Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

49 newsletter junho 2013 (1)

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

49 newsletter junho 2013 (1)

  1. 1. Junho / 2013 1 Trem Pé-Vermelho tem audiência pública dia 20. Participe! Econômica e Ambiental do trem de passageiros “Pé-Vermelho”. A reunião será no Teatro Fênix (Avenida Curitiba, 1215), em Apucarana, a partir das 10 horas. A audiência é uma etapa jurídica e tecnicamente indispensável para o processo de outorga da linha, que unirá Paiçandu a Ibiporã. Os estudos foram elaborados pelo Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina, a pedido do Ministério dos Transportes. O presidente da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos, José Carlos Valêncio, ressalta a importância da participação da população e das instituições neste momento. “Esta é mais uma etapa importante e necessária de se cumprir em prol do projeto. Sem ela, não podemos avançar nos próximos passos, que demandarão cada vez mais articulação da região e suas lideranças políticas, junto aos governos estadual e federal”, esclarece Valêncio.
  2. 2. Projeto foi apresentado a grupo de italianos Comércio Ítalo-Brasileira e Consulado Italiano, do seminário “Oportunidades de Investimentos Paraná-Itália”, realizado em Curitiba, em maio. Na ocasião, vários projetos de infraestrutura foram apresentados ao grupo de empresários, membros da embaixada e da câmara, entre eles, o do Trem Pé-Vermelho. Norte-americanos buscam parceria para fábrica No nal de maio, a Sunlight Technologies, empresa norte-americana, esteve na região para apresentar o projeto de uma fábrica de produtos fotovoltaicos, e buscar parceria para viabilizá-lo. O projeto dos norte-americanos prevê a instalação da tecnologia fotovoltaica em vidraças ou telhas, produzindo energia solar para grandes empreendimentos urbanos ou para fazendas. A comitiva visitou o Secretário Estadual de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e também esteve na Associação Comercial e Industrial de Maringá, onde se reuniu com o presidente da Terra Roxa Investimentos, José Carlos Valêncio e o vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi. Os empresários assistiram a vídeos dos projetos em desenvolvimento na região, como o Eurogarden, Trem Pé-Vermelho e Cidade Industrial. Segundo Valêncio, eles demonstraram bastante interesse nos projetos da região. Em Londrina, participaram da reunião o prefeito Alexandre Kiree, o primeiro vice-presidente da agência, Fernando Kiree, o presidente da CODEL Bruno Veronesi e o superintendente da ACIL, Diego Menão. Nesta ocasião a empresa americana apresentou a proposta para a instalação de sua fábrica na região Norte do Paraná, e a intenção de achar um parceiro para Joint Venture, que seria o primeiro passo para a empresa americana se inserir no mercado brasileiro. Ao nal de suas visitas às potenciais regiões para a instalação de sua planta, a empresa anunciou no início de junho o investimento de 150 milhões de dólares em Londrina. Cônsul do Canadá conhece os potenciais da região O cônsul geral do Canadá, Stéphane Larue, esteve visitando a região Norte do Paraná no dia 28 de maio, em busca de parcerias econômicas, culturais e acadêmicas. Em Maringá, o cônsul reuniu-se com o presidente da agência, José Carlos Valêncio, e lideranças locais, representadas pela ACIM, Sebrae, Senai, Sinduscon, Secovi, lideranças de Arranjos Produtivos Locais (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Unicesumar, Emater, entre outros. Em Londrina o cônsul participou da reunião do Núcleo de Desenvolvimento
  3. 3. Missão “Ser um agente independente para atrair novos investimentos e promover negócios, integrando e desenvolvendo os setores econômicos da região Norte do Paraná”. 2 Empresarial de Londrina, onde foi recebido pelo conselheiro da Acil e diretor da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos, Nivaldo Benvenho, pelo vice-presidente da ACIL, Luiz Carlos Adati, empresários e lideranças locais, e também com a participação de representantes de cidades vizinhas, como Rolândia, Apucarana e Arapongas. Valêncio e Benvenho apresentaram ao cônsul a região como uma metrópole linear, integrada, principalmente pelo esforço realizado pelas instituições e entidades, que resultou na criação da agência Terra Roxa Investimentos. Foram apresentados dados econômicos da região, focando nos principais setores que movimentam a economia da região e os projetos em andamento. Entre os potenciais investimentos de empresas canadenses, o cônsul destacou o potencial do Canadá em inovação tecnológica, e entre os projetos apresentados demonstrou principal interesse no projeto do Trem Pé Vermelho, devido à presença no Brasil da empresa canadense Bombardier, que está construindo o monotrilho em São Paulo. Outro destaque foi a sugestão de formular um termo de cooperação entre o Canadá e a região Norte do Paraná, de curto, médio e longo prazo, que será discutido nos próximos meses por lideranças da região, sob coordenação da Terra Roxa.

×