ApresentaçãO1

3,084 views

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,084
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
36
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ApresentaçãO1

  1. 1. Introdução à Internet Primeiro Encontro
  2. 2. Nos dias de hoje a tecnologia e, principalmente, a informática estão presentes em toda parte. Na hora de votar, por exemplo, a urna eletrônica é um computador. Para sacar dinheiro, muitas vezes usamos um caixa automático. Nos dois casos, apertamos botões, dando instruções que precisam ser cumpridas para que as máquinas executem as ações desejadas. Que tal conhecer alguns recursos básicos do computador? http://200.20.54.60/dte/course/view.php?id=46
  3. 3. Vamos ligar o computador? Acostume-se a sempre ligar primeiro o estabilizador, dispositivo destinado a proteger seus equipamentos contra interferência e variações nos níveis de tensão da rede elétrica. Só então localize o símbolo de energia e clique no botão de liga/desliga no gabinete, no monitor. Vamos fazer o login? Nome do usuário:___________Senha:______ OBS : A senha, deverá OBRIGATORIAMENTE ser composta por caracteres alfa numéricos, ou seja, apenas letras e números.
  4. 4. O Sistema Operacional é o principal programa do computador. Ele permite o funcionamento do hardware e a sua comunicação com os demais softwares do computador. Existem diferentes sistemas operacionais. Muitas pessoas conhecem e usam o Windows. Entretanto, os laboratórios montados pelo PROINFO integram programas governamentais de uso de software livre e passam a utilizar o sistema operacional Linux Educacional, desenvolvido especialmente para uso de professores, gestores e alunos da rede pública de ensino.
  5. 5. OBS: Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido.
  6. 6. Ao se logar no Linux Educacional 1.0 você terá a seguinte tela:
  7. 7. BARRA DE MENU
  8. 8. ÍCONES
  9. 9. Menu Principal O menu principal é subdividido em sub-menus de acordo com as características de cada comando:
  10. 10. Vejamos os sub­menus:  Configurações : Permite  alterar  as  configurações do sistema;  Educativos: contém softwares educativos; Escritório:  neste  podemos  encontrar  programas de edição de texto,  planilhas, apresentações,etc.  Gráficos:   programas  mais  voltado  para  imagens.  Internet:  encontramos  programas  de  e-mail, navegador. Jogos : traz jogos educacionais.  Multimídia :programas para ouvir músicas, vídeos...   
  11. 11. Sistema : programas voltados para a configuração do sistema. Utilitários : programas  diversos para  arquivose  pequenos editores de texto.  Add/Remove Programs: permite adicionar e remover programas. Ajuda : mostra a ajuda do Linux Educacional. Centro de Controle: acesso as configurações do sistema; Pasta do Usuário Arquivos Pessoais: abrir a pasta principal do usuário; Procurar arquivos/pastas: permite realizar a procura por pastas e arquivos.
  12. 12. Configurações: permite alterar as configurações do sistema; Menu Sistema: acesso a todos os locais do sistema: pasta do usuário, pasta remotas, dispositivos de armazenamento. Executar Comando...:   Executa comandos rápidos como, por exemplo, abrir um  programa específico.  Trocar de Usuário:   permite  realizar  a troca de usuários.  Bloquear Sessão:  apenas trava a  sessão  para  ninguém ter  acesso.  Fechar Sessão:  desliga ou reinicia o  computador.
  13. 13. Desligando/Reiniciando o  computador   Como vimos anteriormente o Linux traz no menu principal os submenus: Trocar de Usuário, Bloquear Sessão e Fechar Sessão. Para desligar ou reiniciar o computador clique no menu principal e clique em Fechar Sessão.
  14. 15. Conceitos na Internet A Internet funciona como um oceano pelo qual a informação contida em texto, som e imagem pode ser navegada, ou melhor, acessada em qualquer computador conectado a essa rede. É por essa razão que dizemos que navegamos na Internet. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos mediada por computadores, independentemente de sua localização geográfica.
  15. 16. Internet - é uma rede em escala mundial de milhões de computadores conectados, também conhecida como web. Iceweasel - software livre de navegação, que roda em ambiente Linux e Linux Educacional. Website - é um conjunto de páginas ou ambiente na internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa, governo, de uma pessoa etc. É o mesmo que site .
