Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

1

Share

Download to read offline

Criatividade e inovação nas empresas

Download to read offline

Criatividade e Inovação

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Criatividade e inovação nas empresas

  1. 1. COMO A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO TORNAM AS EMPRESAS MAIS COMPETITIVAS Prof. Ms. Valdec Romero Castelo Branco T&D Treinamento e Desenvolvimento Humano e Profissional profvaldec@uol.com.br https://sites.google.com/site/profvaldec
  2. 2. CRIATIVIDADE Inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar etc.
  3. 3. O LDC – O Lado Direito do Cérebro O hemisfério direito do cérebro funciona com os componentes de uma visão mais ampla, por exemplo, entender uma imagem, uma cena, uma fotografia, um desenho ou um quadro. O LDC – O Lado Esquerdo do Cérebro O lado esquerdo do cérebro corresponde a lógica que lida com palavras, números, raciocínio lógico, análise, listas e sequências.
  4. 4. Se você quer ser criativo, você pode cantar e dançar.
  5. 5. Se você quer ser inovador, deve criar um ambiente onde floresçam cantores e dançarinos. Júlio Ribeiro
  6. 6. . O pensamento criativo supõe uma atitude, uma perspectiva, que leva a procurar ideais, a manipular conhecimento e experiência. OECH, Roger Von. Um toc na cuca. São Paulo: Livraria Cultura , 1988, p. 18-19
  7. 7. Por que alguns são criativos e outros não? Simples, porque algumas pessoas exercitam mais a criatividade do que outras!
  8. 8. As ideias devem, na verdade, contribuir de forma útil, inovadora e duradoura. Elas precisam estar presentes nas ações e atitudes, organizacionais pessoais e profissionais.
  9. 9. Hoje, a capacidade de inovar é mais do que um instrumento profissional: é uma questão de sobrevivência”. Roger Von Oech
  10. 10. POR QUE DEIXAMOS DE SER CRIATIVO? Primeiro, as escolas tradicionais não preparam as pessoas para o imprevisível. Segundo, as situações inesperadas tendem a se multiplicar nas nossas vidas, precisamos aprender como lidar com isso. Terceiro, parte das pessoas sempre buscam suas zonas de conforto para se acomodarem, para sofrerem menos; pior, na maioria das vezes, acreditam que essa atitude as protegerá do inevitável: a mudança constante. “O esperado nunca acontece, e o inesperado sempre.” J. M. Keynes (Economista
  11. 11. Criatividade é a capacidade de dar origem a coisas novas ou únicas, ou então de encontrar novos e melhores modos de se resolver antigos problemas.
  12. 12. A cultura criativa nas empresas é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos estabelecidos.
  13. 13. O PROCESSO CRIATIVO Romper velhos modelos mentais Como desenvolver o pensamento criativo Primeiro é preciso aprender a desaprender para poder Rever, Questionar, Descobrir Novos Valores, Paradigmas, Crenças.
  14. 14. O problema não é ser criativo, todos nós nascemos criativos, o ideal é “estar criativo” , ou seja, é ação de estarmos constantemente abertos a novas ideias, indagarmos sobre o porque das coisas, tentarmos invariavelmente modificar aquilo que nos cerca etc.
  15. 15. Inovar [Do lat. innovare.] 1. Tornar novo; renovar. 2. Introduzir novidade em.
  16. 16. Existem dois momentos importantes no desenvolvimento de novas ideias: a fase germinativa e a fase prática. Na fase germinativa, as ideias são geradas e manipuladas; na fase prática, são avaliadas e executadas.
  17. 17. Inovação é = novas ideias + ações que produzem resultados. Ernest Gundling: The 3M Way to Inovation. Neste sentido, a inovação pode ser entendida como o somatório de uma ideia nova, mais a implementação de ações, mais os resultados obtidos. Inovação = ideia + implementação de ações + resultados
  18. 18. “Inovação é, para espécie humana, o principal vetor que possibilitou sua sobrevivência. Inovar, portanto, faz parte da nossa natureza.”
  19. 19. Um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. CULTURA DE INOVAÇÃO Promover
  20. 20. O PROCESSO DE MUDANÇA
  21. 21. “As pessoas não resistem às mudanças; elas resistem a serem mudadas.” Richard Beckhard foi um pioneiro no campo do desenvolvimento organizacional.
  22. 22. “Aja ou sofra a ação de outros” Stephen R. Covey (Escritor)
  23. 23. BIBLIOGRAFIA ANDREASSI, Tales. Gestão da inovação tecnológica. Rio de Janeiro: Thomson Learning, 2006. FERNANDES, Maury Cardoso. Criatividade: um guia prático – preparando-se para as profissões do futuro. São Paulo: Futura, 1998. PREDEBON, José. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. São Paulo: Atlas, 2003. OECH, Roger Von. Um chute na rotina – os quatro papeis essenciais no processo criativo. São Paulo: Cultura, 1987. ______________. Um toc na cuca. São Paulo: Livraria Cultura , 1988. MATTOS, José Fernando At All. Mobilização empresarial pela inovação: cartilha gestão da inovação, Brasília: CNI, 2010. MIRSHAWKA JUNIOR, Vitor. Qualidade da criatividade. Volumes I e II. São Paulo: DVS, 2001.
  24. 24. VALDEC ROMERO CASTELO BRANCO Professor universitário há 25 anos, formado em administração de empresas; mestre em administração de empresas; mestre em educação, administração e comunicação (multidisciplinar); pós- graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior. Leciona disciplinas, na graduação e pós-graduação, ligadas as áreas de economia e administração. Coordenador do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos. Ministra, desde 1995, palestras, cursos, treinamentos, seminários, workshops, cursos in company etc. Ex-sócio da Lume Recursos Humanos, empresas especializada em mão de obra temporária e efetiva, terceirização, cursos, palestras etc. Autor dos livros: Empresa eficaz, gestão por competências e humanização nas empresas / Educação em foco: pedagogia na visão de um administrador / Inteligência de Mercado (coautor) / Aprendizagem organizacional: da pedagogia a gestão estratégica de recursos humanos / Rumo ao Sucesso: aprenda como transformar sua vida profissional em uma carreira de sucesso / Comida, Sexo & Administração (ensaios sobre liderança) / Emprego, educação e família no Brasil: os efeitos da globalização na economia brasileira / O Brasil do Desemprego. . https://sites.google.com/site/profvaldec
  • HudsonSousa4

    Jul. 22, 2015

Criatividade e Inovação

Views

Total views

1,546

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

3

Actions

Downloads

63

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×