Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ácidos Nucléicos (DNA e RNA)

14,707 views

Published on

Os Ácidos Nucléicos estão presentes em todas células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.
São moléculas longas e complexas, de elevados pesos moleculares, constituídos por cadeias de unidades denominadas nucleotídeos.

Ácidos Nucléicos (DNA e RNA)

  1. 1. Ácidos Nucléicos A genética não pode mais ser uma ciência esotérica, a genética afeta a todos nós sobre a vida e a morte.
  2. 2. Conceitos Gerais DNA (Desoxyribonucleic Acid) RNA (Ribonucleic Acid)
  3. 3. Conceitos Gerais Os Ácidos Nucléicos estão presentes em todas células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.
  4. 4. Conceitos Gerais São moléculas longas e complexas, de elevados pesos moleculares, constituídos por cadeias de unidades denominadas nucleotídeos.
  5. 5. São ácidos nucléicos o DNA ou ácido desoxirribonucleico e o RNA ou ácido ribonucleico. Conceitos Gerais
  6. 6. Nucleotídeos Unidades fundamentais dos Ácidos Nucléicos
  7. 7. Nucleotídeos Presentes em ambos os Ácidos Nucléicos, são compostos por um carboidrato, uma base nitrogenada e a substância Fosfato.
  8. 8. Nucleotídeos Atuam como componentes na estrutura de coenzimas importantes no metabolismo celular e ainda como ativadores e inibidores importantes em várias vias do metabolismo intermediário.
  9. 9. Ácido Desoxirribonucleico Desoxyribonucleic Acid - DNA
  10. 10. Ácido Desoxirribonucleico É um composto orgânico cujas moléculas contém suas instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento de todos os seres vivos.
  11. 11. Ácido Desoxirribonucleico Está presente no núcleo das células eucarióticas, nas mitocôndrias, nos cloroplastos, e no citosol das células procarióticas.
  12. 12. Ácido Desoxirribonucleico Nas células germinativas e no ovo fertilizado, dirige todo o desenvolvimento do organismo. É duplicado cada vez que a célula somática se divide.
  13. 13. Ácido Desoxirribonucleico Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes. O restante tem importância estrutural.
  14. 14. Estrutura - DNA O DNA é um polidesoxirribonucleotídeo formado por milhares destes e ligados entre si através de ligação fosfodiéster. Sua molécula é formada por uma fita dupla antiparalela e enrolada.
  15. 15. Estrutura - DNA Uma ligação fosfodiéster é um tipo de ligação covalente que é produzida entre dois grupos hidroxila (–OH) de um grupo fosfato e duas hidroxilas de outras duas moléculas.
  16. 16. Éster Estrutura - DNA Fosfodiéster
  17. 17. Estrutura - DNA Na dupla hélice do DNA, as cadeias se dobram em torno de um eixo comum. No tipo mais comum de hélice, o esqueleto fica na parte externa, enquanto que as bases hidrofóbicas, ficam no lado de dentro da estrutura.
  18. 18. Estrutura - DNA As bases nitrogenadas ordenam-se em: A-T (Adenina e Timina) C-G (Citosina com Guanina)
  19. 19. Estrutura - DNA Forma "B" - é a forma mais comum. A hélice é voltada para a direita e com 10 resíduos por volta, com planos de bases perpendiculares ao eixo helical. Existem 3 formas estruturais do DNA:
  20. 20. Estrutura - DNA Forma "A" - Obtida pela desidratação moderada da forma “B”, é voltada para a direita, mas possui 11 resíduos por volta e as bases estão em um ângulo de 20 graus em relação ao eixo helical.
  21. 21. Estrutura - DNA Forma "Z" - A hélice nesta forma é voltada para a esquerda e contém cerca de 12 resíduos por volta. A transição entre as formas de DNA desemprenha um papel importante na regulação da expressão genética.
  22. 22. Ácido Ribonucleico Ribonucleic Acid - RNA
  23. 23. Ácido Ribonucleico Atua como uma espécie de cópia de trabalho, criada a partir do molde de DNA e utilizada na expressão da informação genética.
  24. 24. É o responsável pela síntese de proteínas da células, é um polímero de nucleotídeos e as moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA. Ácido Ribonucleico
  25. 25. A síntese de uma molécula de RNA a partir de um molde de DNA chama-se Transcrição. Ácido Ribonucleico
  26. 26. O RNA é constituído por uma ribose, por um grupo fosfato e uma base nitrogenada. A composição do RNA é muito semelhante ao do DNA. Estrutura - RNA
  27. 27. Os Ribonucleotídeos contêm as bases: Adenina (A), Guanina (G), Citosina (C) e Uracila (U) Esta está presente em lugar de timina. Estrutura - RNA
  28. 28. O RNA, é como a proteína mas não como DNA, pode catalisar importantes reações biológicas. As moléculas de RNA que funcionam como proteínas enzimáticas são chamadas de ribozimas. Estrutura - RNA
  29. 29. O Ácido Ribonucleico se divide em 4 classes: O RNA Mensageiro, Transportador, Ribossômico e Pequenos Nucleares. Estrutura - RNA
  30. 30. Também chamado de RNAm é o intermediário chave na expressão gênica e atua na tradução do DNA em aminoácidos para "fazer" as proteinas de todos os seres vivos da terra. RNA Mensageiro
  31. 31. O RNAt é um RNA de menor peso molecular que transporta os aminoácidos para a síntese proteica. Possui na sua molécula uma região chamada anticódon. RNA Transportador
  32. 32. Existe pelo menos um RNA transportador para cada aminoácido. RNA Transportador A união entre o anti-códon e o códon forma a tradução.
  33. 33. Estes são as organelas produtoras de proteínas das células, e existem no citoplasma. RNA Ribossomico O RNAr é o componente primário dos ribossomos.
  34. 34. Pequeno RNA Nuclear São uma classe de pequenas moléculas de RNA que podem ser encontradas dentro do núcleo de células eucarióticas. São transcritos pela RNA polimerase II ou pela RNA polimerase III.
  35. 35. Pequeno RNA Nuclear Estão envolvidos numa variedade de importantes processos tais como o splicing de RNA, a regulação de fatores de transcrição ou RNA polimerase II, e manutenção do telómero.
  36. 36. Integrantes: Felipe Costa Almeida Gabriel Resende Miranda Paulo Gustavo Pedro Henrique Chagas Sara da Silva Lopes Sérgio Rodrigues

×