Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Planejamento 7 ano

555 views

Published on

muito bom

Published in: Education
  • Be the first to comment

Planejamento 7 ano

  1. 1. Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Criação Série: 7º ano Ensino: Fundamental II Professor: André Objetivos Gerais (extraídos dos Parâmetros Curriculares Nacionais): # Saber selecionar textos literários segundo seu interesse; # Ler, de maneira autônoma, textos literários de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade: 1. selecionando procedimentos de leitura adequados a características do gênero; 2. desenvolvendo sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero e universo temático, bem como sobre saliências textuais (dados da própria obra); 3. articulando o maior número possível de índices textuais e contextuais na construção do sentido do texto literário, de modo a: 3.1. extrair informações não explicitadas, apoiando-se em deduções; 3.2. estabelecer a progressão temática; 3.3. interpretar recursos figurativos tais como: metáforas, metonímias, eufemismos, hipérboles etc.; # Ser receptivo a textos literários que rompam com seu universo de expectativas, por meio de leituras desafiadoras para sua condição atual, apoiando-se em marcas formais do próprio texto ou em orientações oferecidas pelo professor; # Compreender a leitura de obras literárias em suas diferentes dimensões: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler; # Ser capaz de aderir às posições ideológicas que reconheça nos textos literários que lê, ou recusá-las; # Desenvolver a sensibilidade estética, através dos diversos modos como ela é expressa em textos literários; # Desenvolver a escrita de textos criativos (manejando adequadamente os recursos literários). Objetivos Específicos e Conteúdos do 1º Bimestre: Objetivos específicos: # Compreender a produção literária, enquanto fenômeno linguístico, artístico, histórico, social e cultural; # Compreender a função social da literatura; # Identificar e compreender as diferenças entre linguagem literária e linguagem não-literária; # Identificar e compreender o uso figurativo da linguagem verbal, em particular os recursos da metáfora e da onomatopeia, enquanto modo estético de se transmitirem mensagens.
  2. 2. Conteúdos: 1. O que é literatura? 1.1. texto literário X texto não-literário; 2. Linguagem figurada: 3.1. metáfora; 3.2. onomatopeia. Unidade de referência no livro didático: “Projeto Telaris – Língua Portuguesa – 7º ano”: capítulo 1. Livro paradidático utilizado: “A terra dos meninos pelados”, Graciliano Ramos. Objetivos Específicos e Conteúdos do 2º Bimestre: Objetivos específicos: # Identificar e compreender a modalidade textual da narração, em relação às outras modalidades textuais; # Identificar e compreender (em sua função textual) os elementos essenciais da construção do texto narrativo: narrador (foco narrativo) e personagens (características e função), assim como acionar e manejar esses mesmos elementos na produção textual (no formato do conto); # Identificar e compreender os principais elementos de composição do gênero das narrativas fantásticas, assim como acionar e manejar esses mesmos elementos na produção textual (no formato do conto). Conteúdos: 1. Elementos do texto narrativo: 1.1. narrador; 1.2. personagens; 2. A narrativa fantástica: elementos do gênero. Unidade de referência no livro didático: “Projeto Telaris – Língua Portuguesa – 7º ano”: capítulo 2. Livro paradidático utilizado: “Coraline”, Neil Gaiman. Objetivos Específicos e Conteúdos do 3º Bimestre: Objetivos específicos: # Identificar e compreender (em sua função textual) os elementos essenciais da construção do texto narrativo: tempo (diferentes maneiras de se configurar o tempo em uma narrativa) e espaço (diferentes maneiras de se configurar o espaço em uma narrativa), assim como acionar e manejar esses mesmos elementos na produção textual (no formato do conto); # Identificar e compreender os principais elementos de composição do gênero do relato de experiências, assim como acionar e manejar esses mesmos elementos na produção textual (no formato do conto). Conteúdos:
  3. 3. 1. Elementos do texto narrativo: 1.1. marcação do tempo; 1.2. configuração do espaço; 2. Relato de experiências: elementos do gênero. Unidade de referência no livro didático: “Projeto Telaris – Língua Portuguesa – 7º ano”: capítulo 4. Livro paradidático utilizado: “Os meninos da rua Paulo”, Ferenc Molnár. Objetivos Específicos e Conteúdos do 4º Bimestre: Objetivos específicos: # Identificar e compreender (em sua função textual) os elementos essenciais da construção do texto narrativo: o enredo (diferentes maneiras de se estruturar e apresentar uma história; enredo linear e enredo não-linear) e descrição (modalidade textual a serviço da efabulação narrativa), assim como acionar e manejar esses mesmos elementos na produção textual (no formato do conto); Conteúdos: 1. Elementos do texto narrativo: 1.1. enredo; 1.2. descrição enquanto recurso narrativo. Unidade de referência no livro didático: “Projeto Telaris – Língua Portuguesa – 7º ano”: capítulo 2. Livro paradidático utilizado: “A invenção de Hugo Cabret”, Brian Selznick. Procedimentos de Avaliação: # Produção textual (redação). # Trabalhos de pesquisa (tanto individuais quanto em grupo, no espaço da escola – biblioteca, sala de informática – ou fora dela). # Participação em sala de aula (disciplina, assiduidade, afinco, etc). # Avaliação escrita e exercícios (questões dissertativas elaboradas pelo docente ou retiradas do ENEM e dos principais vestibulares). # Apresentações e seminários. # Saídas pedagógicas.
  4. 4. Projetos, sequências didáticas e atividades interdisciplinares: Serão desenvolvidos, ao longo do ano, projetos pedagógicos e sequências didáticas em língua portuguesa e interdisciplinares que visarão à: 1. Contribuição para a aproximação entre a realidade escolar e seu entorno social e para o fortalecimento de seus vínculos; 2. Criação de condições para que os alunos desenvolvam capacidades e competências relativas à vida em sociedade; 3. Promoção de sínteses parciais de conceitos, noções, regras e conteúdos específicos trabalhados ao longo dos bimestres; 4. Desenvolvimentos de capacidades relacionadas à pesquisa científica, tais como coleta e organização de dados, sistematização, generalização, análise e interpretação de informações; 5. Desenvolvimentos de capacidades relativas ao trabalho em grupo; 6. O trabalho com formas discursivas expositivas no momento de socialização dos resultados; 7. Elaboração de resoluções para problemas que afetam o bem comum de forma criativa, solidária, crítica e construtiva; 8. Conhecimento, através das aprendizagens escolares, da realidade em que os alunos se inserem; 9. Contribuição para a formação positiva da autoimagem dos jovens convidando-os para integrarem ativamente um grupo que, ao realizar o projeto, se verá como um agente de integração entre a escola e a comunidade em seu entorno.

×