12 encontro

1,327 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,327
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
17
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

12 encontro

  1. 1. Orientadora de estudo Solange de Macedo Vezzani E-mail:solange-macedo@bol.com.br
  2. 2. Ano 3 - Unidade 6 : - ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM DIÁLOGO COM OS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES  Leitura deleite: Poema “ METADE “ – Oswaldo Montenegro  Ler seção “Iniciando a conversa”; Trocar ideias acerca dos objetivos propostos; Quais instrumentos você utiliza na sua organização didática ?  texto 1 - Dialogando com as diferentes áreas de conhecimento ; Leitura compartilhada;  Vídeo; Pedagogia de Projetos – Nilbo Nogueira texto 2 - Organização do trabalho pedagógico por meio de projetos didáticos; Leia o texto em duplas ( só até a pagina 14) , reflita sobre as questões abaixo e socialize com o grupo: - Porquê devemos trabalhar com “Projetos”? - Qual é o elemento facilitador? - Relatar projetos didáticos desenvolvidos; analisar se os projetos desenvolvidos tiveram as mesmas características discutidas no texto e no vídeo e contemplaram os elementos apresentados na pag. 14;  Avaliação do encontro;  Lista de presença.   Próximo encontro: 16/10
  3. 3.  Leitura deleite: Poema “ METADE “ – Oswaldo Montenegro
  4. 4. Iniciando a conversa: -Nesta unidade 6, por meio de retomada de questões discutidas nas unidades anteriores, intenta-se não somente conhecer, discutir, mas perceber possibilidades de práticas pedagógicas, que envolvem diversas áreas de conhecimentos, tendo como foco principal a área da linguagem, concretizada nos diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, conforme preceituam documentos oficiais e parâmetros curriculares para o ensino fundamental de 09 anos.
  5. 5. -Para isso, não se pode perder de vista que os gêneros textuais, para que entrem na escola, precisam passar por uma transposição didática, de tal modo que possam ser didatizados. - Nessa direção, os projetos didáticos e as sequências didáticas apresentam-se potencialmente como formas de organização do trabalho pedagógico que têm grandes possibilidades de auxiliar nesse processo de didatização, sobretudo por um viés de trabalho interdisciplinar, o que os torna fundamentais ao professor para realizar todo o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais.
  6. 6. Trocar ideias acerca dos objetivos propostos;  Quais instrumentos você organização didática ?  Você desenvolve Projetos? utiliza na sua
  7. 7. Texto 1 -Dialogando com as diferentes áreas de conhecimento : -Quando foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais da educação fundamental, em 1997-8, já havia a defesa de um trabalho no componente curricular Língua Portuguesa tendo como base os gêneros textuais. -Nesse sentido, se recomendava que a escola viabilizasse o acesso do aluno a diversidade dos textos que circulam socialmente, o que inclui gêneros textuais referentes a diferentes disciplinas, abrindo, desse modo, a perspectiva, por exemplo, de nas aulas do componente Curricular Língua Portuguesa se trabalhar com textos das áreas de Ciências Humanas (História, Geografia), Ciências da Natureza e Matemática.
  8. 8. -Tratando mais especificamente do trabalho cujo ponto de partida seja a área de Linguagens, e tendo-se como princípio que os gêneros textuais não são apenas escritos, mas orais, icônicos, imagéticos e que mesmo uma escultura pode também ser “lida,” interpretada e relacionada com outros textos, não se pode negar às crianças a oportunidade de participarem de situações em que possam desenvolver ou consolidar certos “Direitos de aprendizagem” como os relativos à aprendizagem do componente curricular Língua Portuguesa ( em todos os eixos) em contextos de reflexão sobre os gêneros textuais, em atividades de textos cujas temáticas são de áreas diversas.
  9. 9.  O texto mostra como efetivar o dialogo entre as áreas de conhecimento.
  10. 10. Projetos Didáticos A organização do trabalho pedagógico por Projetos permite um planejamento articulado entre as áreas do conhecimento e o processo de alfabetização e letramento.
  11. 11. Projetos Didáticos Leite (1998) in Leal e Lima, Unidade 06, Ano 2, p. 15
  12. 12.  Vídeo: Pedagogia dos Projetos - Nilbo Nogueira -
  13. 13. Texto 2 - Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos: Leia o texto em duplas ( só até a pagina 14) , reflita sobre as questões abaixo e socialize com o grupo: - Porquê devemos trabalhar com “Projetos”? - Qual é o elemento facilitador? - Relatar projetos didáticos desenvolvidos; analisar se os projetos desenvolvidos tiveram as mesmas características discutidas no texto e no vídeo e contemplaram os elementos apresentados na pag. 14; ( só até a pagina 14)
  14. 14. -Tarefa: Organizar o Portifólio e trazer para apreciação. -Lista de presença - Avaliação -Data do próximo encontro: 16/10

×