Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Rafael sampaio aba

613 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Rafael sampaio aba

  1. 1. Associação Brasileira de Anunciantes Comitê de Melhor Prática de Sustentabilidade UNOMARKETING 28 de Setembro de 2010 Rafael Sampaio – VP Executivo
  2. 2. Histórico e Projetos Inicio das atividades em 2007, sob a denominação de Responsabilidade Socioambiental para a Sustentabilidade já com um trabalho concluído: a pesquisa “Avaliação da Gestão de Responsabilidade Social”, realizada junto às suas associadas, com o objetivo de parametrizar suas tomadas de decisão e definir escopo de ação. As conclusões da pesquisa são utilizadas até hoje pelo meio acadêmico, em Fóruns e apresentações, dada a sua relevância. Em 2009, para dimensionar a evolução desse cenário, foi realizada uma nova avaliação. (Disponível em www.aba.com.br) Acompanhando essa evolução, revisou-se, no início de 2010, seus propósitos e plano de ação, com a alteração de sua denominação para Comitê de Melhor Prática de Sustentabilidade.
  3. 3. Proposta de Compromisso Público Com o objetivo de produzir acervo de conhecimento, o Comitê comprometeu-se a desenvolver um Guia de Recomendações para uma Comunicação Sustentável, que servirá como orientação aos anunciantes em suas práticas de referência nesse âmbito. O benchmark para essa ação derivou da Charte d'engagements des annonceurs pour une communication responsable da Associação Francesa de Anunciantes O Guia conterá 7 premissas iniciais, baseadas nas seguintes recomendações:
  4. 4. Guia de Recomendações para uma Comunicação Sustentável 1. Comunicação que contemple critérios de Sustentabilidade para nortear a organização em sua gestão e práticas de divulgação interna e externa, gerando impacto positivo na sociedade; 2. Promover a aderência do público interno aos critérios do Código de Comunicação, previamente às divulgações externas, por meio da disseminação multidisciplinar desses conceitos e práticas; 3. Assegurar que todas as comunicações internas e externas estejam de acordo com as políticas e códigos definidos para uma comunicação sustentável;
  5. 5. Guia de Recomendações para uma Comunicação Sustentável 4. Estimular nas mensagens de comunicação, a adoção de condutas responsáveis pelos diversos públicos; 5. Desenvolver parcerias com fornecedores que considerem práticas éticas e responsáveis; 6. Incentivar a adoção de conceitos ambientais nos critérios de seleção de ferramentas de Comunicação; 7. Incentivar a adoção de práticas que promovam o desenvolvimento social nas ações de Comunicação.
  6. 6. Elaboração do Guia  Será estruturado e detalhado durante o IV Fórum ABA de Sustentabilidade (25/10/2010).  Os participantes do Fórum terão a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento das recomendações básicas, possibilitando uma reflexão prática e de acordo com suas demandas efetivas em seu dia-a-dia.  Como inspiração, serão apresentados aos participantes exemplos práticos de empresas que já elaboraram e/ou implantaram seus Códigos de Comunicação com critérios de Sustentabilidade; empresas que já exerçam práticas sustentáveis na sua cadeia de valor; além de agências cujo expertise é o engajamento do público interno.
  7. 7. Outros compromissos da ABA Apresentar durante a próxima edição do ENA, em 2011, a proposta de incluir a Sustentabilidade aos “mandamentos” (Princípios Fundamentais) da ABA (será o 9° objetivo permanente da entidade); Pensar a médio e longo prazo em indicadores e no envolvimento maior dos associados, dividido em vários níveis de maturidade – desde o óbvio “não mentir” até o desejável de ser totalmente sustentável.
  8. 8. ABA – Associação Brasileira de Anunciantes Melhores Práticas. Melhores Resultados. Comitê de Melhor Prática de Sustentabilidade Presidente: Renata Macedo – Philips do Brasil www.aba.com.br

×