Projecto PNL

4,374 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,374
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
76
Actions
Shares
0
Downloads
23
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projecto PNL

  1. 1. Bibliotecas Júlio Brandão Promover “Ler +”
  2. 2. Biblioteca Escolar das Lameiras Actividades desenvolvidas desde o início do ano lectivo: 1) De estrutura: a) Determinação de logística da biblioteca;
  3. 3. Biblioteca Escolar das Lameiras b) criação de um logótipo; c) criação de ficha de leitura; e d) criação de cartão marcador.
  4. 4. Biblioteca Escolar das Lameiras 2) De práticas educativas a) Promover a leitura através de actividades capazes de captar o interesse, despertar a curiosidade e desenvolver o gosto pela leitura. b) Leitura interactiva com os alunos; c) Interacção da actividade da leitura com as restantes áreas lectivas, aos vários níveis educacionais. d) Eleição de um escritor por cada período lectivo. e) Recurso a apresentações visuais (PPt) alusivas a temas didácticos actuais e tradicionais integrados no plano anual de actividades.
  5. 5. Biblioteca Escolar das Lameiras ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 1º PERÍODO Pré-escolar: 1.ª Apresentação de vários livros novos e antigos, estabelecendo comparação entre eles. Leitura do poema do livro “Ler Doce Ler”, do autor José Jorge Letria. Ilustração colectiva do poema. Criação do baú da poesia cuja colectânea de poemas de vários autores será objecto da elaboração de um livro de poesias ilustrado pelos próprios alunos.
  6. 6. Biblioteca Escolar das Lameiras ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 1º PERÍODO Pré-escolar (cont…): 2.ª Apresentação da personagem da história do livro “Surpresa! Surpresa!” para introdução da leitura. Construção da casa e da árvore de aniversário colocando nesta o dia do aniversário de cada um dos alunos. 3.ª Leitura do livro “A Bruxa Mimi” acompanhada de batimentos silábicos, repetidos pelos alunos. Reconhecer as cores apresentadas no livro. Representação dos gestos de “magia” com a varinha de condão pelos alunos.
  7. 7. Surpresa! Surpresa! (Aniversário da mãe do Panda - PNL)
  8. 8. Biblioteca Escolar das Lameiras ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 1º PERÍODO 1.º Ciclo: Selecção do autor José Jorge Letria, divulgando a biografia e bibliografia, tendo como referência o livro “A fala das coisas”, baseado em instrumentos utilizados na sala de aula, os quais devemos preservar. Leitura dos poemas: “A Borracha”; “A Mochila”; “O Lápis”; “o computador”, “O caderno” e “O Livro”. A leitura foi efectuada sem identificar o título a fim de estimular a sua descoberta, obrigando à atenção por parte dos alunos.
  9. 9. Biblioteca Escolar das Lameiras 1.º Ciclo (cont.) Seleccionou-se um poema para cada ano. - No 1º ano , após a leitura, o poema foi dado a cada aluno que rodeou as vogais já apreendidas. - Nos restantes anos foi lido o poema atribuído, escrito e explorado o seu conteúdo culminando na articulação com artes plásticas nas AEC’s.
  10. 10. Biblioteca Escolar das Lameiras Apresentação da actividade “O Livro” Por comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares  Apresentação da capa do livro “A fala das coisas” em grande grupo e sua exploração;  Identificação na capa do instrumento de trabalho utilizado na escola;  Apresentação da biografia, retirada do baú dos autores, e da bibliografia do escritor José Jorge Letria, tendo sido divulgada uma pequena amostra da sua obra.  Leitura de alguns poemas do livro indicado, omitindo os respectivos títulos, a fim de estimular a atenção e curiosidade dos alunos para a sua descoberta.
  11. 11. Biblioteca Escolar das Lameiras Apresentação da actividade “O Livro” Restantes anos:  Exploração do conteúdo dos poemas e sua ilustração em articulação com as artes plásticas; Exposição dos trabalhos na escola.
  12. 12. Biblioteca Escolar das Lameiras Apresentação da actividade “O Livro” Na pré-escolar:  Leitura  Ilustração  Criação do baú da poesia No 1º Ano:  Leitura e exploração do conteúdo do poema;  Rodear no poema as vogais apreendidas;  Ilustração do poema.
  13. 13. “A fala das coisas”, J. J. Letria
  14. 14. Biblioteca Escolar das Lameiras Tradições  Efemérides Halloween versus Pão por Deus Leitura do livro “A Bruxa Mimi”, caracterização e descrição da personagem principal através da pintura e da escrita em termos de adjectivação. Referência às origens históricas de ambas as efemérides estabelecendo semelhanças entre ambas. Exposição de trabalhos.
  15. 15. Biblioteca Escolar das Lameiras Apresentações multimédia (Partilha de material na plataforma Moodle)  Dia Mundial da Alimentação / A Roda dos Alimentos Exibição em formato digital (pelo programa Ppt). Exploração da importância de uma alimentação saudável de acordo com a nova roda dos alimentos. Os alunos da pré-primária e do 1.º ano realizaram, em artes plásticas, a Roda dos Alimentos . Os restantes alunos elaboraram uma ementa diária reproduzindo os alimentos que ficaram expostos numa mesa de fácil acesso visual, permitindo a observação a todos.
  16. 16. Dia Mundial da Alimentação
  17. 17. Biblioteca Escolar das Lameiras Apresentações multimédia  O caldo de Pedra Exibição em formato digital (pelo programa Ppt) do livro “O caldo de Pedra” Exploração inter-activa com os alunos durante a leitura do conto. Reconhecimento dos ingredientes do caldo de pedra no final do conto. Exposição escrita da moral do conto. Resolução de diferentes fichas de trabalho proporcionais aos diferentes ciclos.
  18. 18. Biblioteca Escolar das Lameiras Apresentações multimédia  Marcha pela Paz e a não violência Simbologia e significado da Paz. Exploração inter-activa com os alunos durante a passagem das imagens. Reconhecimento da importância dos valores de amizade, solidariedade, auxílio e coragem, área vocabular. Actividades: sensibilização para as boas práticas nas relações do dia-a-dia com os colegas, familiares e professores/educadores; construção de cartazes com o símbolo da Paz e mensagens alusivas ao tema.
  19. 19. Biblioteca Escolar das Lameiras Apresentações multimédia  Marcha pela Paz e a não violência (cont.) Representação humana do símbolo da Paz pelos alunos entoando em simultâneo um hino temático criado pela escola. Quanto aos alunos da U.A.M. promoveu-se a sua socialização com os restantes alunos, a sua integração em novos espaços físicos e ambientais e a sua participação nas actividades de expressão plástica.
  20. 20. Marcha pela Paz e a não violência
  21. 21. Marcha pela Paz e a não violência
  22. 22. Biblioteca Escolar das Lameiras Apresentações multimédia  A lenda de S. Martinho Exibição em formato digital (pelo programa Ppt) Exploração interactiva com os alunos durante a explicação da lenda. Leitura de provérbios e sua exploração. Elaboração de um mote relacionado com o tema da lenda, tendo como objectivo a recriação da história, com vista a desenvolver a criatividade e a participação num concurso inter-escolas.
  23. 23. Biblioteca Escolar das Lameiras  A lenda de S. Martinho Criação de marcadores alusivos ao concurso.
  24. 24.  Elaborado por: Biblioteca Escolar das Lameiras Autoria: Cristina Goulão Para: Bibliotecas Júlio Brandão Outubro 2009

×