Case Gazeta do Povo

1,442 views

Published on

Case Ouro, vencedor do Prêmio Colunistas 2010.

Published in: Business, Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,442
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
49
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide



























  • Case Gazeta do Povo

    1. 1. Esta apresentação está em .MOV para não perder nenhum efeito do Keynote para o Powerpoint. Todas as peças do case podem ser vistas neste arquivo ou, separadamente, no CD e impressões da pasta. Para interromper, aperte pause. Para continuar a apresentação, aperte novamente play.
    2. 2. AO JURADO Os cases inscritos pela agência Getz possuem o mesmo padrão de estrutura de apresentação. São resumidos e seguem o manual do Prêmio Colunistas 2010: Resumo do case: Visão geral do case apresentado. Diagnóstico: Descrição sucinta do cliente, seu mercado e problema. Estratégia: Estratégia de comunicação e seus objetivos. Peças: Materiais desenvolvidos para atingir o objetivo. Resultados: Resultados obtidos após aplicações da estratégia.
    3. 3. RESUMO DO CASE Gazeta do Povo Renovação da Imagem Gazeta do Povo é o principal jornal do Paraná. Com mais de 90 anos de edições, o jornal sempre lutou pelas causas dos paranaenses e agora se reinventa contra a pressão da unificação das plataformas impressa, internet e celular. Suas campanhas sempre foram muito focadas em produtos e apenas informativas. Com um posicionamento forte e uma linguagem inovadora de comunicação, a nova imagem do jornal agradou o público, e a resposta no aumento da tiragem foi imediata. Como isso foi possível?
    4. 4. DIAGNÓSTICO Cliente: • Jornal Gazeta do Povo. • Plataformas: site, celular e impresso. • Meio milhão de leitores utilizam a Gazeta como principal fonte de informação. (Fonte Ipsos Marplan) • É o 10ª colocado entre os jornais mais admirados pelos anunciantes do Brasil. • Top of Mind.
    5. 5. DIAGNÓSTICO Mercado • A leitura do jornal impresso cai diariamente no mundo. • Celular e Internet tornam-se canais importantes de informação. • A imagem velhaca dos jornais prejudica sua aceitação por novos leitores.
    6. 6. DIAGNÓSTICO 2009 Conceito: 90 anos escrevendo sua história. ( Agência Heads )
    7. 7. DIAGNÓSTICO 2009 Conceito: 90 anos escrevendo sua história. ( Agência Heads )
    8. 8. ESTRATÉGIA Objetivos: • Humanizar o jornal. • Deixar claro que o jornal é uma causa além do papel de um jornal. • Evidenciar as três plataformas: impresso, internet e celular. • Implementar um novo posicionamento de comunicação do jornal.
    9. 9. ESTRATÉGIA Materiais desenvolvidos para atingir o objetivo. O público-alvo foi impactado com uma nova marca do jornal, o qual agora também tinha um som (som da marca). Também foram feitos materiais de TV, rádio, jornal, endomarketing e ação promo. mídia exterior rádio TV aberta ações promo
    10. 10. Conceito • O que fez a campanha criar corpo e a concorrência ser vencida foi descobrir algo que estava claro por 90 anos, mas nunca ninguém tinha utilizado: O “sobrenome” do jornal foi a grande sacada.
    11. 11. Conceito • O que fez a campanha criar corpo e a concorrência ser vencida foi descobrir algo que estava claro por 90 anos, mas nunca ninguém tinha utilizado: O “sobrenome” do jornal foi a grande sacada. Esse é o grande valor da Gazeta. Ser Do Povo.
    12. 12. Conceito • Para aprofundar o conceito, detalhamos alguns povos (grupos): Do Povo que trabalha. Do Povo que sofre. Do Povo que espera. Do Povo que ...
    13. 13. Nova marca •E acrescentamos as plataformas do jornal ao lado da marca.
    14. 14. Nova marca •E acrescentamos as plataformas do jornal ao lado da marca. Criação e inclusão dos ícones das três plataformas ao lado da marca.
