Defesa de mestrado Valeria de Oliveira 9.8.13

621 views

Published on

Nesta dissertação pesquisamos sobre a adequações curriculares para estudantes com deficiência visual total (cegos) incluídos no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), modalidade EAD, semipresencial, o qual faz parte do consórcio CECIERJ/CEDERJ/UAB. Tendo como orientação teórico-metodológica a pesquisa–formação a partir da multirreferencialidade, construímos uma proposta de inclusão acadêmica com e-acessibilidade para estudantes com deficiência visual total (cegos). A partir do uso de tecnologias assistivas online e presencial, a proposta em questão foi construída com base nas necessidades educacionais especiais de estudantes que não têm qualquer percepção visual. No decorrer da pesquisa, dialogamos com teóricos que orientaram nossa argumentação, dentre eles destacamos: Roberto Macedo, Marie-Christine Josso, Jacques Ardoino, Michel de Certeau, Nilda Alves, Edméa Santos, André Lemos, Pierre Lèvy, Lucia Santaella, Simone Santos Leal Ferreira, Rosana Glat. Durante dois semestres, buscamos através das narrativas da estudante Vanessa de Rodrigues identificar as dificuldades que marcaram seus insucessos durante três anos como discente de um curso superior online. Despois desde convívio presencial e online, construímos alternativas exequíveis que possibilitassem o acesso da estudante ao currículo praticado com/para os demais graduandos no ambiente virtual de aprendizagem. Além da inclusão acadêmica em um curso superior online, Vanessa Rodrigues tornou-se uma leitora imersiva, que vivencia a cibercultura e produz escritas autorais no ciberespaço. Procurando entender o universo de quem não é capaz de perceber o mundo através dos olhos, para orientar nossa formação docente na área do atendimento educacional especializado de graduandos com cegueira, além das narrativas da estudante em questão, agregamos à pesquisa informações de outros praticantes culturais com deficiência visual. Com essa dissertação, esperamos contribuir para visibilizar mudanças que orientem alternativas didático-pedagógicas capazes de levar à formação de professores do ensino a distância capazes de atuar em ambientes acadêmicos virtuais inclusivos capazes de receber estudantes com necessidades acadêmicas específicas decorrentes da sua condição de pessoa com deficiência visual total, a cegueira.

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
621
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Defesa de mestrado Valeria de Oliveira 9.8.13

