Funções da linguagem

4,165 views

Published on

Funções da Linguagem. Material para fins didáticos.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,165
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
186
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Funções da linguagem

  1. 1. por Prof. Tim Bagatelas
  2. 2.  Existem seis elementos no ato de comunicação: o locutor ou emissor, o interlocutor ou receptor (a pessoa com quem se fala), o canal ou contato (o som e o ar, o meio físico), o referente ou contexto (o assunto), o código (a língua) e a mensagem ou texto (a conversa).
  3. 3.  Na função emotiva ou expressiva a ênfase é dada no locutor (destinador ou emissor) da mensagem. A linguagem é subjetiva, centrada na primeira pessoa verbal. É comum, nesse tipo de função, o uso de reticências, exclamações e interjeições – pontuações que expressam emotividade.
  4. 4. Se Eu Morresse Amanhã! (Álvares de Azevedo)Se eu morresse amanhã, viria ao menosFechar meus olhos minha triste irmã;Minha mãe de saudades morreriaSe eu morresse amanhã!Quanta glória pressinto em meu futuro!Que aurora de porvir e que manhã!Eu perdera chorando essas coroasSe eu morresse amanhã!(...)Mas essa dor da vida que devoraA ânsia de glória, o dolorido afã...A dor no peito emudecera ao menosSe eu morresse amanhã!
  5. 5. A função referencial ocorre quando se põe ênfase no referente (ou contexto), ou seja, quando há informação objetiva a ser transmitida. Normalmente emprega-se a terceira pessoa verbal, pois se fala de algo ou de alguém.É comum sua utilização em textos jornalísticos e científicos.
  6. 6. MORREU UM GRANDE ESCRITOR Morreu neste domingo (27) o escritor e colunistada Folha Moacyr Sclyar, 73. A morte ocorreu à 1h. Segundoo Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde ele estavainternado, Scliar teve falência múltipla dos órgãos. O escritor sofreu um AVC (acidente vascularcerebral) isquêmico no dia 17 de janeiro. Ele já estavainternado para a retirada de pólipos (tumores benignos) nointestino. Logo depois do AVC, o escritor foi submetido a umacirurgia para extirpar o coágulo que se formou na cabeça.Depois da cirurgia, ele ficou inconsciente no centro deterapia intensiva. O quadro chegou a evoluir para a retirada dasedação, mas no dia 9 de fevereiro o paciente foi abatidopor uma infecção respiratória e teve de voltar a ser sedadoe à respiração por aparelhos. UOL 27/02/2011 - 03h39
  7. 7. A função conativa ou apelativa ocorre quando o foco está no interlocutor (ou receptor), a quem se deseja influenciar pela mensagem. É a interpelação enfática a alguém. Geralmente, quando temos a função conativa há do pronome “você”. Ocorre também o emprego de verbos no modo imperativo, como aparece no texto a seguir:
  8. 8.  Na função fática, o objetivo do emissor é estabelecer a comunicação e manter o canal aberto, isto é, manter a comunicação ativa. Essa função pode ser verificada sempre que iniciamos um contato verbal ou quando precisamos verificar se este contato se mantém ativo, vivo e estabelecido.
  9. 9. Vejamos um diálogo extraído do livro A hora da estrela, deClarice Lispector, em que se percebe a ausência de diálogosentre Macabéa, a protagonista, e seu namorado: ele: - pois é! ela: - pois é o quê? ele: - eu só disse pois é! ela: - mas pois é o quê? ele: - melhor mudarmos de assunto por que você não me entende. ela: - entende o quê? ele: - santa virgem Macabéa, vamos mudar de assunto e já!
  10. 10.  Nafunção poética o objetivo do emissor é o trabalho com a construção da mensagem. Nela o que se ressalta é o trabalho criativo realizado com a linguagem.A função poética pode ser explorada em verso e em prosa, mas também em anúncios publicitários e na linguagem cotidiana.
  11. 11. O que se destaca na função metalinguística é o código, que é utilizado para explicar a si mesmo. Ocorre metalinguagem quando a palavra é utilizada para falar sobre a própria palavra, um poema fala sobre o poema ou sobre o escritor ou ainda os elementos que integram o processo de escrita. Quando uma pintura fala sobre a pintura, um filme fala sobre o próprio filme, uma tirinha sobre a própria tirinha, etc. Nesses casos, então há metalinguagem.
  12. 12. Acima de Qualquer Suspeita (José Paulo Paes)a poesia está mortamas juro que não fui eueu até que tentei fazer o melhor que podia para salvá-laimitei diligentemente augusto dos anjos paulo torres car- los drummond de andrade manuel bandeira murilo mendes vladmir maiakóvski joão cabral de melo neto paul éluard oswald de andrade guillaume appolinaire sosígenes costa bertolt brecht augusto de camposnão adiantou nadaem desespero de causa cheguei a imitar um certo (ou incerto) josé paulo paes poeta de ribeirãozinho estrada de ferro araraquarenseporém ribeirãozinho mudou de nome a estrada de ferro araraquarense foi extinta e josé paulo paes parece nunca ter existidonem eu
  13. 13. René Magritte

×