Pacto de Leitura - Maria Inês Amaro

4,187 views

Published on

Pacto de Leitura apresentado pela Maria Inês Amaro no V Encontro de Bibliotecas Escolares em Vila Nova de Famalicão em 7 de dezembro de 2012.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,187
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
910
Actions
Shares
0
Downloads
33
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pacto de Leitura - Maria Inês Amaro

  1. 1. “ÚRSULA, A MAIOR” PACTO DE LEITURA Aluna: Maria Inês Amaro Disciplina: Língua Portuguesa Docente: Ana Isabel Vigário
  2. 2. O LIVRO QUE EU LI: Nos próximos diapositivos fica a conhecer melhor esta obra!
  3. 3. FICHA TÉCNICA Título: Úrsula, A Maior Autora: Alice Vieira Ilustrador: José Ribeiro Editora: Caminho Data: 1989-1990 Coleção: Obras de Alice Vieira Nº de páginas: 192 Nº de capítulos: 22 Categoria: Romance
  4. 4. BIOGRAFIA DA AUTORA Nasceu a 20 de março de 1943, em Lisboa; Licenciou-se em Germânicas pela Faculdade de Letras; O seu primeiro trabalho foi em 1958, no suplemento “ Juvenil” do jornal “Diário de Lisboa”; A partir de 1969 começou a escrever jornalismo mais avançado; Em1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado “Rosa, minha irmã Rosa”, Alice Vieira ganhando o “ Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança 1979”. Em 1989/1990, Alice Vieira escreveu o livro “Úrsula, a maior”, que foi o livro que eu escolhi para o Pacto de Leitura do 1º período.
  5. 5. TEMA DO LIVRO  O tema deste livro é principalmente a independência ou a falta dela. Entre outrosassuntos, retrata também os problemas que uma rapariga com pais divorciados enfrenta.
  6. 6. RESUMO Este livro conta a história de uma rapariga de 14 anos chamada Maria João. A sua mãe oferece-se sempre para dar um quarto e comida a filhas das suas amigas, por isso Maria João tem sempre de partilhar o quarto com alguém. Desta vez chegou Xuxu, que vem da província e tem um noivo que foi escolhido à nascença. Maria João decide ajudá-la a crescer de forma a não ser tão ingénua. Para isso ela conta com a ajuda do seu amigo Gil Eanes, do seu pai e da companheira do seu pai, Carolina.
  7. 7. RESUMO A estadia da Xuxu na casa da Maria João mudou-a bastante enquanto pessoa devido às novas experiências como conviver com outras pessoas e conhecer os seus pontos de vista. Antes das férias da Páscoa, Xuxu escreveu uma carta para a sua mãe. Passados alguns dias, a mãe da Xuxu surgiu de repente a pedir justificações à Maria João por ter mudado a Xuxu. Xuxu voltou para a província e a Maria João não soube mais nada sobre ela.
  8. 8. SE AS PERSONAGENS FOSSEM REAIS, COMO SERIAM? Maria João Xuxu
  9. 9. SE AS PERSONAGENS FOSSEM REAIS, COMO SERIAM? D. Márcia Dona Graciosa
  10. 10. SE AS PERSONAGENS FOSSEM REAIS, COMO SERIAM? Pai da Maria João Carolina, companheira do Pai da Maria João
  11. 11. SE AS PERSONAGENS FOSSEM REAIS, COMO SERIAM? Gil Eanes
  12. 12. A MINHA CRÍTICA A ESTE LIVRO Considero este livro muito bom! A história era muito agradável e continha uma lição. Termina de uma maneira um pouco diferente do habitual “foram felizes para sempre”. O livro é como uma lição de vida, mas desta vez quem nos ensina é o livro. A lição é a seguinte: A vida é tua, tu escolhes os teus caminhos; nunca deixes que os outros a comandem, se o fizeres, parecerás uma bonequinha de porcelana. No geral, gostei muito do livro e posso dizer que ele me prendeu à leitura.
  13. 13. APRECIAÇÃO FINAL Gostei muito!

×