De stijl

9,708 views

Published on

De stijl

  1. 1. De Stijl
  2. 2. Historia´ No início do século XX, Holanda, Alemanha e Rússia ocuparam a vanguarda na evolução do design gráfico internacional. O De Stijl começou em 1917, nos Países Baixos, quando Mondrian, Van Doesburg e o arquiteto Bart Van Der Leck lançaram a revista que deu nome ao movimento. A revista, de tiragens pequenas, foi o eixo de coesão dos artistas, apresentando idéias e teorias sobre a nova concepção artística apresentada.
  3. 3. Historia´ O auge do movimento foi entre 1921 e 1925, quando Van Doesburg convidou artistas de toda parte e fez várias conferências pela Europa para divulgar seu movimento. Essas palestras ajudaram também a intensificar a tendência idealista da escola de Design industrial Bauhaus, onde Doesburg lecionou. Em 1925, o movimento começou a perder forças com a saída de Mondrian. Houve um conflito entre ele e Van Doesburg acerca do uso das linhas diagonais que Doesburg passou a fazer, para Mondrian, os ângulos retos eram os pilares da teoria neoplástica.
  4. 4. Páginas da revista De Stijl
  5. 5. Páginas da revista De Stijl
  6. 6. Movimento O De Stijl foi um dos mais idealistas movimentos do século XX e um dos grandes marcos da arte moderna, chamado de “o mais puro dos movimentos abstratos”. O objetivo era desvencilhar a pintura do campo de representação e abraçar o abstracionismo total, procurando a síntese das obras de arte. O De Stijl se caracterizava pelo caráter quase religioso de seus membros, que acreditavam que existia uma lei que regiam a expressão artística e que viam em sua arte um modelo para relações harmoniosas julgadas possíveis para indivíduos e sociedade.
  7. 7. Pintura Bart van der Leck - Composição 2
  8. 8. Pintura Bart van der Leck - Composição
  9. 9. Pintura Burgoyne Diller Tela Primeira
  10. 10. Pintura Burgoyne Diller - Tela Segunda
  11. 11. Pintura Friedrich Vordemberge-Gildewart - Composição No 15
  12. 12. Pintura Friedrich Vordemberge-Gildewart - Composição No 194
  13. 13. Pintura Georges Vantongerloo - Composição XVII
  14. 14. Pintura Ilya Bolotowsky Diamante Negro
  15. 15. Pintura Ilya Bolotowsky - Tondo in red, yellow and white
  16. 16. Pintura Marlow Moss - Composição em Vermelho, branco e cinza
  17. 17. Pintura Theo van Doesburg - Composição Aritmética
  18. 18. Pintura Theo van Doesburg - Composiçãocom Amarelo, Vermelho e Azul
  19. 19. Pintura Theo van Doesburg - Construção de Cores
  20. 20. Piet Mondrian Na pintura, Mondrian permanece como um dos principais pintores do século XX, influenciando múltiplas gerações e correntes abstratas. Ele rompeu e renegou a arte figurativa, promoveu um salto de uma concepção estética com origens no cubismo e ajudou a pintura abstrata ser vista com admiração e seriedade. Suas composições únicas entraram no imaginário popular e foram apropriadas pela indústria cultural, até hoje vemos design de capas de livros influenciadas por suas obras.
  21. 21. Piet Mondriam - Broadway Boogie-Woogie
  22. 22. Piet Mondrian - Composição com cinza e marrom claro
  23. 23. Piet Mondrian - Composição em vermelho, amarelo e azul
  24. 24. Piet Mondrian -Composição em Amarelo , Vermelho e Azul
  25. 25. Arquitetura e Escultura Na arquitetura e desenho industrial, a influência do De Stijl foi ainda mais longe. Com o intercâmbio com o Bauhaus, o ideal neoplástico ficou imensamente popular, criando inúmeras peças em escala industrial inspiradas no estilo holandês. Esse estilo é visto como algo moderno, voltado para o futuro. Algumas peças, como a Cadeira de Rietveld, são associadas a uma atitude voltada para o futuro.
  26. 26. Georges Vantongerloo - Aéroport plus armature Escultura
  27. 27. Georges Vantongerloo - Komposition aus dem Ovoid Escultura
  28. 28. Escultura Gerrit Rietveld - Cadeira em Zig Zag
  29. 29. Escultura Gerrit Rietveld - Cadeira para criança
  30. 30. Escultura Gerrit Rietveld Cadeira vermelha e amarela
  31. 31. Escultura Gerrit Rietveld - Mesa e cadeira
  32. 32. Arquitetura Casa - Jacobus Oud
  33. 33. Arquitetura Casa de Robert van 't Hoff
  34. 34. Arquitetura Casa desenhada por Jacobus Oud
  35. 35. Arquitetura Gerrit Rietveld - Casa Rietveld Schröder
  36. 36. Arquitetura Jan Wils - Deen Hag
  37. 37. Arquitetura Jan Wils - Estádio Olímpico de Amsterdan
  38. 38. Influencias^ A influência do De Stijl pode ser sentida até hoje, particularmente nos campos da pintura e arquitetura. Mas podemos ver a influência do De Stijl até nos ambientes mais improváveis, como na música.
  39. 39. Videos Piet Mondrian http://www.youtube.com/watch?v=srNY9tR-RXk Gerrit Rietveld http://www.youtube.com/watch?v=IjiEbuZTtJ0 Ilya Bolotowsky http://www.youtube.com/watch?v=VHYe1l8rZX8 Theo Van Doesburg http://www.youtube.com/watch?v=KakkHKChXTA
  40. 40. Fim

×