Anatomia humana

8,564 views

Published on

Anatomia Humana

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

Anatomia humana

  1. 1. Anatomia Humana-Introdução-Posição Anatômica e Secções-Sistema Esquelético-Articulações-Sistema Muscular
  2. 2. Introdução à AnatomiaA anatomia humana consiste no estudoda forma e constituição doorganismo, compreendendo os diversossistemas que o constituem.
  3. 3. Posição AnatômicaOlhar Facedirigido voltadapara o para frentehorizonte Membros superiores estendidos aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente Membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente
  4. 4. Planos de Secção Plano de Secção Sagital (divide o corpo em duas metades – Direita e Esquerda)
  5. 5. Plano de Secção Frontal(divide o corpo em duasmetades – Frente e Trás)
  6. 6. Plano de Secção Transverso (divide ocorpo em duas metades – Superior e Inferior)
  7. 7. Sistema Esquelético O esqueleto humano adulto é constituído por 206 ossos. Possui diversas funções:- Dar sustentação ao corpo- Juntamente com os músculos, auxiliar na movimentação- Proteger os órgãos- Armazenar Cálcio e Fósforo- Produzir células sanguíneas
  8. 8. Classificação dos Ossos Observe: Secção Frontal
  9. 9. Ossos Longos Ossos Longos: Comprimento > Largura e espessura. Exemplo: fêmur, úmero, rádio, ulna, fíbula, falanges.
  10. 10. Ossos Planos ou Chatos Comprimento e Largura > Espessura Ex. Ossos do crânio, como o parietal, frontal, occipital a escápula e os ossos do quadril Osso do quadril
  11. 11. Ossos Curtos Comprimento = Largura = Espessura Ex. Os ossos do Carpo e Tarso.
  12. 12. Ossos Irregulares Comprimento, Largura e Espessura irregulares. Apresenta uma morfologia complexa que não encontra correspondência em formas geométricas conhecidas. Osso Temporal
  13. 13. SistemaEsquelético
  14. 14. ColunaVertebral
  15. 15. CaixaCraniana
  16. 16. CaixaTorácica É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se
  17. 17. Articulações Articulação ou juntura é a conexão entre duas ou mais peças esqueléticas (ossos ou cartilagens).. Capacitam que partes do corpo se movimentem em resposta a contração muscular. Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
  18. 18. Articulações Fibrosas São articulações no qual o elemento que se interpõem ás peças que se articulam é o tecido fibroso. Possui um grau de mobilidade sempre pequeno. São dividas em Suturas, Gonfose e Sindesmose.
  19. 19. -Suturas As suturas (encontradas nos ossos do crânio) são formadas por várias camadas fibrosas, sendo á união extremamente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos.
  20. 20. -Gonfose É uma articulação fibrosa de um processo crônico em uma cavidade e só é encontrado nas articulações entre a raiz dos dentes.
  21. 21. -Sindesmose É a articulação na qual dois ossos são unidos a distância. Exemplo: articulação rádio-ulnar, articulação tíbia-fibular.
  22. 22. Articulações Cartilaginosas São articulações com movimentos limitados, como por exemplo as articulações das vértebras. O tecido que se interpõe é a cartilagem.
  23. 23. Articulações Sinoviais São articulações com movimentos amplos. A mobilidade exige leve deslizamento de uma superfície sobre a outra. Exemplo: Articulação do joelho, cotovelo, quadril, etc.
  24. 24. Sistema Muscular O tecido muscular é caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.
  25. 25. Tecido Muscular Liso Músculo liso: o movimento é involuntário. Os Músculos Lisos formam as vísceras (Órgãos vitais). O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.
  26. 26. Músculo Estriado Esquelético Músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.
  27. 27. Músculo Estriado Cardíaco Músculo cardíaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco é de controle involuntário. É comandado pelo sistema nervoso Central.

×