Batismo no espírito santo

17,310 views

Published on

Published in: Education

Batismo no espírito santo

  1. 1. BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
  2. 2. Introdução:• Este é um assunto importantíssimo para a nossa vida comDeus. Satanás tem procurado de todas as maneiras de trazerconfusão sobre este assunto, mas cada vez mais o EspíritoSanto tem sido experimentado pelos filhos de Deus.• Para desfrutarmos plenamente da nova vida que Deus nos dá,precisamos ter a convicção de que O Espírito de Deus habitaem nós e também entender as consequências dessa habitação.
  3. 3. • O Batismo no Espírito Santo é uma experiência simples, épara todos os filhos de Deus e deve ser encarado de formaprática. Não adianta saber tudo sobre o Espírito Santo e não teruma experiência com Ele.• Existem teólogos, doutores em Espírito Santo que nuncaforam batizados no Espírito Santo. Sabem tudo sobre oassunto, mas não tem uma experiência prática.
  4. 4. Exemplo: Copo d’água1. Devemos buscar a experiência. Provar.2. Espírito Santo é necessário para a vida cristã.3. É uma coisa simples que não está ligada a entendimento doassunto nem a mérito.Exemplo: Paulo e os EfésiosEles nem sabiam que existia o Espírito Santo, mas quandoPaulo impôs as mãos sobre eles começaram profetizar e a falarem línguas.)
  5. 5. O Batismo no Espírito Santo não é o nosso diploma deformatura da “faculdade espiritual". É o certificado de matrículano Mobral da fé.
  6. 6. 1. Quem é o Espírito Santo?Antes de falarmos sobre o batismo no Espírito Santo, vamosentender melhor o Espírito Santo.O nosso Deus, o Deus em quem nós cremos, é um DeusTriúno, ou seja, um único Deus em três pessoas inseparáveis.• O Altíssimo.• Aquele que nos fez• O Grande Eu sou.• O Onisciente• O Onipotente• O Onipresente
  7. 7. • II Co 13:13 - “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor deDeus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.”• Jd 20-21 - “Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossasantíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos no amorde Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor JesusCristo para a vida eterna.”• I Pe 1:2 - “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, nasantificação do Espírito, para a obediência e aspersão dosangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.”
  8. 8. ► Um único Deus em três pessoas (Exemplo: mistura de tintas)DEUS PAI: O Criador dos céus e da terra, o que se assenta notrono, o El Shadai, o Deus invisível.DEUS FILHO: Jesus, o Cristo, a imagem do Deus invisível, oque era, que é e que há de vir, a plenitude de todas as coisa, oVerbo da Vida, o Príncipe de Paz, o Leão de Judá, o Cabeça daIgreja. Deus tomando forma de homem para salvar o mundo.DEUS ESPÍRITO SANTO: O Espírito de Deus, o Consolador, oEspírito da Verdade.► A três pessoas da trindade se fundem, são indivisíveis,inseparáveis, são uma unidade.
  9. 9. Existe muita confusão por ai quando se fala no Espírito Santo.Não somente hoje mas desde muito tempo a Igreja temnegligenciado, deixado de lado o Espírito de Deus e algunsnem dão a Ele sua devida importância na trindade.Preferem caminhar pelas suas próprias forças, à sua própriamaneira, dependendo mais de seus estatutos do que doEspírito de Deus.“Se o Espírito Santo fosse tirado da terra hoje, a maior partedas congregações e denominações continuaria suas atividadessem perceber a diferença.”Isso porque não O conhecem, não dependem Dele, não dãoespaço para Ele. Por isso a igreja tem andado por tantoscaminhos errados e caído em tantas contradições.
  10. 10. Outros fazem uma tremenda confusão: Dizem que Ele é umaenergia cósmica, uma substância nebulosa, uma nuvem quepaira sobre a cabeça dos cristãos e muitos outros enganos.► Para não errarmos e compreendermos a verdade, temosque examinar tudo à luz da Palavra de Deus.
  11. 11. Símbolos do Espírito SantoMuitas vezes o Espírito Santo aparece na bíblia representadopor um símbolo, Por exemplo:• Fogo - Lucas 3:16• Vento - Atos 2:2• Água, Rio, Chuva - João 7:37-39• Óleo - Zacarias 4:2-6 (Unção)• Selo - Efésios 1:13• Pomba - Mateus 3:16O Espírito Santo não é nenhum desses símbolos (um vento,uma pomba, fogo, etc.). Ele apenas aparece representado poreles nestas passagens.
  12. 12. O Espírito Santo é DeusEle é tão Deus quanto Pai e quanto o Filho.Ele é Eterno. - Hb 9:14“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno seofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obrasmortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”Ele é Onipresente. - Sl 139:7-10“Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tuapresença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minhacama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva,se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão meguiará e a tua destra me susterá.”
  13. 13. Ele é Onisciente. - I Co 2:10“Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espíritoesquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas deDeus.”Ele é Onipotente. - Lc 1:35“Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poderdo Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há denascer será chamado santo, Filho de Deus.”
