1º encontro PACTO

890 views

Published on

Apresentação do PACTO

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
890
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

1º encontro PACTO

  1. 1. Orientadora de estudo Solange Macedo Vezzani Monteiro E-mail: solange-macedo@bol.com.br
  2. 2. AFINAL, O QUE É O PACTO? O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se a: I. Alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática. II. Realizar avaliações anuais universais: Prova Brasil aos alunos do 2º ano e aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental ( pelo Inep). III. No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
  3. 3. PACTO - compromisso do governo Federal, Estadual e Municipal de alfabetizar as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade. Decreto 6.094/2007- inciso II do art.2º. PNAIC- Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa: Formação de professores Materiais Avaliação Seriedade, pontualidade e dedicação
  4. 4. QUEM SÃO OS CURSITAS? O professor cursista deverá: • 1. Ser professor de escola pública no município onde o curso está sendo ofertado; • 2. Estar lotado no primeiro, segundo ou terceiro anos ou turma multisseriada que inclua o ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental; • 3. Constar do Censo Escolar 2012.
  5. 5. BOLSA DE ESTUDO • Bolsa de estudo de R$ 200, 00 aos professores cadastrado no curso que tenham inscrição no CENSO ESCOLAR 2012. • CERTIFICADO dos Cursistas • 180 h - fornecido pela UNESP
  6. 6. Para ter o direito ao certificado e a Bolsa, o cursista deverá: • 1. ter frequência aos encontros presenciais (mínimo de 75%para o certificado e 100% para a bolsa) ; • 2. realizar as tarefas previstas em cada unidade; • 3. relatar uma experiência no Seminário Final do Programa.
  7. 7. 4. Montar portfólio com registro das atividades desenvolvidas, dos relatórios elaborados e dos modelos de avaliação; 5. Socializar, nos encontros, as atividades desenvolvidas em aula com o objetivo de compartilhar experiências, subsidiando a análise do efetuado e o planejamento de novas ações.
  8. 8. Carga horária da Formação: Os professores serão atendidos em seus municípios pelos orientadores de estudo em 20 encontros presenciais quinzenais de 4 horas, totalizando 80 horas distribuídas em oito unidades. No total, são computadas as 80 horas relativas às unidades trabalhadas, mais 08 horas de seminário final e 32 horas de estudo e atividades extrassala, totalizando 120 horas.
  9. 9. ORGANIZAÇÃO DO CADERNO:  Introdução  Reflexões sobre a avaliação  Sugestões para avaliação considerando os quatro eixos do ensino da Língua Portuguesa.
  10. 10. É preciso quebrar o mito de que a leitura é uma decodificação de símbolos e signos!

×