Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Informática Educativa Dois

1,303 views

Published on

Trabalho de informática educativa

Published in: Design, Technology
  • Be the first to comment

Informática Educativa Dois

  1. 1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Educação Disciplina: Informática na Educação Professor: Marco Silva Aluna: Talitha dos Prazeres Berner 3º Período – Turma: 01 Trabalho de Informática na Educação
  2. 2. Informática Educativa
  3. 3. Informática Educativa  A informática educativa caracteriza-se pela inserção do computador como ferramenta potencializadora do processo de ensino-aprendizagem, podendo esta ser utilizada em qualquer nível ou modalidade de ensino, com o intuito de auxiliar o professor a formar os conceitos com os alunos e aprofundar os conhecimentos ministrados na sala de aula.  Para que esta ferramenta funcuione no ambiente educacional de maneira correta, e necessário que os professores sejam capacitados através de cursos, para que assim estes possam explorar todas as possibilidades que esta ferramenta pode propiciar no ambiente escolar.  A escola não pode ficar alienada as mudanças ocorridas na sociedade, o computador faz parte dessas mudanças e se constitui também como parte de um saber, que também é educativo, que está acessível a todos nos mais diferentes lugares, para as mais diferentes pessoas e constitui- se como um saber social.
  4. 4. WEB 2.0 "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”. — Tim O'Reilly  Como exemplo dessa plataforma temos a Wikipédia, uma enciclopédia virtual que se baseia nesse conceito, livre para que nela os usuários possam criar paginas, atualizar os conteúdos, editarem, reescrevem, ou até mesmo apagarem os conteúdos criados.  Estas páginas são baseadas nestes conceitos e geralmente são sempre livre e aberto para todos os usurários que ser proponham a colaborar com o conteúdo. É nesse preceito que se baseia a WEB 2.0 na construção do conhecimento, na troca de informações, pessoa (internautas) de qualquer lugar do mundo, sempre colaborando para a construção do saber coletivo.
  5. 5. Cibercultura
  6. 6. Cibercultura “O uso crescente das tecnologias digitais e das redes de comunicação interativa acompanha e amplifica uma profunda mutação na relação como saber. Ao prolongar determinadas capacidades cognitivas humanas (memoria, imaginação, percepção), as tcnologias intelectuais com supporte digital redefinem seu alcance, seu significado, e algumas vezes até mesmo sua natureza. As novas possibilidades de criação coletiva distribuida, aprendizagem cooperativa e colaboração em rede oferececidas pelo ciberespaço colocam novamnete em questão o funcionamento das instituições e os modos habituais de divisão do trabalho, tanto nas empresas como nas escolas.” Cibercultura LÉVY, P. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999  Definição de Lévy : “Cibercultura, conjunto de técnicas (materias e intelectuais), de praticas, de atitudes, de modos de pensar e de valores que se desenvolvem juntamente com o ciberespaço”.  Como podemos ver acima pela definição de Lévy a cibercultura é fundamentada na cultura de um pais, sendo aliada a cultura que é criada pelas midias, pelas redes de conheciemento. A ciber cultura faz a fusão desses conhecimentos, dessas trocas que ocorrem entre a sociedade, a cultura e a tecnologia.
  7. 7. Nativo digital, Migrante Digital e Excluído Digital
  8. 8. Nativo digital  Os nativos digitais são pessoas que nasceram e cresceram no mundo tecnológico, estes aprenderam desde cedo a estarem conectados a rede e passaram a fazer tudo através desta - se comunicam, compartilham, compram e vende, cria, coleciona, avalia os conteúdos da web, joga, aprende e muito mais - sentem-se mais a vontade a frente do computador. São “dependentes” do mesmo, é através dessa ferramenta que a pessoa formula a sua atividades, sua vida.
  9. 9. Imigrante Digital • O imigrante digital, é aquela pessoas que está em processo de adaptação com as ferramentas tecnológicas. Esta pessoa utiliza bem dos recursos disponibilizados pela web, para a formulação de atividades ou até mesmo para uso pessoal – diversão, entretenimento – no entanto este ainda não dispensa a forma antiga, o papel, ainda se utiliza de agendas telefônicas, faz pesquisas por livros, dentre outras coisas. Há a real necessidade para essas pessoas de manterem a via entre a Internet, as ferramentas tecnologias e o método já difundido (o papel).
  10. 10. Excluído Digital  A pessoa considerada excluída digital, é aquela que não tem nenhum contato com as ferramentas tecnológicas, esta pessoa não tem acesso e nem instrução para manusear um computador, a exclusão digital geralmente atinge as camadas mais pobres do país.
  11. 11. Interatividade na Educação
  12. 12. Interatividade na Educação  A interatividade segundo a Wikipédia se caracteriza da seguinte forma: Interatividade é um conceito que quase sempre está associado às novas mídias de comunicação. Interatividade pode ser definida como: “Uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada”.  Interatividade é conceituada como uma relação de troca, de formação de conceitos, de adaptação de uns aos outros e envolve sempre a ação. A interatividade na educação nada mais é do que a formulação de conhecimentos dentro de uma determinada matéria - de um determinado assunto. É a formação do conhecimento junto com os colegas, professores, o próprio material didático e as ferramentas tecnológicas.
  13. 13. Bibliografia: • http://br.geocities.com/spereirag/informatica_educativa.htm • http://www.weblivre.net/artigo/informatica-educativa/o-que-e-informatica-educativa/ • http://www.edutec.net/Textos/Alia/PROINFO/prf_txtie07.htm • http://blogs.abril.com.br/webfoliopresidentejoaopessoa/2009/03/que-informatica-educativa.htm • http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml • http://web2brasil.blogspot.com/ • http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura • http://www.slideshare.net/erionline/nativos-digitais-versao-compativel • http://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_digital • http://pt.wikipedia.org/wiki/Interatividade • http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o

×