  14. 14. O Espírito Santo é uma pessoaJesus quando fala sobre o Espírito Santo o apresenta comouma pessoa:Jo 14:15 - “Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consoladora fim de que esteja convosco para sempre”A palavra usada para consolador aqui vem do gregoPARAKLETOS:PARAKLETOS ► alguém que fica ao lado, junto , outrosemelhante a mim.Esta palavra traz o sentido de aconselhador, exortador,intercessor, estimulador, consolador, fortalecedor.
  15. 15. O Espírito Santo tem todas as características de umapersonalidade; de uma pessoa:Ele ama - Rm 15:30Fala - Ap 2:7Vê - Sl 139:7-10Ensina - I Co 2:13Ordena - At 16:6-7Se entristece - Ef 4:30Tem vontade própria - I Co 12:11Intercede por nós - Rm 8:26-27Temos comunhão com Ele - IICo 13:13
  16. 16. Sem Espírito Santo não haveria Igreja, nem Novo Testamento: É ele quem dá poder à Igreja para testemunhar e para falar de Jesus. É Ele quem converte as pessoas. Ele era o poder que operava em Jesus fazendo todos os milagres. Ele também era o poder que operava nos apóstolos e é o mesmo poder que opera em nós hoje.
  17. 17. O Espírito Santo no Velho Testamento O Espírito Santo está presente na obra de Deus desde sempre até hoje. Só no Velho Testamento aparece em mais ou menos 88 citações, como por exemplo : Na criação - Gn 1:2;26 “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.” A forma do Espírito Santo Agir no Velho Testamento era diferente da de hoje. Ele atuava sobre pessoas capacitando-as para uma tarefa específica e depois se retirava. Por exemplo:
  18. 18.  Na vida de Sansão - Jz 14:6-19; 15:14 “Então o Espírito do Senhor se apossou dele, de modo que ele, sem ter coisa alguma na mão, despedaçou o leão como se fosse um cabrito. E não disse nem a seu pai nem a sua mãe o que tinha feito.” Sansão não possuía o Espírito habitando nele. Era uma capacitação momentânea para um de terminado fim. ► Não morava em Sansão, visitava de vez em quando .
  19. 19.  Em Moisés - Nm 11:16;24-30 “Disse então o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem os anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da revelação, para que estejam ali contigo.” “Saiu, pois, Moisés, e relatou ao povo as palavras do Senhor; e ajuntou setenta homens dentre os anciãos do povo e os colocou ao redor da tenda. Então o Senhor desceu: na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram. Mas no arraial ficaram dois homens; chamava-se um Eldade, e o outro Medade; e repousou sobre eles o espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram para irem à tenda; e profetizavam no arraial. Correu, pois, um moço, e tenho dado os levitas a Arão e a Eldade e Medade profetizaram no arraial. Então Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu e disse: Meu Senhor Moisés, proíbe-lho. Moisés, porém, lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá que do povo do Senhor todos fossem profetas, que o Senhor pusesse o seu espírito sobre eles! Depois Moisés se recolheu ao arraial, ele e os anciãos de Israel.
  20. 20. Neste texto Moisés expressa um grande desejo do coração de Deus: enviar seu Espírito sobre todo seu povo. Quando ordena acerca do tabernáculo , a arca , etc. Ele capacita simples artesãos com o seu Espírito para fazerem a obra, transformando homens normais do meio do povo em artistas. Em Josué - Dt 34:9 “Ora, Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés lhe tinha imposto as mãos; assim os filhos de Israel lhe obedeceram , e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.” Em Gideão - Jz 6:34 “Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele.”
  21. 21.  Em Davi - I Sm 16:13 “Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá.” Em Ezequiel - Ez 37:1-5 ( e os outros profetas Elias, Eliseu, etc ) “Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos. Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis.”
  22. 22. 2-) O que é o Batismo no Espírito Santo ? Na bíblia esta experiência é apresentada através de vários termos diferentes: Batismo com o Espírito Santo - Mt 3:11 At 1:5 Receber o Dom do Espírito Santo - At 2:38 At 10:35 A promessa do Pai - Lc 24:49 At 1:4 At 2:33,39 Ficar cheio do Espírito Santo - At 2:4 Receber o Espírito Santo - At 8:17 At 10:47 Caiu o Espírito Santo sobre …. - At 10:44 At 11:15 Derramar do Espírito Santo - At 2:17,18,33 At 10:45 Todos estes termos se referem a uma mesma experiência: O batismo no Espírito Santo
  23. 23. O que é ? 1) É um DOM , uma promessa e um mandamento. “...recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2:38) O que é um dom? Dom é um presente , dádiva, algo que foi dado. Não é um prêmio : um prêmio é uma recompensa dada pelo esforço ou mérito de alguém. Não é uma conquista, algo que adquirimos depois de caminhar anos com o Senhor Não está ligado ao que eu faço ou a merecimento. ( Ex.: corrida , se eu não merecer eu não ganho ) Ao contrário, é de graça, é um presente, a virtude está em quem dá : Jesus. ► Jesus é o doador e Ele dá o Espírito Santo a todos.
