Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula 2 Concordância

707 views

Published on

  • Be the first to comment

Aula 2 Concordância

  1. 1. CONCORDÂNCIAPORTUGUÊSProf.: Alyni
  2. 2. ADJETIVO NA FUNÇÃO DEPREDICATIVO DO OBJETOA. Quando o núcleo do objeto for expresso por um único substantivo, o adjetivo concorda com ele em gênero e número.Ex.: Encontrou a mãe exaustaEx.: Levou o cachorro machucadoEx.: Comemos o pão amassado
  3. 3. B. Objeto apresenta 2 ou mais núcleos com substantivo do mesmo gênero: o adjetivo vai para o plural no gênero desses substantivos.Ex.: Enviou as malas e a caixas amassadas.Ex.: Perdeu o boné e o sapato velhos.Ex.: Abraçou mãe e filha tristes.
  4. 4. C. Objeto apresenta 2 ou mais núcleos, com substantivos de gêneros diferentes: Adjetivo fica no masculino plural.Ex.: Fizemos lembranças e cartões natalinos.Ex.: Comemos carne e peixe grelhados.Ex.: Compramos o carrinho e a boneca vermelhos.
  5. 5. D. Se anteposto ao objeto o predicativo concorda com o mais próximo.Obs.: só vai o plural se os objetos estiverem no pluralEx.: Ela apagou a clara luz o somEx.: A professora considerou errado o trabalho e a prova.Ex.: A mãe viu assustada a filha e o filho.
  6. 6. E. Se anteposto com gêneros iguais: concorda com o gênero e vai para o plural.Ex.: Deixei magoadas a filha e a mãe.Ex.: Comprei caros o batom e o espelho.F. Se os gêneros forem diferentes: concorda com o mais próximo.Ex.: Notei que estão afastados a filha e o pai.Ex.: Acharam queimados torradas e pães
  7. 7. 3. Dois ou mais adjetivos para um substantivo que está determinado por artigo.A. O substantivo fica no singular e se emprega um artigo para cada adjetivo.Ex.: Emília fala a língua francesa e a alemã.Ex.: Escrevi o texto infantil e o adulto.Ex.: Comemos o frango frito e o cozido.
  8. 8. B. O substantivo vai para o plural e se omite o artigo do segundo adjetivo:Ex.: A moça fala as línguas italiana e inglesa.Ex.: Agradecemos aos funcionários cozinheiro e assistente.Ex.: Comprei as tintas verde e azul.
  9. 9. ADVÉRBIOS:MENOS, ALERTA E PSEUDO. São invariáveis dentro das frases, desde que desempenhem a função de advérbio.Ex.: Há menos coisas entre você eu.Ex.: Ela é menos baixa que você.Ex.: Estamos alerta sobre o risco.Ex.: Há dez anos estamos menos ricas.
  10. 10. SOBRE AS PALAVRAS:BASTANTE,MUITO,POUCO,MEIO, CARO E BARATOA. Empregadas como adjetivo: variam.Ex.: Comprei bastantes frutas.Ex.: Os chocolates baratos ficam atrás.Ex.: Quero meia melancia.
  11. 11. B. Empregadas como advérbio: invariáveis.Ex.: As crianças estão bastante agitadas.Ex.: Ela está meio triste.Ex.: Estamos meio tensas.Ex.: Ficaremos muito animadas na viagem.
  12. 12. SÓ E SÓSA. Adjetivo -> variável (subst.: sozinho (a))B. Advérbio -> invariável (subst.: apenas, somente)Ex.: Eles ficaram sós.Ex.: Espero só até meia noite.Ex.: Somos só dois sonhadores.Ex.: “Ela só que, só pensa em namorar” (Luiz Gonzaga)
  13. 13. POSSÍVEL/ POSSÍVEIS O adjetivo POSSÍVEL varia de acordo com o artigo que precede as palavras MAIS ou MENOS.Ex.: Fiz as compras o mais rápido possível.Ex.: Ficamos as mais nervosas possíveis.Ex.: Fale o mais depressa possível.
  14. 14. É PROÍBIDO, É NECESSÁRIOÉ BOM, É PRECISOA. São invariáveis se o sujeito não aparecer determinado por artigo.Ex.: É proibido falar alto.Ex.: Foi necessário música e dança.Ex.: É bom viagem.
  15. 15. B. São variáveis, concordando com sujeito em gênero e número, se o mesmo for determinado por artigo.Ex.: Foram precisas a calma e a alegria.Ex.: Foi boa a viagem.Ex.: Está proibida a entrada de menores.Ex.: São necessários os documentos de identificação.
  16. 16. NOITE ESTRELADA (VAN GOGH)

×