteca

  1. 1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADE FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA PROGRAMA ROMPENDO BARREIRAS: LUTA PELA INCLUSÃO Projeto AUDIOTECA Equipe Coordenação Geral: Eneida Simões da Fonseca Coordenação Pedagógica: Valeria de Oliveira Silva Bolsista: Hugo Leonardo R. B. de Souza Faculdade de EngenhariaBolsista Voluntária: Vanessa Lourdes Juvêncio Mendonça Faculdade de Pedagogia
  2. 2. IntroduçãoA educação inclusiva é um processo em que seamplia a participação de todos os estudantes nosestabelecimentos de ensino da educação infantilao ensino superior.Trata-se de uma reestruturação da cultura, daprática e das políticas vivenciadas nasinstituições de ensino de modo que estasrespondam à diversidade de quem temnecessidades educacionais especiais emdecorrência de uma deficiência.
  3. 3. Projeto AudiotecaNos últimos vinte e dois anos, além dedisponibilizar tecnologias assistivas (TA) paragraduandos da UERJ com deficiência eusuários da comunidade externa, a Audiotecavem possibilitando a formação inicial deprofissionais que, depois de passar peloprojeto, permanecem atuando como agentesde inclusão.
  4. 4. ObjetivoDada a necessidade demanter-se um acervo queatenda às necessidades deseus usuários emdiferentes áreas doconhecimento, o projetoconta com a participaçãoefetiva de bolsistas ecolaboradores já formadose em formação nas áreashumanas, exatas ebiomédicas.
  5. 5. Atividades- Leitura de textos presencial, das mais variadas áreas,para usuários com deficiência visual.- Gravação de textos em arquivos de áudio, para que osusuários possam estudar com autonomia, através douso de leitores de telas e ouvindo os arquivos em mp3.- Leitura presencial para os graduando com deficiênciada UERJ, Campus Maracanã, dos dias de prova, paraque estes usuários tenham igualdade de oportunidadequando avaliados.- Transcrição de textos em áudio para usuários surdos ecom dificuldades motoras que o impeça de escrever.
  6. 6. InclusãoDisponibilizando aos usuáriosda Audioteca materiais que,dificilmente, são acessadospor pessoas com deficiênciassensoriais e motoras, oProjeto está mantendo-se hávinte e dois anosininterruptos.Vale ressaltar que o ProjetoAudioteca foi o primeiro a sercadastrado do Sub-Reitoria deExtensão (SR3) pelo ProgramaRompendo Barreiras (PRB).
  7. 7. AtualmenteHoje a Audioteca tem um bolsista do 6° períododo curso de Engenharia Mecânica que ingressouno Projeto para atender à necessidade deprodução de materiais em áudio, Braille etranscrições de ciências exatas e, sempre quepossível, devido a grande procura de usuários deciências humanas, acaba auxiliando empesquisas e produções de outros áreas doconhecimento.
  8. 8. ConclusãoCom a produção de instrumentosacadêmicos de comunicação, informaçãoem áudio e para leitura tátil, visual e como auxílio de leitores de telas, os usuáriosque recorrem ao Projeto Audioteca sãoatendidos com equidade.À todos que procuram os serviçosoferecidos pelo Programa RompendoBarreiras, independente da suadeficiência, são oferecidas as TAnecessárias a sua inclusão escolar eacadêmica.
  9. 9. CONTATOS∗ Blog do Rompendo Barreiras http://uerjrompendobarreiras.blogspot.com∗ E-mail do PRB rompendobarreiras2011@gmail.com∗ PROGRAMA ROMPENDO BARREIRAS: LUTA PELA INCLUSÃO / Faculdade de Educação∗ Pavilhão João Lyra Filho -12º andar – bl “A” - s. 12001∗ Telefone: 23340303∗ E-mail: eneida@uerj.br

×