  24. 24. Isto significa que não depende do caráter da pessoa nem de sua santidade. Em qualquer momento, seja qual for a situação que você estiver atravessando, você pode se colocar diante de Deus e ser batizado no Espírito. É o Espírito que nos leva a uma vida santa e não uma vida santa que nos leva ao Espírito. É o Espírito que irá transformar o nosso caráter. ( At 3:12 - ...como se pela nossa própria santidade ... ) Temos que crer na promessa do Pai. Ele prometeu e cumpriu, e receber a promessa depende apenas de crer na fidelidade do Pai. Ef 5:18-20 Aqui o apóstolo ordena expressamente : “…enchei-vos do Espírito” No nosso relacionamento uns para com os outros : “Falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais” No nosso relacionamento com o Senhor : “ Cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração
  25. 25. 2) É uma experiência definida e pessoal.Aquele que recebe fica consciente que recebeu.Em cada um de nós pode acontecer de maneira diferente. Uns podemprofetizar, outros rir , chorar , orar , falar em outras línguas .Aquele que creu , se arrependeu e foi batizado tem o espírito santo morandodentro de si. Mas o dom é uma experiência definida que o manifesta.Tomamos posse da promessa de uma maneira evidente, consciente e NÃOTEMOS MAIS DÚVIDA se temos o Espírito de Deus.At 19:2-6 - “Perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo.Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismode João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo doarrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia devir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome doSenhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles oEspírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.”
  26. 26. Recebestes vós o Espírito Santo… ? ( dúvida ) Eles creram e foram batizados e quando Paulo impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito e, começaram a manifesta-lo falando em línguas e profetizando. Aí então não testava mais dúvida de que tinham, recebido o Espírito Santo. 3) É um revestimento de poder. Lc 24:49 - “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” É poder espiritual. Poder de Deus comunicado a nós. Você é revestido com o poder de Deus E você pode : Curar enfermos Operar milagres Profetizar Falar em outras línguas Ter revelação da Palavra de Deus , etc É este poder que tem capacitado a Igreja a existir por quase 2000 anos. É este mesmo poder que operava em Jesus e nos apóstolos
  27. 27. 4) É a capacitação para sermos testemunhas de Cristo. At 1:8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.” Um dos significados da palavra poder é “capacidade para fazer”. É a nossa capacitação para: Fazer discípulos Ser testemunhas de Cristo Anunciar o Evangelho do Reino Falar com autoridade e poder. I Co 2:4 - “A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder.” Se estamos cheios do Espírito seremos testemunhas eficientes de Cristo e manifestaremos o Senhor Jesus não apenas com palavras, mas com poder, pelo Espírito Santo que habita em nós.
  28. 28. Ex.:No dia de Pentecostes quando começaram aproclamar 3 mil pessoas creram. Por que ?► Porque estavam cheios do Espírito Santo.Quando Pedro cura o coxo na porta formosa,todos fica perplexos. Ele anuncia a Palavra e logodepois ele e João são presos. Mas seconverteram mais pessoas. ( o número deles jáera 5 mil ).► Porque o poder do Espírito Santo curou o coxoe deu testemunho através deles com a palavra.
  29. 29. 3-) Pra quê serve o batismo no Espírito Santo Capacitação para sermos testemunhas de Cristo. At 1:8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.” Um dos significados da palavra poder é “capacidade para fazer”. É a nossa capacitação para: Fazer discípulos Ser testemunhas de Cristo Anunciar o Evangelho do Reino Falar com autoridade e poder. I Co 2:4 - “A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder.” Se estamos cheios do Espírito seremos testemunhas eficientes de Cristo e manifestaremos o Senhor Jesus não apenas com palavras, mas com poder, pelo Espírito Santo que habita em nós.
  30. 30. 4-) Quando e como ocorre ? Quando uma pessoa crê no Senhor e se batiza nas águas, o Espírito Santo vem morar no seu interior. Todos os cristãos tem o Espírito de Deus habitando em seu interior. ( Rm 8:9 ). Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de forma mais poderosa, nos enchendo de virtude , poder e manifestando seus dons. Esta experiência é chamada Batismo no Espírito Santo. Satanás quer contradizer , trazer confusão e anular esta experiência na vida da Igreja. Cada dia surge uma novidade, alguém que pega um texto isolado da bíblia e começa a pregar gerando muita confusão. Existem muitas idéias erradas com respeito a isto também. Dizem alguns que: É só para pastores, presbíteros, missionários. É só para quem atinge um determinado grau de santidade. É um prêmio, uma recompensa por obedecer ou fazer a obra de Deus. É muito complicado, não precisamos saber disso agora.
  31. 31. Dois enganos principais1) Os grupos tradicionais : rejeitam a experiência do batismodizendo que o Espírito é dado automaticamente no momento daconversão. Todos os que creram, se arrependeram e foram batizadosjá receberam o Espírito Santo e não necessitam de nenhuma outraexperiência2) Os grupos pentecostais : pregam corretamente que existe umaexperiência a mais, além da conversão, um batismo. Porém dizem quehá uma "espera", dando a entender que este dom deve ser esperado,buscado e até suplicado. Vão para outro extremo e ignoram que oEspírito Santo já foi dado a todos os que creram.Onde está o equilíbrio? Precisamos entender que por um lado, o Domdo Espírito Santo já foi dado a todos que os creram e que portanto nãoé necessário buscar nem esperar aquilo que o Senhor já deu.► Mas por outro lado quando alguém se converte deve ser instruído arespeito deste dom, receber imposição de mãos e se apossar dapromessa de tal maneira que ela seja evidente, palpável e consciente.