    15. 15. Som da marca • A exemplo da Intel, do Itaú e outras grandes empresas, criamos o som da marca da Gazeta, para que, nos intervalos comerciais, fique muito claro, não somente de forma visual, que o comercial é da Gazeta do Povo. Som da marca: sons de teclados da redação + impressora rotativa + tecnologia + melodia da marca.
    16. 16. Som da marca • A exemplo da Intel, do Itaú e outras grandes empresas, criamos o som da marca da Gazeta, para que, nos intervalos comerciais, fique muito claro, não somente de forma visual, que o comercial é da Gazeta do Povo. Som da marca: sons de teclados da redação + impressora rotativa + tecnologia + melodia da marca.
    17. 17. TV Aberta - filme 1 - Do Povo
    18. 18. TV Aberta - filme 1 - Do Povo
    19. 19. TV Aberta - Filme II - aproximação com o interior do Estado.
    20. 20. PEÇAS Mídia Exterior - mobiliário urbano Diferenças sociais
    21. 21. PEÇAS Sobrecapa de domingo com o novo posicionamento do jornal. Página dupla interna
    22. 22. PEÇAS Materiais desenvolvidos para atingir o objetivo. Spot de rádio130s
    23. 23. PEÇAS Anúncio de jornal - institucional - manutenção Anúncio de jornal - institucional - variações
    24. 24. PEÇAS Anúncio de jornal - Produtos
    25. 25. PEÇAS Anúncio de Jornal
    26. 26. PEÇAS Anúncio de Jornal Nova barra de assinatura. Regras de padrão visual.
    27. 27. PEÇAS Ação promo evento na Amcham - público formador de opinião
    28. 28. PEÇAS Materiais desenvolvidos para atingir o objetivo: Humanizamos a vinheta, que anteriormente era mais tecnológica, e deixamos muito claras as três plataformas, mostrando que o jornal faz parte do dia todo e não somente das manhãs. A trilha é muito calma, porque geralmente esse material é veiculado à noite, em momentos em que o consumidor final quer descansar e ouvir algo menos ruidoso. Escolhemos uma voz feminina, para intensificar a harmonia dos sons agradáveis. 2009 Vinheta para Leia Amanhã. Agência Heads. 2010 Vinheta para Leia Amanhã. Agência Getz. VT diário para o Leia Amanhã.
    29. 29. PEÇAS Materiais desenvolvidos para atingir o objetivo: Humanizamos a vinheta, que anteriormente era mais tecnológica, e deixamos muito claras as três plataformas, mostrando que o jornal faz parte do dia todo e não somente das manhãs. A trilha é muito calma, porque geralmente esse material é veiculado à noite, em momentos em que o consumidor final quer descansar e ouvir algo menos ruidoso. Escolhemos uma voz feminina, para intensificar a harmonia dos sons agradáveis. 2009 Vinheta para Leia Amanhã. Agência Heads. 2010 Vinheta para Leia Amanhã. Agência Getz. VT diário para o Leia Amanhã.
    30. 30. PEÇAS Materiais desenvolvidos para atingir o objetivo: Humanizamos a vinheta, que anteriormente era mais tecnológica, e deixamos muito claras as três plataformas, mostrando que o jornal faz parte do dia todo e não somente das manhãs. A trilha é muito calma, porque geralmente esse material é veiculado à noite, em momentos em que o consumidor final quer descansar e ouvir algo menos ruidoso. Escolhemos uma voz feminina, para intensificar a harmonia dos sons agradáveis. 2009 Vinheta para Leia Amanhã. Agência Heads. 2010 Vinheta para Leia Amanhã. Agência Getz. VT diário para o Leia Amanhã.
    31. 31. PEÇAS Mala direta para clientes e anunciantes após a campanha
    32. 32. RESULTADOS Resultados obtidos após a campanha: • Novo posicionamento do jornal. • Nova assinatura e marca. • Inclusão do jornal em web e celular. • Início de um novo formato de comunicação para a Gazeta do Povo. • Aumento da circulação em 9% nas primeiras 3 semanas de campanha.
    33. 33. Obrigado.

    ×