Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

[Moda] Estudo de comportamento de consumo.

781 views

Published on

Este é um estudo que considerou apenas dados de monitoramento de mídias sociais, gerando algumas recomendações com base em mais de 400 mil menções.

Published in: Data & Analytics
  • Be the first to comment

[Moda] Estudo de comportamento de consumo.

  1. 1. MERCADO DA MODA MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS VERSÃO RESUMIDA SETEMBRO, 2014.
  2. 2. Em 2014, o Scup, em parceria com a Thinking Insight, desenvolveu um dos primeiros relatórios de monitoramento de mídias sociais com foco em território ao invés de marcas. Clique na imagem para ler a versão completa.
  3. 3. O projeto Consumer Insights tinha como principal objetivo oferecer análises e recomendações aplicáveis ao negócio das empresas.
  4. 4. E resgatar boas dicas sempre pode ajudar a sua empresa na construção de ações, né?
  5. 5. #DICA 1: FOQUE EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PROMOCIONAL NO FINAL DE SEMANA, DURANTE A TARDE E NOITE. “Analisandotodas as mençõesrelacionadasà compra,considerandoas 3 categoriasde vestuário,cercade 82% demonstram interessede comprae 18% estãoligadasà compra efetiva de algumproduto. Observa-sequehouvepicosde volumede mençõesreferente a realizaçõesde compras(CompraEfetiva) aos5 Sábadosdo mês. 248.090 55.669 Interesse de Compra Compra Efetiva Sexta-Feira, Sábadoe Domingoforamos diasdo mêsquemaisapresentaramvolumede mençõesde Interessede Comprae CompraEfetiva, maso percentualmaisequilibradoentre estes doiscomportamentosocorreu noSábado– 76% de Interessede Compra e24% de CompraEfetiva.
  6. 6. Procure guiar a criação com base em contexto e aprendizado numérico e analítico. Aqui na Thinking Insight, por exemplo, exploramos metodologia de categoria de postagem que conversa comlinhaeditorialdefinidana estratégiade atuação. Ps.: nunca se esqueça: Crie parâmetros nas URL’s para avaliar depois o resultado dos estímulos realizados;
  7. 7. Fonte: relatório Webshoppers¹ (E-bit), referente ao primeiro semestre de 2014. Desde o início de 2013 a categoria de Moda e Acessórios lidera as vendas do comércio eletrônico brasileiro. #DICA 2: IMPLEMENTE/ALTERE O SITE CONSTANTEMENTE PARA NÃO PERDER TRÁFEGO. JÁ FEZ O TESTE PRA VER SE O SEU É ADEQUADO PARA MOBILE? CLIQUE AQUI! 18% 16% 11% 8% 7% 7% 6% 6% 5% 2% Moda e Acessórios Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde Eletrodomésticos Livros / Assinaturas e Revistas Telefonia / Celulares Informática Casa e Decoração Eletrônicos Esporte e Lazer Brinquedos e Games
  8. 8. #DICA 3: DESENVOLVA AÇÕES QUE FAÇAM AS PESSOAS CONSIDERAR O ÓCULOS COMO UM ITEM IMPORTANTE AO ESTILO. 28% 19% 19% 14% 10% 3% 3% 2% 1,4% 1,0% 0,2% “Óculos foi o produto mais citado dentro da categoria de Acessórios, tanto no interesse de compra (37%) quanto na compra efetiva (28%). Uma citação bastante comum são de pessoas que escrevem que não estão enxergando bem e, por isso, precisam de óculos.”
  9. 9. Criando um post no blog que dê dicas de modelos de óculos com call to action para o e-commerce? Imagine... Você produzindo vídeos com diferentes pessoas dando dicas sobre quais modelos de óculos devem ser usados levando em conta especificações como corte de cabelo, formato do rosto etc?
  10. 10. ou inserindo uma tela interativa no seu ponto de venda que consiga indicar às pessoas quais são os melhores modelos de óculos dentro do estilo delas? É! Tipo isso aqui http://goo.gl/s1WkqX Imagine...
  11. 11. #DICA 4: VANS É UMA DAS MARCAS MAIS DESEJADAS PELAS PESSOAS NO TWITTER QUANDO O TEMA É CALÇADO. Cercade metade das mençõesreferentes a interesse ou compra de calçadossãode tênis. 6% das citações do produto estavam associadaa alguma marca¹. Entre as marcasanalisadas,Vans foi a mais citada (30%), seguidapor Nike (28%)e Adidas(15%).Amaioria das citações envolvia interesse de compra.
  12. 12. #DICA 5: FALE MAIS SOBRE COMO AMACIAR O CALÇADO NOVO AOS PÉS, POIS AS PESSOAS RECLAMAM MUITO DISSO. “81% das experiências de consumo citadas foram positivas. O produto Sapato foi o que obteve mais equilíbrio entre experiência positiva (66%) e negativa (34%), muitos usuários associaram negativamente sapato com glamour, requinte, elegância etc. Outros usuários criticaram a utilização de algum calçado recém comprado, por não estar adaptado, por machucar ou apertar os pés.”
  13. 13. “Em componentes, o destaque esteve relacionado a casede celular, que dentro do total de 7.866 mençõesde compra efetiva foi responsável por mais de 23%,seguido por carregador e película.” #DICA 6: A PRINCIPAL RECLAMAÇÃO DAS MULHERES QUANTO AO VESTUÁRIO É O SUTIÃ. “O item com maior volume de menções em experiências negativas em todo o estudo foi o sutiã (51%). Muitas mulheres reclamaram de precisarem usar a peça ou quando este arrebenta em locais públicos.”
  14. 14. Então imagine... Você abrindo um espaço de debate para entender realmente o que gera desconforto nas pessoas que utilizam este produto?
  15. 15. ou melhor: Se as pessoas reclamam... que vestir sutiã causa bastante desconforto ao longo das atividades do dia. E seu produto... oferece qualidade e conforto em relação aos concorrentes Você poderá... construir campanhas e ações que defendam a sensação de liberdade que o sutiã proporciona a quem o utiliza. Porque:
  16. 16. Como você pensou? #DICA 4: MOTO G É UM DOS CELULARES COM MAIOR PERCEPÇÃO DE CUSTO vs BENEFÍCIO. “Com 79% do total de mençõesde interesse de compra e mais de 80% de compras efetivas, Moto G, de fato, é o que os usuários mais enxergam valor na relação custo vs benefício entre os modelos comercializadospela Motorola.” “Após o início de 2014,o termo “Moto G” passoua ser mais pesquisadona busca do Google do que os demais aparelhos, mantendo-se até o mêsde Agosto.” #DICA 7: EXPLORE, E MUITO, O USO DA SEGUNDA TELA DURANTE AS PARTIDAS DE FUTEBOL. “Cerca de 22%das citações à camisa estavam relacionadas a algum time de futebol nacional (75%) ou estrangeiro (25%).Observou-se que a maioria das menções de camisas de times brasileiros ocorreram no Domingo (21%), quando há partidas da 1ª divisão dos campeonatos”
  17. 17. Imagine... Você construindo estratégias para inserir a marca dentro do contexto da partida de futebol e aumentar awareness da marca e/ou vender produtos de um determinado time?
  18. 18. ou desenvolvendo algum app mobile para conquistar novos clientes, fidelizar atuais e evoluir clusters para aumentar a inteligência das ações?
  19. 19. Obrigado. Clique na imagemparausara plataforma. contato@thinkinginsight.com.br

×