  32. 32. 5-) O que tenho que fazer para receber ?► Quando alguém se converte deve ser instruído a respeito deste dom, receber imposição de mãos e se apossar da promessa de tal maneira que ela seja evidente, palpável e consciente. Obs-: Imposição de Mãos = Pastores, lideres, dicipuladores.
  33. 33. Gl 3:14 - “Para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.” ► Nós recebemos pela fé ( como todas as promessas de Deus ) Não é por um esforço mental, recitando alguma fórmula , repetindo uma oração, ou fazendo algum ritual. ( Ex : repetir glória, glória, gloglo... = tijolo, tijolo ) Devemos ouvir a palavra com fé e crer em Deus, que fez a promessa. Pedir com fé ( não o Espírito que já foi dado, mas a experiência, o batismo ). Lc 11:9-13 Mc 11:24 Jo 4:14-15 Receber com fé Jo 7:37-39 Deixar fluir com fé ( os rios de água viva ) (v38) - Se render a Deus. - Não resistir. - Deixe fluir, dando graças a Deus, louvando falando em línguas. ( Se tiver que ajoelhar, ajoelhe. Se quiser chorar, chore. Se quiser rir, ria. Não tenha vergonha, não tenha medo )
  34. 34. Em Gl 5:1 diz que Cristo nos libertou para que de fato sejamos livres. O Espírito Santo é uma pessoa, nós podemos sentir a sua presença como a de uma pessoa. Ele também habita em nós e devemos procurar ouvi-lo, deixar Ele se manifestar. ( Tanto faz se estamos em casa sozinhos ou numa reunião com a igreja ) Ele está em nós, mas pode agir ou não. Ele age quando dependemos dele, quando nos rendemos a Ele , quando nos esvaziamos de nós mesmos. Se formos soberbos, cheios de si, ele não encontra espaço e se cala. ► Ele não forçará nada. Ele é um cavalheiro.
  35. 35. 6-) Há como ser batizado e ainda não saber ?É uma experiência definida e pessoal.Aquele que recebe fica consciente que recebeu.Em cada um de nós pode acontecer de maneira diferente. Uns podem profetizar, outrosrir , chorar , orar , falar em outras línguas .Aquele que creu , se arrependeu e foi batizado tem o espírito santo morando dentro desi. Mas o dom é uma experiência definida que o manifesta.Tomamos posse da promessa de uma maneira evidente, consciente e NÃO TEMOSMAIS DÚVIDA se temos o Espírito de Deus.At 19:2-6 - “Perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhesele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulorespondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cressenaquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, forambatizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobreeles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.”
  36. 36. 7-) Quais as Evidencias de que uma pessoa é batizada ?I Co 2:4 - “A minha linguagem e a minha pregação não consistiram empalavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito depoder.”Se estamos cheios do Espírito seremos testemunhas eficientes de Cristo emanifestaremos o Senhor Jesus não apenas com palavras, mas com poder,pelo Espírito Santo que habita em nós.Ex.:No dia de Pentecostes quando começaram a proclamar 3 mil pessoas creram.Por que ?Porque estavam cheios do Espírito Santo.Quando Pedro cura o coxo na porta formosa, todos fica perplexos. Ele anunciaa Palavra e logo depois ele e João são presos. Mas se converteram maispessoas. ( o número deles já era 5 mil )Porque o poder do Espírito Santo curou o coxo e deu testemunho atravésdeles com a palavra.
  37. 37. 8-) Como sei se sou Batizado ?I Co 2:4 - “A minha linguagem e a minha pregação nãoconsistiram em palavras persuasivas de sabedoria, masem demonstração do Espírito de poder.”► Se estamos cheios do Espírito seremos testemunhaseficientes de Cristo e manifestaremos o Senhor Jesus nãoapenas com palavras, mas com poder, pelo Espírito Santoque habita em nós.
  38. 38. 9-) Quais os benefícios em ser batizado ? Para nos dar poder , força , graça , virtude , dinamismo, unção. ( “...recebeis poder... ” ) Poder para fazermos toda a vontade de Deus ( Ez 36:26-27 - novo coração ). Isso é possível e fácil se andarmos no espírito. Rm 8:3-9 - “Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Poder para amar , louvar , perdoar , suportar , obedecer e para tudo que Deus mandar fazer. Poder para sermos testemunhas dando-nos ousadia , graça , palavra , etc. Poder para sermos transformados à imagem de Cristo Rm 3:18 - “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”
  39. 39. Os resultados do Batismo no Espírito Santo. Ousadia e eficácia no testemunho e na pregação (At 1:8; 4:31, 33; 6:8-10; Rm 15:18-19; I Co 2:4). Sinais e maravilhas (At 6:8; I Co 2:4; Rom 15:18-19). Mensagens proféticas e louvores (At 2:4, 17; 10:46; I Co 14:2, 15). Visões da parte do Espírito Santo (Ap. 1:9-20). Maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, maior busca de retidão, percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (Jo 16:8; Ef 4:30). Maior desejo de orar e interceder (At 2:42; 3:1; 4:31; 6:4; 10:9; Rm 8:26-27; I Tm 2:1-6; Dt 9:1-23; Dn 6:10). Maior amor à palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16:13; At 2:42). Uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1:4, Rm 8:15; Gl 4:6). Submissão aos que estão em autoridade sobre nós (Gl 5:18-21; Hb 13:7; 13:17).
