Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

[Moda] Estudo do evento Casa de Criadores

935 views

Published on

Este é um rápido estudo feito para o evento Casa de Criadores, com a consideração da análise de dados originados pela plataforma de monitoramento de mídias sociais por geolocalização, Geofeedia.

Published in: Data & Analytics
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

[Moda] Estudo do evento Casa de Criadores

  1. 1. THINKING INSIGHT APRESENTA: ESTUDO DE MÍDIAS SOCIAIS POR GEOLOCALIZAÇÃO CASA DE CRIADORES ABRIL, 2015
  2. 2. A Casa de Criadores é um grande evento lançador de novos estilistas da moda brasileira que chegou a sua 37ª edição em 2015.
  3. 3. Neste ano, tudo aconteceu em dois lugares diferentes: Bairro da Barra Funda Estádio do Pacaembu Palestras que antecederam os desfiles Apresentação dos desfiles De 22/04 A 25/04
  4. 4. E por curiosidade fomos monitorar tudo que aconteceu pelos arredores do local dos desfiles
  5. 5. Com o objetivo de gerar alguns insights para as marcas explorarem na próxima edição.
  6. 6. Para que isso fosse possível, usamos a Geofeedia, um produto do portfólio da Exponential, que faz monitoramento de redes sociais com base em geolocalização. Clique na imagem para acessar o site da empresa
  7. 7. RESULTADOS
  8. 8. FORAM 586 MENÇÕES CAPTURADAS Apesar do encerramento do evento ocorrer no dia 24 de Abril, algumas publicações ocorreram na madrugada do dia 25. Os maiores volumes se concentraram nos dias 23 e 24. 70 206 235 75 22/04/2015 23/04/2015 24/04/2015 25/04/2015 Não foram todas as pessoaspresentes no evento que mencionaram o perfil e/ou as hashtags da Casa dos Criadores, 12%das menções no local eram sobre o evento, mas não havia uma identificação na menção.
  9. 9. E A GRANDE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO Tratando-se de um evento de moda era de se esperar que a imagem seria muito importante. Por isso a principal ferramenta utilizada foi o Instagram, com 88% das menções – importante destacar que vídeos também estiveram bem presentes.
  10. 10. ASSOCIADA À RELEVÂNCIA DOS BASTIDORES Se você acha que os flashes ficaram apenas concentrados nas passarelas, está enganado. Muitas pessoas que trabalharam ou frequentaram registram o que aconteceu atrás das cortinas, um verdadeiro making of espontâneo.
  11. 11. FAZ COM QUE AS EMPRESAS OLHEM ATENTAMENTE A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO REAL TIME. Tendo a área de criação e redação muito próxima à de business intelligence. Homens 47% Mulheres 32% Empresas 21% Apesar do grande envolvimentode perfis de veículos, os usuários comuns foram os mais participativos, principalmente os perfis masculinos.
  12. 12. IMAGINE SE... Identificar as menções das pessoas que comentaram espontaneamente sobre o evento Saber da localização delas Levar até o local que ela está um produto e/ou brinde da marca participante?
  13. 13. É POSSÍVEL, VEJA:
  14. 14. Estes foram os perfis masculinos mais ativos durante os desfiles: @kaiquebellido 20 posts @eliseusantanah 16 posts @grilomu 14 posts
  15. 15. @anadalmolin97 8 posts @marciadecassiaribeiro 7 posts @patriciamonaco 7 posts E esses foram os perfis femininos mais ativos durante os desfiles:
  16. 16. Kaique gostou de fotografar momentos que antecederam os desfiles:
  17. 17. IMAGINE, ENTÃO, SE UMA MARCA DE CELULARES DESSE PARA KAIQUE UM NOVO MODELO DE SMARTPHONE QUE TIRA FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO?
  18. 18. Daria resultado: Produção de Conteúdo Engajamento
  19. 19. E QUANDO ANALISAMOS O QUE FALARAM DOS ESTILISTAS? 18 estilistas mostraram o seu talento nos desfiles, mas teve quem brilhou mais nas redes sociais.
  20. 20. 1º FERNANDO COZENDEY A participação do coletivo Drag-se no desfile do estilista foi destaque nas redes sociais. 16% das menções de estilistas #fernandocozendey @fernandocozendey Cozendey
  21. 21. 2º IGOR DADONA Muitas menções em conjunto com outros estilistas e elogios à coleção marcaram os comentários sobre o estilista. 14% das menções de estilistas #igordadona @igordadona Dadona
  22. 22. 3º ROBER DOGNANI Os comentários foram focados no desfile, principalmente com fotos da modelo que desfilou com uma cobra em volta do pescoço. 14% das menções de estilistas #roberdognani @roberdognani Dognani
  23. 23. OCKSA x DOGNANI Se forem consideradas apenas as menções de perfis de agências de comunicação, veículos, blogs especializados e outros canais não relacionados a pessoas físicas, os estilistas mais mencionados foram os mesmos, com exceção de Rober Dognani que perdeu a 3ª posição para Också. #roberdognani X #ocksa
  24. 24. IMAGINE SE... Você obter um relatório do dia anterior para saber a repercussão de cada desfile. Passar feedbacks mais precisos para as agências de PR. Servir informações para os estilistas adaptarem suas coleções.
  25. 25. Tudo pode ficar mais fácil. E você pode ver mais neste estudo feito sobre a primeira edição do Tomorrowland Brasil clicando aqui.
  26. 26. Fernanda Miguez - Head of Sales Email: fernanda.Miguez@expx.Co Tel: (21) 2548-2444 THINKING INSIGHT Douglas Oliveira Head of Business Intelligence Douglas.Oliveira@ThinkingInsight.com.br

×