Independência - Angola e Moçambique

1,902 views

Published on

As independências dos territórios africanos durante o século XX só foram possíveis devido a uma sequência casual de acontecimentos históricos que possibilitaram as organizações populares a adquirirem soberania e autonomia sobre seus próprios territórios. Os principais fatores responsáveis pelas independências de Angola e Moçambique incluem: o Imperialismo, a Segunda Guerra Mundial, o Pan-Africanismo a Guerra Fria e a independência da Argélia.

Published in: Education

Independência - Angola e Moçambique

  1. 1. Angola eMoçambique Antecedentes Históricos, Processos de Independência e Desfechos (Guerras Civis)
  2. 2. Contexto Histórico Imperialismo na África e a Conferência de Berlim; Segunda Guerra Mundial e o enfraquecimento de Portugal; Independência da Argélia (1954); Guerra Fria; Pan-Africanismo;
  3. 3. Angola Localização (Atual), Ocupação Portuguesa Efetiva, Movimentos Populares, Combate Armado, Independência e Desfecho (Guerra Civil)
  4. 4. Localização Atual Oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental da África; Durante muito tempo, o território delimitado ao qual se conhece como "Angola" não existia.
  5. 5. Consolidação Efetiva O regime ditatorial instaurado em Portugal por António de Oliveira Salazar foi responsável pela consolidação de um estado colonial concreto em Angola.
  6. 6. Consolidação Efetiva Influências do Salazarismona economia de Angola: Imigração portuguesa para a região a fim de se instalarem industrialmente; Formação de uma população africana (não cidadã) pagadora de impostos e forçada a aceitar trabalhos por condições salariais precárias.
  7. 7. Movimentos Populares Nos anos 1950 começaram a se articular diversos grupos resistentes à dominação colonial e a favor da instalação de um país independente.
  8. 8. Movimentos Populares MPLA: Movimento Popular de Libertação de Angola; Mantinha laços com comunistas portugueses e com países pertencentes ao Pacto de Varsóvia.
  9. 9. Movimentos Populares FNLA: Frente Nacional de Libertação de Angola; Possuía vínculos com partidos políticos dos Estados Unidos e do Zaire.
  10. 10. Movimentos Populares UNITA: União Nacional para a Independência Total de Angola; Beneficiária de algum apoio por parte da China.
  11. 11. Conflito Armado Os movimentos populares voltaram-se contra o Exército Portuguêsque, ao máximo, tentou os repreender. O conflito se inicia em 4 de Fevereiro de 1961. Soldados Portugueses
  12. 12. Conflito Armado O Estatuto do Indigenato(imposto por Portugal) propunha: Ceder direitos de cidadão a todos os habitantes de locais; Elevar a simples Colônia de Angola à Estado de Angola. Expandir o sistema educacional; Disponibilizar empregos.
  13. 13. Conflito Armado O MPLA, a FNLAe a UNITArejeitam as propostas portuguesas e seguem com o conflito; Não registram avanços até início de 1970. Soldados Angolanos
  14. 14. Independência A situação de decadência dos movimentos revoltosos alterou-se completamente quando, em Abril de 1974, aconteceu em Portugal a Revolução dos Cravos. Revolução dos Cravos -Portugal, 1974
  15. 15. Independência A também chamada Revolução de 25 de Abril provocou: Saída do Exército Português do território; Luta pelo poder entre o MPLA, a FNLA e a UNITA; Migração das indústrias portuguesas do território angolano; Decaimento da economia nacional.
  16. 16. Independência O MPLA vence o conflito armado interno; Proclama a independência em 11 de Novembro de 1975; Agostinho Neto é eleito o primeiro presidente de Angola. Bandeira da Independência de Angola (Atual) Agostinho Neto, membro do MPLA
  17. 17. Desfecho (Guerra Civil) O MPLA adota um regime socialistapara o novo país; A FNLA e a UNITA não se conformam; Iniciam um conflito civil que se estende de 1975 à 2002; Edifício com marcas de balas -Huambo
  18. 18. Moçambique Localização (Atual), Antecedentes Históricos, Contexto Social, Movimento de Independência, Desfecho (Guerra Civil)
  19. 19. Localização Atual Oficialmente República de Moçambique, é um país localizado no sudeste da África; Mantem suas taxas de PIB per capita, IDH, desigualdade de renda e expectativa de vida entre as piores do planeta.
  20. 20. Antecedentes Históricos No início do século XX, os portugueses mudaram a administração de Moçambique para grandes companhias privadas. Africanos eram forçados a trabalharem por quase nada.
  21. 21. Antecedentes Históricos Influências do Salazarismoem Moçambique: Desejo de maior controle de Portugal sobre sua colônia; Fechamento de grande parte das companhias locais; Demissão em massa de moçambicanos e o rebaixamento desses à condição de não-cidadãos.
  22. 22. Contexto Social A difusão de ideais comunistas e anticolonialistasprovocaram: Críticas ao enriquecimento dos portugueses migrantes e ao empobrecimento massivo dos nativos; Resposta de Portugal ao lançar o Estatuto do Indigenato, que tenta manter Moçambique na condição de colônia.
  23. 23. Independência FRELIMO: Frente de Libertação de Moçambique; Apoiada por: China, URSS, países escandinavos e por algumas ONG’sdo Ocidente.
  24. 24. Independência O conflito se inicia em Setembro de 1964. Portugal ocupou os principais centros populacionais enquanto a FRELIMO ocupou o nortee o oestede Moçambique. Guerrilheiros da FRELIMO
  25. 25. Independência Fatores decisivos para a Independência de Moçambique: Revolução dos Cravos (1974): Saída do Exército Português devido ao fim do regime ditatorial de António Salazar; Acordos de Lusaka: reconhecimento formal de Portugal em relação à autonomia de Moçambique e à soberania da FRELIMO.
  26. 26. Bandeira da Independência de Moçambique Bandeira atual de Moçambique SamoraMachel, membro da RFELIMO Independência Segundo os Acordos de Lusaka, a independência é proclamada em 25 de Junho de 1975; SamoraMachelé eleito o primeiro presidente de Moçambique.
  27. 27. Guerra Civil (1975 –1992) FRELIMO RENAMO Frente de Libertação de Moçambique Resistência Nacional Moçambicana X
  28. 28. Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Angola http://www.governo.gov.ao/Historia.aspx http://petrinus.com.sapo.pt/independencia.htm http://www.portaldogoverno.gov.mz/Mozambique/Historico http://pt.wikipedia.org/wiki/Moçambique
  29. 29. Alunos Alexandre de Araújo Barreto FilhoDaruick Fagundes da Silva CunhaGabriel Resende MirandaPedro Henrique Chagas AlvesTainara Gabriela CostaThales Divino Vilela da Silva Lemes Professora: Patrícia Paes Leme 3°Ano -Informática (IFTM -Campus Ituiutaba)

×