  40. 40. 10-) Quem é que batiza ?► JesusMat.3:11 – “E eu, em verdade, vos batizocom água, para o arrependimento; masaquele que vem após mim é mais poderosodo que eu; cujas alparcas não sou digno delevar; ele vos batizará com o Espírito Santoe com fogo.”
  41. 41. 11-) Quem é batizado pode perder esse dom?Rm 8:8-11 - “Os que estão na carne não podemagradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne,mas no Espírito, se é que o Espírito de Deushabita em vós. Mas, se alguém não tem o Espíritode Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo estáem vós, o corpo, na verdade, está morto porcausa do pecado, mas o espírito vive por causada justiça. E, se o Espírito daquele que dosmortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aqueleque dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há devivificar também os vossos corpos mortais, peloseu Espírito que em vós habita.”
  42. 42. O Espírito Santo é uma pessoa, nós podemos sentir a sua presença como a de uma pessoa. Ele também habita em nós e devemos procurar ouvi-lo, deixar Ele se manifestar. ( Tanto faz se estamos em casa sozinhos ou numa reunião com a igreja ) Ele está em nós, mas pode agir ou não. Ele age quando dependemos dele, quando nos rendemos a Ele , quando nos esvaziamos de nós mesmos. Se formos soberbos, cheios de si, ele não encontra espaço e se cala. ► Ele não forçará nada. Ele é um cavalheiro.
  43. 43. 12-) Todo crente tem que ser batizado no Espírito Santo ?Para quem é? – PARA TODOSAt 2:38-39 – “...Arrependei-vos, e cada um de vós sejabatizado em nome de Jesus Cristo para perdão dospecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque apromessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todosque estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor,chamar.”Joel 2:28-32 –“E há de ser que, depois, derramarei o meuEspírito sobre toda a carne.....”
  44. 44. 13-) Há como um não-crente ser Batizado ?‘At 2:38-39 – “...Arrependei-vos, e cada um de vósseja batizado em nome de Jesus Cristo paraperdão dos pecados, e recebereis o dom doEspírito Santo. Porque a promessa vos dizrespeito a vós, a vossos filhos e a todos que estãolonge: a tantos quantos Deus, nosso Senhor,chamar.”Obs-: Testemunho .
  45. 45. 14-) O batismo no Espírito Santo é umaidentidade do cristão ?Voltar para pergunta 2
  46. 46. 15-) A salvação está ou depende do batismo no Espírito Santo ? Quando cremos em Jesus após recebermos a Palavra, somos selados com o Espírito Santo. ( Ef 1:13 ) No Antigo Testamento, antes de Jesus, Ele vinha em ocasiões específicas capacitando para uma determinada obra. Agora Ele está presente o tempo todo, morando dentro de nós. ( Pessoa Viva ). Precisamos mais do que saber ou aprender sobre o Espírito Santo. Precisamos conhecê-lo, buscá-lo, estar com Ele, experimentar. ( Ex copo d’água ) Recebemos o Espírito Santo, que agora vem morar dentro de nós e é o poder de Deus para nossa santificação. É Ele quem nos leva a ter o caráter de Jesus. ► É Deus habitando em nós Isto significa que todas as barreiras de pecado que nos separavam de Deus foram vencidas. Pela fé no nome de Jesus somos declarados "sem culpa" e agora somos habitação do Espírito Santo. Será que podemos compreender realmente o que isto significa ? ...
  47. 47. 16-) Com quanto tempo de conversão posso ser batizado no Espírito Santo ? Dois enganos principais 1) Os grupos tradicionais : rejeitam a experiência do batismo dizendo que o Espírito é dado automaticamente no momento da conversão. Todos os que creram, se arrependeram e foram batizados já receberam o Espírito Santo e não necessitam de nenhuma outra experiência. 2) Os grupos pentecostais : pregam corretamente que existe uma experiência a mais, além da conversão, um batismo. Porém dizem que há uma "espera", dando a entender que este dom deve ser esperado, buscado e até suplicado. Vão para outro extremo e ignoram que o Espírito Santo já foi dado a todos os que creram. Onde está o equilíbrio? Precisamos entender que por um lado, o Dom do Espírito Santo já foi dado a todos que os creram e que portanto não é necessário buscar nem esperar aquilo que o Senhor já deu. Mas por outro lado quando alguém se converte deve ser instruído a respeito deste dom, receber imposição de mãos e se apossar da promessa de tal maneira que ela seja evidente, palpável e consciente.