  1. 1. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura Mestre: Valeria de Oliveira Silva Orientadora: Professora Dra. Edméa Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Educação - FACEDU Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  2. 2. Itinerâncias, Práticas e Implicação com o Campo Pedagoga, Linguista, Especialista em Educação Especial, com atuação na área das deficiências sensoriais: visuais e auditivas Coordenação Pedagógica do Programa Rompendo Barreiras/UERJ, docente/tutora da disciplina “Informática na Educação” e responsável pela formação da equipe da disciplina. Luta pelos direitos de estudantes com deficiência; representante da UERJ no conselho estadual de direitos da pessoa com deficiência. Pesquisadora do GPDOC SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  3. 3. SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  4. 4. Pesquisa-Formação Multirreferencial A Pesquisa-formação se situa na corrente de uma metodologia de compromisso dos pesquisadores numa prática de mudança individual ou coletiva, que inclui um conjunto de atividades extremamente variadas. (JOSSO, 2010, p. 101). SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  5. 5. Dispositivos da Pesquisa: imersão no cotidiano – conhecendo nossa principal interlocutora , suas praticantes pedagógicas e culturais e-mails Facebook Twitter MSN conversas cotidianas Skype apoio pedagógico presencial telefone Com a pesquisa foi possível ter a dimensão da real importância “ do que seja um sujeito em formação, uma identidade, social e cultural se fazendo em formação. [...] Em nossa avaliação, aqui está a pertinência e uma das bases epistemológicas e políticas da “escuta sensível” proposta por René Barbier (1997) e de “escuta compreensiva e dialogal” perspectivada por Marie-Christine Josso (2002). (MACEDO, 2010, p.54) SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  6. 6. Registros e Notas de Campo áudio fotos textos autorais vídeo diário de pesquisa Se falta ao pesquisador um laço emocional em relação à pesquisa, a qualidade do projeto (e mesmo sua conclusão) pode estar arriscada. Para estes autores, isto não está assegurado somente pelo comprometimento, mas também pela qualidade das observações do pesquisador, das notas de campo e das habilidades analíticas . (Macedo, 2004, p.154 e 155). SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  7. 7. 1ª Questão de estudo Quem são os praticantes com deficiência visual imersos na cibercultura e de que forma se autorizam no ciberespaço? SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  8. 8. APessoacomDVnoCiberespaço SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  9. 9. Nativo Digital SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  10. 10. 2ª Questão de estudo Que contribuições traz a investigação à educação e ao desenvolvimento de práticas formativas para professores a partir de atos de currículos que valorizem o saber trazido pelos praticantes da pesquisa com deficiência visual total? SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  11. 11. Mini Curso Avaliação do AVA TA para pessoas com DV SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  12. 12. Formação em atos SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  13. 13. 3ª Questão de estudo Como garantir que o graduando com deficiência visual total do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ, modalidade EAD, habite o ciberespaço com autonomia e apresente produções autorais? Com a garantia de acesso, permanência e conclusão de cursos superiores com interfaces online, que tipo de relação é possível estabelecer entre esta investigação e os fundamentos teóricos, metodológicos e tecnológicos capazes de tornar um ambiente virtual de aprendizagem e-acessível para graduandos com deficiência visual total? 4ª Questão de estudo SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  14. 14. Resultados ... Noções Subsunçoras 1. Conhecimento de Si 2. Transformação Política 3. Compromisso com o Coletivo 4. Produções Autorais 5. Reconhecimento da Formação: • Acadêmica, • Sociocultural, • Para o uso do digital em rede. SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  15. 15. Depois desse debate, Vanessa que já havia nos surpreendido ao criar seu Facebook em maio de 2012, passou a intensificar suas participações autorais como praticante da cibercultura. SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  16. 16. O que é e-acessibilidade? e-Acessibilidade vai além das práticas de consumo de informação. Uma pessoa com deficiência visual total, ao habitar o ciberespaço, deve encontrar liberdade para expressar-se de forma autoral a partir do uso de dispositivos conectados em redes que possibilitem a convergência de mídias para criar, recriar e cocriar, em igualdade de condições com quem não tenha qualquer limitação sensorial. SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  17. 17. A partir da Pesquisa- Formação, hoje encontramos os rastros da Vanessa no Ciberespaço “Graças a Deus meu celular morreu afogado” “(...) Com este celular eu tenho acesso à internet? Se não tenho não quero (...)” Vanessa vem dialogando em rede com outros praticantes culturais que não são, obrigatoriamente, pessoas com deficiência visual. “Eu quero um smartphone para acessar meu face, postar no face e tuitar” SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  18. 18. Então se pode dizer que ficar sem internet é ficar cego duas vezes! Risos! Vanessa Rodrigues SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  19. 19. (...) ganhei, com certeza, bastante conhecimento e não foi pela metade, porque aquilo que os meus olhos não puderam ver os seus viram, os seus bolsistas viram e me descreveram, então eu também pude ver. Eu não ficarei com a formação pela metade, [...] sairei com grandes conhecimentos e mais que isso, uma experiência de alguém que acredita na educação, eu vi que é possível, porque houve resultado de uma estudiosa vir em busca de mim, em busca das dificuldades e procurar uma solução, é... eu não tenho mais porque não acreditar na educação. Vanessa Rodrigues nos fala: Sobre sua formação ... SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  20. 20. Eu não acreditava na inclusão, para mim a inclusão era só teórica. [...] Hoje eu vejo em você alguém que não é cega e lutou por uma pessoa cega, por um grupo de alunos com deficiência visual e por todos em geral. Então eu vejo assim, é... qual o meu papel nisso tudo? Sobre Inclusão e seu Compromisso... SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  21. 21. Mas aí você começou a trazer a perspectiva de um trabalho publicado, você começou a trazer a perspectiva de que a gente divulgando a informação podemos mostrar que não só eu mas todas as pessoas com deficiência são capazes. Você me deu a oportunidade de eu ser docente de um curso, então eu comecei a pensar: gente, espera aí, as minhas reivindicações são muito isoladas, pessoais. Elas não trazem muitos efeitos permanentes, mas sim imediatos, quando trazem. Hoje em dia eu vejo que não, que realmente, como eu dizia, antigamente, eu não quero ser mártir , lembra? Então, hoje em dia eu vejo como eu me posiciono em luta pelo movimento inclusivo, em pensar no próximo, na possibilidade da inclusão de outros, eu estou pensando não só em mim, mas na realidade geral. Sobre Compromisso e Engajamento ... SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  22. 22. Sobre a e-Acessibilidade ... Embora as práticas inclusivas ampliem o sentido da acessibilidade, nesta pesquisa nos dedicamos à flexibilização do que é entendido por e-acessibilidade. Por ser mais um fenômeno da cibercultura, a e-acessibilidade é a possibilidade de a pessoa com deficiência conhecer, reconhecer e fazer uso de diferentes recursos de informações e serviços da internet, navegar entre hiperlinks e tornar-se um praticante com produções autorais compartilhadas no ciberespaço. e-Acessibilidade significa que o ambiente virtual franqueia o acesso de todos, viabiliza produções autorias a partir de diferentes usos e garante as criações, recriações e cocriações, realizadas, inclusive, por quem tem uma deficiência e depende de tecnologias assistivas para efetivar seu trânsito e imersão no ciberespaço com autonomia. Valeria de Oliveira Rio de Janeiro, UERJ, FacEdu, ProPEd, 9.8.2013 SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
  23. 23. SILVA, Valeria de Oliveira. e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

×