  16. 17. URL - Forma padronizada de especificar o endereço de qualquer recurso, site ou arquivo existente em um servidor da WWW . Os URLs correspondem a um número que identifica determinado computador em toda a Internet. Link - uma ligação. Também conhecida em português pelos correspondentes termo inglês, hyperlink . É uma referência que consta em um documento em hipertexto que leva e/ou liga a outro documento ou a outro recurso.
  17. 18. Que tipo de informação podemos encontrar na Internet? Quem já navegou na internet? O que procurava na rede? imagens textos
  18. 19. Navegar na internet é como andar por uma cidade. Os nomes das ruas e os números das residências das cidades são organizados para facilitar a localização dos endereços. Cada página (site) também tem seu endereço. Veja um exemplo: http://www.mec.gov.br
  19. 20. http – é o protocolo de identificação e transferência de documentos na internet; www – significa que o endereço está na World Wide Web; mec – é o domínio (nome registrado) do site; gov- é o código para sites de instituições governamentais; br – é o código para sites registrados no Brasil. OBS.: Os Estados Unidos organizaram a Internet. Por isso é o único País que não usa sigla identificadora em seus sites e endereços eletrônicos.
  20. 21. Agora observe os endereços a seguir. www.cade.com.br - Cadê, site comercial (.com) localizado no Brasil (.br). www.google.com - Google, site comercial (.com) localizado nos Estados Unidos. www.linux.org - site dedicado ao sistema operacional Linux, de uma organização não-governamental (.org). www.ufcg.edu.br - Portal da universidade federal de Campina Grande. O (.edu) designa que é uma instituição educacional.
  21. 22. Vamos navegar? Neste Curso vamos utilizar o software Iceweasel para navegar pela Internet. Para tanto selecione o ícone na barra de atalhos quando for necessária a utilização da internet. OU Botão Menu na barra de atalhos; Internet; Navegador Web Iceweasel.
  22. 23. Navegando na Internet Visite o site http://www.dominiopublico.gov.br Biblioteca Virtual com acervo constituído por textos, imagens, sons e vídeos.
  23. 24. Selecione o tipo de mídia;
  24. 25. Indique uma categoria e um idioma e clique em pesquisar. Passei pelo site e descubra quanta coisa interessante você pode encontrar!
  25. 26. Segurança na Internet? Vírus de Computador? Você sabe o que é um vírus de computador? Em diversos aspectos um vírus de computador se parece com um vírus biológico. Do mesmo modo que os vírus que infectam seres humanos e animais e se espalham nos seus corpos, os vírus de computador infectam programas, se espalham rapidamente e danificam as máquinas. Os vírus de computador são programas preparados para atrapalhar o desempenho do computador.
  26. 27. Como um computador pode pegar vírus? Download de um arquivo infectado da internet ou quando abre um arquivo de um disquete, de um memory card ou pen drive. Depois que o vírus estiver integrado aos arquivos do seu computador, poderá começar imediatamente a danificar ou destruir informações que você guardou nele.
  27. 28. O Linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, usuários, grupos. Um vírus pode afetar, no Linux, apenas o usuário que executou o programa, ao contrário do que acontece nas plataformas como o Windows, onde o que estiver sendo executado tem controle total sobre a máquina. Isso faz com que seja, na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus para a plataforma Linux. Alguns vírus foram criados para o ambiente Linux, porém, são propagados somente se forem executados como root (Administrador) .
  28. 29. Como proteger o computador dos vírus? Uso e a atualização constante de programas de defesa, como os antivírus, anti-spyware etc. Como as vacinas que nos protegem contra vírus biológicos, os antivírus protegem os computadores da ação de vírus, malwares conhecidos e até de alguns deconhecidos.