  48. 48. 17-) Com quantos anos pode-se ser batizado no EspíritoSanto ?Luc.1:15 – “ Porque será grande diante do Senhor, e nãobeberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do EspíritoSanto, já desde o ventre de sua mãe...”► Não podemos definir uma idade pois conforme textoacima João Batista era cheio do Espírito Santo desde oventre de sua mãe, mas dentro da nossa realidade ( de 12para 13 anos ) a criança já pode ter a consciência de seuspecado e entenda que Jesus derramou seu sangue para aremição de seus pecados ( Substituição ), e o aceite comseu Senhor e Salvador, após isso, o batismo pode vir aqualquer momento.
  49. 49. 18-) O batismo no Espírito Santo está relacionado ao nível da minha santidade a Deus ? Isto significa que não depende do caráter da pessoa nem de sua santidade. Em qualquer momento, seja qual for a situação que você estiver atravessando, você pode se colocar diante de Deus e ser batizado no Espírito. É o Espírito que nos leva a uma vida santa e não uma vida santa que nos leva ao Espírito. É o Espírito que irá transformar o nosso caráter. ( At 3:12 - ...como se pela nossa própria santidade ... ) Temos que crer na promessa do Pai. Ele prometeu e cumpriu, e receber a promessa depende apenas de crer na fidelidade do Pai. Ef 5:18-20 - Aqui o apóstolo ordena expressamente : “…enchei-vos do Espírito” No nosso relacionamento uns para com os outros : “Falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais” No nosso relacionamento com o Senhor : “ Cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração
  50. 50. 19-) É pecado eu não querer ser batizado no Espírito Santo? Ef.4:30 – “ E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção...” I Tes.5:19 – Não extingais o Espírito
  51. 51. 20-) Mesmo não querendo posso receber o batismo no Espírito Santo ? Ele está em nós, mas pode agir ou não. Ele age quando dependemos dele, quando nos rendemos a Ele , quando nos esvaziamos de nós mesmos. Se formos soberbos, cheios de si, ele não encontra espaço e se cala. ► Ele não forçará nada. Ele é um cavalheiro.
  52. 52. 21-) Mesmo querendo muito, posso não receber o batismo no Espírito Santo ? Gl 3:14 - “Para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.” ► Nós recebemos pela fé ( como todas as promessas de Deus ) Não é por um esforço mental, recitando alguma fórmula , repetindo uma oração, ou fazendo algum ritual. ( Ex : repetir glória, glória, gloglo... = tijolo, tijolo ) Devemos ouvir a palavra com fé e crer em Deus, que fez a promessa. Pedir com fé ( não o Espírito que já foi dado, mas a experiência, o batismo ). Lc 11:9-13 Mc 11:24 Jo 4:14-15 Receber com fé Jo 7:37-39 Deixar fluir com fé ( os rios de água viva ) (v38) - Se render a Deus. - Não resistir. - Deixe fluir, dando graças a Deus, louvando falando em línguas. ( Se tiver que ajoelhar, ajoelhe. Se quiser chorar, chore. Se quiser rir, ria. Não tenha vergonha, não tenha medo )
  53. 53. 22-) Existe diferentes níveis de batismo no Espírito Santo? At 1:8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.” Um dos significados da palavra poder é “capacidade para fazer”. É a nossa capacitação para: Fazer discípulos Ser testemunhas de Cristo Anunciar o Evangelho do Reino Falar com autoridade e poder. I Co 2:4 - “A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder.” Se estamos cheios do Espírito seremos testemunhas eficientes de Cristo e manifestaremos o Senhor Jesus não apenas com palavras, mas com poder, pelo Espírito Santo que habita em nós.
  54. 54. Lc 24:49 - “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” É poder espiritual. Poder de Deus comunicado a nós. Você é revestido com o poder de Deus E você pode : Curar enfermos Operar milagres Profetizar Falar em outras línguas Ter revelação da Palavra de Deus , etc. É este poder que tem capacitado a Igreja a existir por quase 2000 anos. É este mesmo poder que operava em Jesus e nos apóstolos
  55. 55. 23-) Qual a diferença entre unção e batismo no Espírito Santo ? Vamos analisar o versículo abaixo: Luc.4:18 –19 . “ O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, envio-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos , e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor.”
  56. 56. 24-) Qual a diferença entre dons (como o de outras línguas) e o batismo no EspíritoSanto ?Ao receber o batismo é necessário falar em línguas ?Muitos pensam que uma pessoa é batizada no Espírito quandocomeça a falar em línguas. Mas isto nem sempre é verdadeiro.Não há nenhum texto que fale claramente que só recebe oEspírito quem fala em línguas. Por isso devemos estar abertospara aceitar que alguém seja batizado sem falar em línguas.O falar em línguas é uma evidência, mas não necessária dobatismo no Espírito Santo. Uma pessoa pode ser batizada noEspírito e não falar em línguas. Ela pode profetizar, glorificar aDeus em espírito, chorar de arrependimento, se quebrantar,dar vivas de júbilo e muitas outras manifestações.Mas mediante as evidências que encontramos no livro de Atosdos apóstolos, devemos considerar como exceção o fato deuma pessoa ser batizada no Espírito e não falar em línguas; enão como regra.
