Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Trabalho lobo ibérico 1

lobo ibérico

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Trabalho lobo ibérico 1

  1. 1. LOBO IBÉRICO Trabalho feito por: Afonso Moreira Nº1 5.ºF
  2. 2. Introdução O trabalho que vou fazer para a disciplina de Ciências da Natureza é sobre o Lobo Ibérico. Escolhi este animal porque é um animal muito importante na Península Ibérica e porque está em vias de extinção. Eu gosto muito de lobos porque são parecidos com o cão, mas muito mais perigosos.
  3. 3. Lobo Ibérico Nome vulgar: Lobo Ibérico. Nome Científico: Canis lupus signatus Habitat: O lobo ibérico tem um habitat muito diversificado, incluindo matas, florestas de carvalhos, campos de cultura, pastagens e matagais, onde se pode esconder. Em Portugal podemos encontrar o lobo ibérico nos distritos de Viana do Castelo e de Braga, província de Trás-os-Montes Montes e parte dos distritos de Aveiro, de Viseu e da Guarda.
  4. 4. Caraterísticas O lobo ibérico é um mamífero que tem as seguintes características: tem a cabeça grande e maciça, com orelhas triangulares relativamente pequenas e olhos oblíquos de cor amarelada. O focinho tem uma área clara, de cor branco- sujo, ao redor da boca. A pelagem vai do castanho amarelado ao acinzentado mesclado ao negro, particularmente sobre o dorso. O seu comprimento fica entre 1,40 m e 1,80 m. O peso dos machos entre 30 a 40 kg, e fêmeas entre 25 a 35 kg. Forma corporal O lobo tem cabeça, tronco e membros e quanto à simétrica, esta é simetria bilateral. Revestimento O revestimento do lobo é pele com pêlo. A pelagem é curta. No Verão o pêlo é curto predominando a coloração parda. Em Setembro/Outubro começa a surgir a pelagem de Inverno, com pêlos maiores e mais densos. A coloração dominante nesta época é acinzentada. O revestimento serve para manter a temperatura corporal.
  5. 5. Locomoção A corrida é a forma de locomoção dos lobos porque assentam no solo só as falanges dos dedos. Possui um corpo musculoso, membros longos, patas volumosas e uma enorme resistência física, São excelentes " corredores de fundo" . Percorrem distâncias incríveis. Alimentação É um animal essencialmente carnívoro.. As principais presas deste predador são o javali, o corço e o veado, enquanto que as presas domésticas mais comuns são os ovinos, os caprinos, os bovinos. Pode também alimentar-se de cadáveres de outros animais. Os lobos caçam em grupos que são as alcateias. Reprodução São animais vivíparos. Só atingem a maturidade sexual por volta dos 22 meses de idade. O dimorfismo sexual não é evidente . A época reprodutora vai de Janeiro a Março. A gestação dura 60 a 63 dias. As lobas têm filhotes uma vez por ano, nascendo três a sete crias por ninhada com pelagem negra e olhos fechados. Durante o aleitamento os machos caçam para as fêmeas.
  6. 6. Conclusão Depois de fazer este trabalho fiquei a conhecer melhor o lobo ibérico. Já sei onde vive, como se alimenta, como se reproduz, como se desloca e qual o seu revestimento. É um animal que está em vias de extinção, ou seja pode desaparecer, mas é preciso mantê-lo, porque é bom para a natureza.

×