Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Terminal XXI - Porto de Sines

4,649 views

Published on

Curso Profissional Técnico de Turismo
Geografia - módulo 7
Terminal XXI - Porto de Sines

  • -- DOWNLOAD THIS BOOKS INTO AVAILABLE FORMAT -- ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... Download FULL PDF EBOOK here { http://bit.ly/2m77EgH } ......................................................................................................................... (Unlimited)
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Terminal XXI - Porto de Sines

  1. 1. PORTO DE SINES TERMINAL XXI «Porto de águas
  2. 2. Localização O Porto de Sines é um porto de águas profundas, com fundos naturais,situado na Costa Ocidental de Portugal. A sua localização estratégica aliada às suas características físicas,permitem posicioná-lo como o grande porto hub [concentrador de cargase linhas de navegação] da fachada Ibero-Atlântica.
  3. 3. Localização
  4. 4. Localização
  5. 5. Hinterland O Porto de Sines tem como hinterland directo toda a zona sul e centrode Portugal, ficando a 150 Km de Lisboa, 125 Km de Évora, 100 Km de Beja ea 182 Km de Faro.
  6. 6. Hinterland
  7. 7. História A sua construção iniciou-se em 1973, tendo entrado em exploração emOutubro de 1978. A intenção era que Portugal evoluisse nos sectores fundamentais,como a energia e a transformação de matérias-primas. Tinha como principal objectivo a criação de um polo dedesenvolvimento no Sul do Tejo. As unidades a serem instaladas era apenas uma refinaria. Tiveram várias opções de escolha, como Alcochete, Setúbal e Sagres,mas acabaram por optar por Sines, devido às suas águas profundas.
  8. 8. Características Gerais O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional naquantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturaisna costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas.
  9. 9. Características Gerais É a principal porta de abastecimento energético do país:  petróleo e derivados;  carvão;  gás natural.
  10. 10. Acessibilidades MarítimasPode receber navios de grande porte, devido à profundidade das águas. Terrestres Ligação Rodoviária:- IC33 – Sines, Évora e Espanha;- IP8 – Sines, Beja e Espanha. Ligação Ferroviária:- Sines, Elvas e Espanha.
  11. 11. Serviços Portuários Disponibiliza – aos navios e mercadorias – serviços permanentes comelevados níveis de produtividade e de segurança, destacando-se osseguintes:- Controlo de tráfego marítimo;- Pilotagem, reboque e amarração;- Água potável e bancas;- Combate a acidentes/poluição;- Reparações a bordo ou em terra.
  12. 12. Porto de Pesca• É formado por uma bacia interior, abrigada por um quebra-mar que oferece boas condições de protecção para acostagem e fundeadouro das embarcações de pesca.
  13. 13. Porto de PescaTem: oficinas de manutenção; posto de abastecimento de combustíveis; posto de recepção de óleos usados; abastecimento de água e energia; armazéns individuais de apoio a titulares de unidades pesqueiras.
  14. 14. Porto de Pesca
  15. 15. Porto de Pesca
  16. 16. Porto de Recreio• É o ponto de paragem obrigatória das embarcações de recreio que percorrem a costa portuguesa em rotas nacionais ou internacionais.• É o único porto de recreio da costa marítima entre Setúbal e o Algarve.
  17. 17. Porto de RecreioDispõe: fornecimento de água e electricidade; berços e picadeiros; posto de abastecimento de combustíveis; recepção de óleos usados; telefone público; Vigilância; dados meteorológicos.
  18. 18. Porto de Recreio
  19. 19. Porto de Recreio
  20. 20. TERMINAIS Terminal de Granéis Líquidos Terminal Petroquímico Materiais como: - Metanol - Etanol Terminal Multipurpose e Ro-Ro - Gás Natural Liquefeito Terminal de Gás Natural Liquefeito
  21. 21. Terminal de Granéis Líquidos
  22. 22. Terminal Petroquímico
  23. 23. Terminal Multipurpose e Ro-Ro
  24. 24. Terminal de GásNatural Liquefeito
  25. 25. Principais Características• Comprimento do Cais: 730m
  26. 26. Curiosidades O Porto encontra-se cercado por duas áreas protegidas, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha
  27. 27. Curiosidades Combate à poluição, nomeadamente no mar; Prevenção de emissões para o ar, água e sol, numa estratégia integrada de gestão de resíduos.
  28. 28. Curiosidades Participa, colabora e apoia estudos e projectos no domínio ambiental, com vista ao progresso económico e social da região e à correcta exploração das suas potencialidades naturais, nomeadamente o apoio à construção de um centro de reabilitação de animais marinhos.

×