  57. 57. Vemos que isto aconteceu : No pentecostes - At 2:4 Na casa de Cornélio - At 10:46 Com os doze efésios - At 19:6 Sobre Paulo ( At 9:17 ) não diz nada, mas vemos em I Corintios que ele falava em línguas, e inclusive queria que todos falassem. ( 1Co14:5;18 ) Normalmente quando a pessoa não fala em línguas é porque existe algum bloqueio. A nossa mente nesse caso atrapalha. Ficamos tentando entender o que acontece e impedimos a manifestação do Espírito. ( as vezes por medo, as vezes por religiosidade )
  58. 58. 25-) Qual a diferença entre batismo nas águas e batismo no Espírito Santo ? Aquele que creu , se arrependeu e foi batizado tem o espírito santo morando dentro de si. Mas o dom é uma experiência definida que o manifesta. Batismo nas águas = Arrependimento, testemunho, obediência a grande comissão: Mat.28:19. Batismo no Espírito Santo : - É um Dom, uma promessa. - É uma experiência definida e pessoal. - É um revestimento de poder. - É a capacitação para sermos testemunhas de Cristo.
  59. 59. 26-) No batismo nas águas posso receber o batismo no Espírito Santo ? Quando uma pessoa crê no Senhor e se batiza nas águas, o Espírito Santo vem morar no seu interior. Todos os cristãos tem o Espírito de Deus habitando em seu interior.( Rm 8:9 ). Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de forma mais poderosa, nos enchendo de virtude , poder e manifestando seus dons. Esta experiência é chamada Batismo no Espírito Santo. Isto significa que não depende do caráter da pessoa nem de sua santidade. Em qualquer momento, seja qual for a situação que você estiver atravessando, você pode se colocar diante de Deus e ser batizado no Espírito. É o Espírito que nos leva a uma vida santa e não uma vida santa que nos leva ao Espírito. É o Espírito que irá transformar o nosso caráter. ( At 3:12 - ...como se pela nossa própria santidade ... ) Temos que crer na promessa do Pai. Ele prometeu e cumpriu, e receber a promessa depende apenas de crer na fidelidade do Pai.
  60. 60. 27-) Posso ser batizado no Espírito Santo sem serbatizado nas águas ?Idem 26
  61. 61. 28-) Existia batismo no Espírito Santo no AntigoTestamento ?No V. T. eram manifestações fortes, repentinas e sobrenaturais, capacitandouma pessoa para uma determinada tarefa e depois o Espírito se retirava.Quando cremos em Jesus após recebermos a Palavra, somos selados com oEspírito Santo. ( Ef 1:13 )Agora Ele está presente o tempo todo, morando dentro de nós.( Pessoa Viva ).Precisamos mais do que saber ou aprender sobre o Espírito Santo.Precisamos conhecê-lo, buscá-lo, estar com Ele, experimentar.( Ex copo d’água )
  62. 62. 29-) Jesus era batizado no Espírito Santo ?Luc.4:18 –19 . “ O Espírito do Senhor ésobre mim, pois que me ungiu paraevangelizar os pobres, envio-me a curar osquebrantados do coração, a apregoarliberdade aos cativos , e dar vista aoscegos; a pôr em liberdade os oprimidos; aanunciar o ano aceitável do Senhor.”
  63. 63. 30-) Qual a diferença entre receber e ser batizado com oEspírito Santo ?Quando uma pessoa crê no Senhor e se batiza nas águas, o Espírito Santovem morar no seu interior. Todos os cristãos tem o Espírito de Deus habitandoem seu interior.( Rm 8:9 ).Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de formamais poderosa, nos enchendo de virtude , poder e manifestando seus dons.Esta experiência é chamada Batismo no Espírito Santo.
  64. 64. O batismo com o Espírito Santo é a mesma coisa que ser cheio do Espírito Santo? Quando a bíblia fala se ser cheio do Espírito Santo, nem sempre ela está falando de uma mesma experiência. No texto original, em grego, aparecem duas palavras diferentes descrevendo experiências diferentes, mas quando foram traduzidas para o português usou- se uma única palavra ( cheio ) como se fosse uma única experiência. ► A primeira palavra é Pimpleimi: Aparece em Lc 1:15; Lc 1:41; Lc 1:67-68; At 4:31; At 4:8 At 9:17; At 13:9-11. Ela significa ficar cheio. Dá a entender que antes não estava. É uma experiência repentina, momentânea. Não é contínua É para cumprir um determinado propósito. É o revestimento de poder para profetizar, testemunhar , fazer a obra de Deus.
  65. 65. ► A segunda palavra é Pleiros: Aparece em :Lc 4:1; Ef 5:18; At 6:3; At 7:55; At 11:24 Esta palavra significa ser cheio. Não como uma experiência momentânea De maneira continua Estar sempre cheio. Não está relacionada com uma obra a fazer, mas com uma vida no Espírito. As diferenças : Os textos em que aparece a palavra pimpleime dão a idéia se ser enchido de fora para dentro, o que combina com as palavras caiu, e derramado. Já a palavra pleiros dá a entender um enchimento de dentro para fora. A primeira é um derramamento. A segunda é um transbordamento A primeira nos dá poder. A segunda nos dá vida, nos enche de vida. A primeira dá poder para testemunhar falando de Cristo. A segunda é para mostrar o caráter de Cristo.