  29. 30. Existem muitos programas de antivírus disponíveis na Internet para download. Sites onde você poderá encontrar alguns antivírus freeware e shareware: http://www.tucows.com http://www.baixaki.com.br http://superdownloads.ubbi.com.br/
  30. 31. Como achar qualquer informação na internet? Existem excelentes ferramentas de busca na Internet, como: Altavista: http://br.altavista.com Alltheweb: http://www.alltheweb.com Cadê: http://br.cade.yahoo.com MSN: http://www.msn.com Google: www.google.com
  31. 32. Começando a pesquisar <ul><li>Escolha um tema relacionado com sua área de atuação; </li></ul><ul><li>Escolhido o tema, faça uma pesquisa utilizando o buscador Google http://www.google.com.br </li></ul><ul><li>A partir dos resultados dessa pesquisa, organize uma lista com (4) quatro endereços virtuais que ofereçam recursos educativos para o melhor desenvolvimento do tema em sala de aula (anote no caderninho). </li></ul>1º PASSO
  32. 33. Um recurso para guardar os endereços de sites interessantes é o FAVORITOS. Você deve estar visualizando o navegador na página que deseja adicionar à sua lista de favoritos. Vamos adicionar um site que tenha escolhido relacionado com a sua área de atuação no FAVORITOS.
  33. 34. Atividade a Distância Que tal ler sobre a integração de tecnologias na educação? Acesse o site do Salto para o Futuro,digitando http://www.tvebrasil.com.br/salto/ Procure o livro que aparece na imagem – posicione o cursor no título do livro ou na ilustração da capa – uma janela se abrirá e você terá acesso ao sumário. Basta clicar nos títulos e ler os textos.
  34. 35. Referências bibliográficas CIDEC. Navegação e pesquisa na internet. Cadernos Eletrônicos. SP: Programa Acessa São Paulo do Governo do Estado de São Paulo. Maio/2003. Disponível em http:// cadernos.futuro.usp.br/caderno4.pdf CRUZ, Carlos Henrique de Brito. Internet e Pesquisa. Unicamp. Disponível em http://www . ifi.unicamp.br/~brito/artigos/interpesq/index.htm GUIA PARA INICIANTES . Disponível em ttp://www.thats.com.br/garagem/guia/index. Htm Mídias na Educação . Acessível em: http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.php MORAN, José Manuel. Educação Inovadora . Acessível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/ SALTO PARA O FUTURO. Integração das tecnologias na educação . Acessível em http://www.tvebrasil/salto SCHECHTER, Renato. BrOffice.org 2.0 - Calc e Writer. SP: Campus/Elsevier. 2008. Guia Internet para Iniciantes. Disponível em http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/
  35. 36. COSTA, Lucemeire da Silva e BORGES, Vilmar José. Educação: novos espaços de conhecimento e desafios da contemporaneidade . Caminhos de Geografia. Revista On-line do Programa de Pós-Graduação em Geografia. UFU. 2(3)23-30, mar/ 2001. Disponível em < http://www.ig.ufu.br/revista/volume03/artigo03_vol03.pdf > COSCARELLI, Carla Viana e RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital. Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale & Autêntica, 2005. LELLIS, Cedna. O que é e porque utilizar o portfólio , 2007, Acessível em: < http://www.uberaba.mg.gov.br/websemec/formacao/portifolio.pdf > MACHADO, André, VENEU, Aroaldo e OLIVEIRA, Fernando. Linux: comece aqui. Rio de Janeiro: Campus, 2005. MINISTÉRIO DA DEFESA. DO SONHO AOS ARES (Santos Dumont) Vídeo Documentário. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm. do?select_action=&co_obra=17623>
  36. 37. SETTE, Sonia Schechtman. Tecnologia contribuindo para uma escola cidadã. Salto para o Futuro . Série Retratos da Escola, junho, 2005, Programa: Escola Cidadã – demandas e perspectivas. Boletim 11., p.34, Disponível em: <http://www.ce.ufes.br/escoladegestores/Ativ_21_ofic_tecnologicas.pdf> SCHECHTER, Renato. BrOffice.Org 2.0 - Calc e Writer: Trabalhando com Planilhas e Texto em Software Livre. Rio de Janeiro: Campus, 2006. VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 7a ed. Rio de Janeiro:Campus, 2004. Manual do KDE 3.5 – Por: Rafael Nink de Carvalho (www.rafaelnink.com)

×