Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Metodologia de estudo

4,407 views

Published on

vv

Published in: Education
  • Be the first to comment

Metodologia de estudo

  1. 1. Biblioteca Bernardino Machado Participantes:
  2. 2. Método de estudo O Nem sempre os resultados que obtemos correspondem ao trabalho que tivemos e ao que estudamos. O Estudar é uma atividade que se aprende e que tem que se treinar. O Aqui ficam alguns conselhos que podem ajudar…
  3. 3. Método de estudo O Tens que acompanhar diariamente os conteúdos lecionados nas aulas, para não correres o risco de deixar acumular matéria. Para isso, recomendamos-te: • a definição de um plano de estudo, estabelecendo prioridades; • a leitura atenta do manual ou a utilização de outros instrumentos de apoio disponibilizados pelo professor; • a elaboração de resumos com base no manual, caderno diário, apontamentos e outros instrumentos de apoio; • a resolução de questões sobre a matéria lecionada anteriormente, antes de assistir à aula seguinte; Vou ter teste, portanto vou estudar!
  4. 4. Método de estudo • a resolução de testes , sem consulta, que vais tirando da net ou de guias de estudo, de forma a perceberes o que não dominas; • estuda num local tranquilo, arrumado e com todo o material necessário; • não estudar só na véspera dos dias que antecedem os testes ou exames; • uma gestão do tempo de estudo, procurando não estudar mais do que uma hora seguida, intercala esse tempo de estudo com pequenos intervalos; • Pratica uma atividade de que gostes, a atividade física alivia o stress e faz circular mais sangue no cérebro; • dorme as horas adequadas (8 h. diárias), o sono não é perca de tempo. Estuda sempre confortável, sem fome e sem sono.
  5. 5. Trabalho na sala de aula O • O método do professor: Facilmente perceberás que os professores têm métodos de ensino diferentes . O Deverás, por isso, identificar e adaptar-te ao método de trabalho de cada professor. O professor está lá para te ajudar.
  6. 6. Partilha as tuas dúvidas Colocar dúvidas poderá valorizar o teu trabalho junto do professor, se elas forem úteis à análise do tema que está a ser tratado. Deves colocar questões, sempre que não entendas qualquer conteúdo (se a tua dúvida derivar de falta de atenção na aula, ou do facto de teres estado na conversa com um colega, pede desculpa ao professor antes de a expores). Esclarece sempre as dúvidas, para perceberes bem a matéria.
  7. 7. Partilha os teus conhecimentos Deves intervir nas aulas sempre que consideres que tens algo importante para dizer: podes sempre completar uma resposta de outro colega ou ajudar o teu professor a completar um raciocínio. Pensa antes de falar, porque falar não é apenas dizer palavras, é organizá-las com uma sequência lógica. O conhecimento é uma construção colectiva.
  8. 8. Os teus deveres de aluno: A assiduidade e a pontualidade são fundamentais em todas as disciplinas e a perda de uma aula, ou parte dela, pode trazer-te dificuldades na aprendizagem da matéria — por isso, evita faltar! Deves sempre levar o material necessário para as aulas, e estar sempre atento. Para isso deves: - Ter em cima da mesa apenas o material necessário para a aula; - colocar-te na sala de modo que possas ver bem o professor; - evitar os lugares do fundo da sala, se sabes que te distrais com facilidade; - manter-te atento, não te sentando na carteira com o teu melhor amigo, nem com alguém com quem te dês muito bem; - procurar acompanhar a explicação do professor seguindo as suas instruções e passando para o caderno todas as anotações que forem escritas no quadro. Tira sempre apontamentos.
  9. 9. Aulas produtivas Uma aula transmite-te conhecimentos importantes aos quais deves prestar atenção. Anota no teu caderno diário toda a informação que o teu professor considerar importante. Regista também as conclusões do que se diz na aula, desde que entendas aquilo que escreves. Quando a informação é registada por ti, torna-se mais fácil de assimilar.
  10. 10. Trabalho individual O tempo é pouco e muito ocupado: planifica as tuas atividades. Deves estudar num local onde te sintas confortável e onde consigas concentrar-te. O teu estudo tem que ser ativo, para tal deves ler e sublinhar, elaborar esquemas e resumos e recorrer ao dicionário sempre que seja necessário. Ainda que a memória seja um bom auxiliar na aquisição de conhecimentos ajuda-a escrevendo. A resolução de exercícios, propostos pelo teu professor, pelo manual ou por um guia de estudo, é crucial para a consolidação dos teus conhecimentos. Não basta compreender os conteúdos transmitidos pelo teu professor e construídos na sala de aula. É necessário saber apresentá-los por escrito. Uma organização correcta do teu dossier é extremamente útil para o teu estudo. No dossier devem constar todos os textos, esquemas e fichas fornecidos pelo professor.
  11. 11. Método de estudo O Conhece-te bem, a ti e aos teus ritmos e limites e procura respeitá-los. O Todos somos diferentes. O Organiza bem o teu tempo, equilibra o trabalho, o lazer e o convívio. O Sê organizado e não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. OBOM ESTUDO!

×