  66. 66.  A primeira nos capacita a manifestar os dons do Espírito descritos em ICo 12:7-11 A segunda nos capacita a manifestar o fruto do Espírito descrito em Gl 5:22-23 A primeira é uma experiência definida. A segunda é um processo de crescimento. A maior diferença é que: ►A primeira se recebe na porta, sem nenhuma condição a não ser arrependimento e batismo. ►A segunda requer um contínuo esvaziamento de si mesmo, uma contínua operação da cruz de Cristo, um quebrantamento contínuo aceitando o governo de Deus.
  67. 67. As três festas de Israel Existem três festas que o povo de Israel comemorava que nos ajudam a entender melhor o assunto: Páscoa : Início do ano. Representa a nossa salvação , saímos do mundo, passamos da morte para a vida. ( sem fermento ) Pentecostes : Cinqüenta dias após a páscoa, as primícias. Representa o batismo no Espírito , onde recebemos poder e Podemos ficar meio confusos, não entender algumas coisas, mas precisamos disso. ( pode haver fermento ) Tabernáculos : Após a colheita. Deus conosco, a presença de Deus no meio do povo. Nesta festa eles saíam para habitar em tendas e cabanas relembrando o tempo em que Deus os conduzia e guiava pelo deserto. Eram três festas anuais que se cumpriram em Cristo. A primeira era a Páscoa , depois Pentecostes e depois Tabernáculos. Vemos então que não chegamos na terceira festa sem passar pela primeira e pela segunda. ► Não podemos ter a abundância da presença de Deus em nossas vidas sem passarmos pela salvação e pelo batismo no Espírito Santo.
  68. 68. 31-) O batismo no Espírito Santo está relacionado ao avivamento ? At 1:8 - Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.” Um dos significados da palavra poder é “capacidade para fazer”. É a nossa capacitação para: Fazer discípulos Ser testemunhas de Cristo Anunciar o Evangelho do Reino Falar com autoridade e poder.
  69. 69. 32- ) A Igreja precisa do Batismo no Espírito Santo ?Idem a 31
  70. 70. 33-) O que impede uma pessoa de ser batizada no Espírito Santo ? ► Nós recebemos pela fé ( como todas as promessas de Deus ) Não é por um esforço mental, recitando alguma fórmula , repetindo uma oração, ou fazendo algum ritual. ( Ex : repetir glória, glória, gloglo... = tijolo, tijolo ) Devemos ouvir a palavra com fé e crer em Deus, que fez a promessa. Pedir com fé ( não o Espírito que já foi dado, mas a experiência, o batismo ). Lc 11:9-13 Mc 11:24 Jo 4:14-15 Receber com fé Jo 7:37-39 Deixar fluir com fé ( os rios de água viva ) (v38) - Se render a Deus. - Não resistir. - Deixe fluir, dando graças a Deus, louvando falando em línguas. ( Se tiver que ajoelhar, ajoelhe. Se quiser chorar, chore. Se quiser rir, ria. Não tenha vergonha, não tenha medo )
  71. 71. Em Gl 5:1 diz que Cristo nos libertou para que de fato sejamos livres. O Espírito Santo é uma pessoa, nós podemos sentir a sua presença como a de uma pessoa. Ele também habita em nós e devemos procurar ouvi-lo, deixar Ele se manifestar. ( Tanto faz se estamos em casa sozinhos ou numa reunião com a igreja ) Ele está em nós, mas pode agir ou não. Ele age quando dependemos dele, quando nos rendemos a Ele , quando nos esvaziamos de nós mesmos. Se formos soberbos, cheios de si, ele não encontra espaço e se cala. Ele não forçará nada. Ele é um cavalheiro.
  72. 72. 34-) Ao receber o batismo é necessário falar em línguas ?Muitos pensam que uma pessoa é batizada no Espírito quandocomeça a falar em línguas. Mas isto nem sempre é verdadeiro. Nãohá nenhum texto que fale claramente que só recebe o Espírito quemfala em línguas. Por isso devemos estar abertos para aceitar quealguém seja batizado sem falar em línguas.O falar em línguas é uma evidência, mas não necessária do batismono Espírito Santo. Uma pessoa pode ser batizada no Espírito e nãofalar em línguas. Ela pode profetizar, glorificar a Deus em espírito,chorar de arrependimento, se quebrantar, dar vivas de júbilo e muitasoutras manifestações.Mas mediante as evidências que encontramos no livro de Atos dosapóstolos, devemos considerar como exceção o fato de uma pessoaser batizada no Espírito e não falar em línguas; e não como regra.
  73. 73. Vemos que isto aconteceu : No pentecostes - At 2:4 Na casa de Cornélio - At 10:46 Com os doze efésios - At 19:6 Sobre Paulo ( At 9:17 ) não diz nada, mas vemos em I Corintios que ele falava em línguas, e inclusive queria que todos falassem. ( 1Co14:5;18 ) Normalmente quando a pessoa não fala em línguas é porque existe algum bloqueio. A nossa mente nesse caso atrapalha. Ficamos tentando entender o que acontece e impedimos a manifestação do Espírito. ( as vezes por medo, as vezes por religiosidade )
  74. 74. 35-) Eu quero o Batismo no Espírito Santo ?

×